9 benefícios da toranja para a saúde

abril 2022

A toranja é uma fruta cítrica rica em vitamina A e C, carotenoides e fitoquímicos, como os flavonoides, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir diferentes doenças, como diabetes, aterosclerose e câncer de mama e de cólon, por exemplo.

Além disso, a toranja contém boas quantidades de fibras e água que promovem a saciedade, diminuindo a vontade de comer doces, sendo uma fruta muito recomendada em dietas para baixar de peso.

A toranja, também conhecida como grapefruit, cujo nome científico é Citrus paradisi, pode ser amarela, rosa, vermelha ou alaranjada, podendo ser consumida em sua forma natural ou em forma de suco, vitamina ou chá, além de também poder ser incluída em receitas, como saladas e sobremesas.

A toranja pode ter os seguintes benefícios para a saúde:

1. Melhora o sistema imunológico

A toranja é rica em vitamina A e C e compostos antioxidantes, ajudando a aumentar as defesas do organismo e diminuir a inflamação, reduzindo o risco da pessoa desenvolver doenças de origem inflamatória ou infecciosa, além de também ajudar a recuperar mais rapidamente de gripes e resfriados.

2. Combate infecções bacterianas

A toranja contém compostos com propriedades antimicrobianas, como os flavonoides, saponinas e taninos, que atuam contra algumas bactérias como Escherichia coli, Salmonella typhimurium e Staphylococcus aureus, por exemplo, que podem causar infecção urinária e gastrointestinais, sendo muito útil para ajudar no tratamento desse tipo de doença.

3. Promove a saúde da pele

A toranja é rica em vitamina C, uma vitamina que estimula a produção de colágeno da pele, além de ter ação antioxidante, combatendo os radicais livres e evitando o dano celular, o que tem como resultado a pele mais jovem e saudável.

4. Previne o câncer

Alguns estudos demonstraram que os compostos antioxidantes da toranja, como as furanocumarinas, flavonoides e os limonoides apresentam atividade anticancerígena e antiproliferativa, evitando o crescimento de células malignas e prevenindo o desenvolvimento e progressão de diferentes tipos de câncer, como o de cólon, de mama, de pele e a leucemia.

5. Melhora a saúde dos ossos

O bergapteno é um composto natural que pode ser encontrado em várias plantas, inclusive no suco de toranja, e que é capaz de promover a regeneração óssea e evitar a perda de densidade dos ossos, prevenindo a osteoporose, por exemplo.

6. Auxilia na perda de peso

A toranja é uma fruta com poucas calorias e rica em água e fibras, promovendo a saciedade e diminuindo a vontade de comer doces, por exemplo. Por isso, é um bom alimentação para ser incluído na alimentação para perda de peso, desde que seja acompanhada por uma alimentação balanceada e saudável.

7. Controla a diabetes

Alguns flavonoides e terpenoides com propriedades antioxidantes encontrados na toranja possuem efeito hipoglicêmico, ajudando a controlar e a diminuir os níveis de glicose no sangue.

Além disso, a toranja é rica em fibras solúveis, como a pectina, que ajuda a diminuir o tempo de absorção dos carboidratos no intestino, mantendo os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

8. Regula o colesterol

A toranja é rica em fibras e antioxidantes que ajudam a reduzir a absorção de gorduras no corpo e a eliminar o colesterol do organismo através dos ácidos biliares, contribuindo para a redução do colesterol sanguíneo e diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como a aterosclerose e infarto do miocárdio.

9. Previne a desidratação

A toranja é rica em minerais e é composta 90% por água, ajudando a promover a hidratação das células do corpo, prevenindo a desidratação em períodos de calor e durante a prática de atividade física intensa, sendo uma boa opção para repor os líquidos perdidos no organismo.

Informação nutricional da toranja

A tabela a seguir indica as informações nutricionais de 100 gramas de toranja, o que corresponde a 1/2 unidade pequena:

ComponentesQuantidade por 100 gramas de toranja
Energia32 calorias
Água90 %
Proteínas0,6 g
Gorduras0,1 g
Carboidratos8,1 g
Fibras1,1 g
Vitamina C

34,4 mg

Vitamina A927 UI
Cálcio12 mg
Potássio139 mg
Betacarotenos553 ug
Licopenos1140 ug

É importante ter em mente que para obter os benefícios da toranja, é importante que essa fruta faça parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser fundamental a prática de atividade física regularmente.

Como consumir a toranja

A toranja pode ser consumida em sua forma natural, suco e vitaminas ou ser utilizada para preparar receitas, como saladas, geleias e sobremesas.

Além disso, a sua casca possui propriedades antioxidantes, podendo ser usada na preparação de chás ou suas raspas serem incluídas em receitas.

1. Chá de toranja

Ingredientes

  • Casca de 1 toranja;
  • 200 mL de água;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Modo de preparo

Cortar a casca da toranja e colocar na agua fervente, juntamente com o mel, por cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, deixar esfriar e beber.

2. Suco de toranja com gengibre

Ingredientes

  • 2 toranjas grandes;
  • 3 colheres de sopa de gengibre picado;
  • 1 copo de água;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Modo de preparo

Em uma panela, esquentar a água juntamente com o mel e o gengibre durante aproximadamente 10 minutos. Depois, deixar repousar até esfriar. Espremer as toranjas e colocar em uma jarra. Coar a água com o gengibre e acrescentar ao suco de toranja. Misturar bem e acrescentar alguns cubos de gelo e deixar esfriar na geladeira.

Possíveis interações com medicamentos

O consumo da toranja pode interagir com alguns medicamentos para diminuir o colesterol ou a pressão, ansiolíticos, corticosteroides, anti-histamínicos, imunossupressores e medicamentos para tratar alterações cardíacas.

A toranja não interage com todos os medicamentos pertencentes às classes citadas anteriormente e os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, o tipo de fármaco e a quantidade de toranja consumida. Por isso, é importante que o médico seja consultado, principalmente no caso de uso de algum desses medicamentos, antes de consumir a toranja.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em abril de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.