Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tontura na gravidez: o que pode ser e como aliviar

A tontura na gravidez é um sintoma muito comum que pode surgir desde a primeira semana de gestação e ser recorrente ao longo de toda a gravidez ou acontecer apenas nos últimos meses e normalmente está relacionada com a diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos.

Em caso de tontura, é importante que a mulher fique calma e respire fundo até que o desconforto passe. É importante também que seja identificada a causa da tontura e consultar o médico quando a tontura é frequente e acompanhada de outros sintomas, sendo importante fazer exames de sangue, pois pode ser indicativo de anemia, por exemplo.

Tontura na gravidez: o que pode ser e como aliviar

Causas de tontura na gravidez

A tontura durante a gestação é comum de acontecer no início ou no segundo trimestre de gravidez, podendo ser devido a:

  • Muito tempo sem se alimentar;
  • Levantar muito rápido;
  • Calor em excesso;
  • Alimentação pobre em ferro;
  • Pressão baixa.

Normalmente não é necessário ir ao médico quando a mulher sente-se tonta de vez em quando, no entanto quando é frequente ou quando aparecem outros sintomas, como visão embaçada, dor de cabeça ou palpitações, é importante ir ao ginecologista, obstetra ou clínico geral para que seja identificada a causa da tontura e seja iniciado o tratamento adequado.

O que fazer

Assim que sentir-se tonta, a mulher deve sentar para evitar o risco de cair e se ferir, respirar fundo e tentar relaxar. Caso esteja em um ambiente com muitas pessoas, é importante ir para um local um pouco mais calmo para que possa tomar um pouco de ar.

Além disso, para aliviar os desconfortos da tontura, a mulher pode deitar-se na cama sobre o lado esquerdo ou deitar na cama e colocar um travesseiro alto por baixo das pernas, por exemplo.

Como evitar a tontura na gravidez

Embora seja difícil evitar que as tonturas voltem a surgir, é possível adotar algumas estratégias que reduzem esse risco, incluindo:

  • Levantar-se lentamente após estar deitada ou sentada por mais de 15 minutos;
  • Fazer regularmente exercícios com as pernas durante o dia, especialmente enquanto se está sentada;
  • Utilizar roupa pouco apertada e confortável;

Além disso, outra dica muito importante consiste em comer, pelo menos, de 3 em 3 horas e beber cerca de 2 litros de água por dia. Veja o que comer para ter uma gravidez saudável.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem