Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Tratamentos para tosse e nariz escorrendo

Tosse e coriza são sintomas comuns de alergia e das típicas doenças do inverno, como gripes e resfriados. Quando ela é causada por motivos alérgicos, um anti-histamínico é o medicamento mais adequado para o tratamento imediato, para alívio, mas para certificar-se de que se trata de uma condição alérgica, outros sintomas devem ser observados, como espirros, coceira no nariz ou na garganta e, por vezes, sintomas nos olhos, como coceira, lacrimejo, olhos vermelhos.

Os remédios para tosse e coriza devem ser utilizados com alguma cautela, pois quando são utilizados de forma inadequada podem piorar a situação e gerar doenças mais graves, como uma pneumonia, por exemplo. Por isso, deve-se observar atentamente se a tosse é seca ou se ela produz algum catarro. Mesmo que não haja muito catarro, o uso de antitússicos não é o mais indicado, pois esse tipo de medicamento irá bloquear a tosse que é necessária para a remoção deste catarro e levar ao seu acúmulo nos pulmões.

Assim, o ideal é que sempre se consulte um médico antes de usar qualquer remédio, mesmo de venda livre, já que, se utilizados de forma errada, podem causar vários tipos de complicações.

Tratamentos para tosse e nariz escorrendo

Os remédios e xaropes mais utilizados variam de acordo com o tipo de tosse:

1. Remédios para tosse seca

No caso da tosse seca sem outros sintomas ou se somente for acompanhada de espirros e coriza, é provável que se trate de uma reação alérgica e, neste caso, a pessoa pode tomar um anti-histamínico, como a cetirizina, e fazer lavagens nasais com água do mar ou soro fisiológico para aliviar os sintomas.

No entanto, o medicamento só deve ser utilizado por adultos e se já tiver sido indicado anteriormente por um médico. Além disso, deve-se voltar a consultar o médico se, após 3 dias, a tosse não tiver melhorado. Confira mais sobre os remédios indicados para tosse seca.

2. Remédios para tosse com catarro

Já no caso de tosse com catarro indica-se o consumo de medicamentos que ajudem a facilitar a expetoração e diminuir os sintomas apresentados. Reforçar a hidratação, ou seja, beber muita água ou chá, ajuda a fluidificar e soltar a expetoração.

Alguns remédios para gripes e resfriados podem ser úteis. Nos casos em que o catarro é muito persistente, tem coloração esverdeada, ou se houver febre ou dor associada, é importante ir ao médico pois poderá existir uma infeção bacteriana que pode precisar ser tratada com um antibiótico, como, por exemplo, a Amoxicilina. Confira mais detalhes sobre o tratamento da tosse com catarro.

3. Xaropes para tosse

Os xaropes para tosse e coriza só devem ser utilizados sob orientação médica após avaliação dos sintomas, mas um bom exemplo é o xarope Vick. No caso da tosse com catarro e coriza, o ideal é fortalecer as defesas naturais do organismo, aumentando o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e abacaxi, ou tomar diariamente 1 pastilha de alguma vitamina C, que pode ser comprada em qualquer farmácia, mesmo sem receita médica.

Remédio caseiro para tosse e coriza

Os remédios caseiros podem ajudar a combater a tosse e a coriza. Um deles é o chá de alfazema ou de mirtilos, que devem ser preparados na proporção de 1 colher de chá para cada xícara de água fervida.

Algumas dicas úteis em caso de tosse e coriza são: proteja-se do frio, utilizando roupas adequadas, alimente-se bem e não esqueça de beber bastante água para manter o corpo hidratado. O que pode inclusive melhorar a tosse por fluidificar a secreção, facilitando sua expectoração.

Saiba como preparar diversas receitas que ajudam a curar a tosse no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem