Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamentos para Tosse com Nariz Escorrendo

Tosse e coriza são sintomas comuns de alergia e das típicas doenças do inverno, como gripes e resfriados. Quando ela é causada por motivos alérgicos, um anti-histamínico é o medicamento mais adequado para o tratamento, mas para certificar-se de que se trata de uma condição alérgica, outros sintomas devem ser observados, como espirros e olhos lacrimejantes.

Os remédios para tosse e coriza devem ser utilizados com alguma cautela, pois quando são utilizados de forma inadequada podem piorar a situação e gerar doenças mais graves, como uma pneumonia, por exemplo. Por isso, deve-se observar atentamente se a tosse é seca ou se ela produz algum catarro. Mesmo que não haja muito catarro, o uso de antitússicos não é o mais indicado, pois esse tipo de medicamento irá bloquear a tosse que é necessária para a remoção deste catarro e o seu acúmulo nos pulmões.

Tratamentos para Tosse com Nariz Escorrendo

Remédios para tosse seca com coriza

No caso da tosse seca com coriza e na ausência de outros sintomas ou se somente houver tosse seca, espirros e coriza, é provável que se trate de uma reação alérgica e, neste caso, o indivíduo poderá tomar um anti-histamínico ou antitússico, como Cetirizina e Codeína.

Remédios para tosse com catarro e coriza

Para tosse com catarro e coriza indica-se o consumo de medicamentos para facilitar e expectoração e diminuir o sintomas apresentados. Os remédios para gripes e resfriados podem ser úteis, como Benegripe e Coristina D, mas nos casos mais graves o médico poder indicar até um antibiótico, como a Amoxicilina, se houver suspeita de pneumonia ou infecção respiratória, por exemplo. 

Xaropes para tosse e coriza

Os xaropes para tosse e coriza só devem ser utilizados sob orientação médica após avaliar os sintomas que o indivíduo apresenta, mas um bom exemplo é o xarope Vick. No caso da tosse com catarro e coriza, o ideal é fortalecer as defesas naturais do organismo aumentando o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e abacaxi, ou tomar diariamente 1 pastilha de alguma vitamina C, que pode ser comprada em qualquer farmácia, mesmo sem receita médica.

Remédio caseiro para tosse e coriza

Os remédios caseiros são igualmente eficientes para combater a tosse e a coriza. Um deles é o chá de alfazema ou de mirtilos, que devem ser preparados na proporção de 1 colher de chá para cada xícara de água fervida.

Algumas dicas úteis em caso de tosse e coriza são: proteja-se do frio, utilizando roupas adequadas, alimente-se bem e não esqueça de beber bastante água para manter o corpo hidratado. O que pode inclusive melhorar a tosse por fluidificar a secreção, facilitando sua expectoração.

Saiba como preparar diversas receitas que ajudam a curar a tosse no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar