Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é torção no joelho e como tratar

A torção no joelho, também conhecida por entorse de joelho, ocorre devido ao alongamento excessivo dos ligamentos do joelho que em alguns casos acabam por se romper, causando dor intensa e inchaço.

Isto pode acontecer durante a prática de alguns desportos, devido à execução de movimentos bruscos ou devido a uma lesão provocada pelo impacto de algum objeto com o joelho. O tratamento consiste em repouso, aplicação de gelo e compressão no local, no entanto, em casos mais severos, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

O que é torção no joelho e como tratar

Quais os sintomas

Os sinais e sintomas de uma torção no joelho incluem geralmente dor intensa e inchaço, limitação dos movimentos e em alguns casos pode-se ouvir um barulho no momento da lesão.

Além disso, em algumas situações, o joelho pode ficar roxo e pode também ocorrer hemorragia dentro da articulação.

Possíveis causas

A torção de joelho ocorre mais frequentemente durante o exercício físico, na prática de desportos como basquete, futebol, ténis, voleibol ou ginástica por exemplo, quando algo atinge o joelho pelo lado de fora, quando há uma mudança de direção repentina, quando o corpo gira sobre o pé apoiado ou quando se aterra de um salto brusco, por exemplo.

Nestes casos, pode ocorrer uma rotação anormal do fémur em relação à tíbia, levando ao alongamento excessivo dos ligamentos e do menisco, podendo ocorrer ruptura desses ligamentos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico consiste num exame físico que avalia o movimento, inchaço e a sensibilidade do joelho em relação ao saudável.

Caso seja necessário, pode-se também recorrer a meios de diagnóstico como Raio-X, ressonância magnética ou ultrassom.

O que é torção no joelho e como tratar

Em que consiste o tratamento

Geralmente, o tratamento é iniciado com repouso, evitando ao máximo pousar o pé no chão, de forma a não fazer peso sobre o joelho. Para isso, a perna deve manter-se elevada e para a pessoas se deslocar, podem ser usadas muletas.

Durante o período de repouso podem ser aplicadas compressas de gelo no joelho por cerca de 30 minutos a cada hora, e ir aumentando o intervalo de aplicações ao longo dos dias e meias elásticas ou ligaduras de compressão, que ajudam a imobilizar o joelho.

O médico pode ainda aconselhar uma terapia de reabilitação com a ajuda de um fisioterapeuta, que vai ajudar a recuperar o movimento, força e equilíbrio e em alguns casos pode prescrever remédios analgésicos e anti-inflamatórios.

Em alguns casos pode ser necessário realizar uma cirurgia, especialmente se a pessoa lesada for jovem ou for um atleta que queira continuar a praticar desporto. Além disso, este procedimento também é aconselhado em situações em que a lesão comprometa as atividades do dia-a-dia ou em que a lesão seja muito grave.

O tempo de recuperação depende muito da gravidade da torção no joelho, mas geralmente os atletas podem voltar a praticar desporto cerca de 12 meses após a lesão.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...