Tontura na gravidez: principais causas e como aliviar

novembro 2022

A tontura na gravidez geralmente é sinal de pressão baixa ou queda dos níveis de açúcar, sendo recorrente ao longo da gravidez, devido às alterações metabólicas que acontecem na gestação.

Em caso de tontura, é importante que a mulher fique calma e tente respirar fundo até que o desconforto passe.

Porém, se a tontura for muito recorrente ou se for acompanhada de outros sintomas, é importante que a gestante consulte um médico, para identificar se existe alguma outra causa que possa estar a tontura, iniciando o tratamento adequado.

Principais causas

As principais causas da tontura na gravidez são:

  • Nível de açúcar baixo no sangue;
  • Pressão baixa.
  • Levantar muito rápido;
  • Calor em excesso;
  • Alimentação pobre em ferro.

A tontura é um sintoma muito comum no início da gravidez, mas que também pode acontecer durante o segundo trimestre.

Normalmente não é necessário ir ao médico quando a tontura surge de vez em quando, no entanto quando é frequente ou quando aparecem outros sintomas, como visão embaçada, dor de cabeça ou palpitações, é importante ir ao ginecologista, obstetra ou clínico geral para que seja identificada a causa da tontura e iniciado o tratamento adequado.

O que fazer para aliviar

Assim que surgir a tontura, a gestante deve sentar para evitar o risco de cair e se ferir, respirar fundo e tentar relaxar. Caso esteja em um ambiente com muitas pessoas, é importante ir para um local um pouco mais calmo e onde possa tomar um pouco de ar.

Outra opção para aliviar os desconfortos da tontura consiste em deitar-se na cama sobre o lado esquerdo ou deitar na cama e colocar um travesseiro alto por baixo das pernas, por exemplo.

Como evitar a tontura na gravidez

Embora seja difícil evitar que as tonturas voltem a surgir, é possível adotar algumas estratégias que reduzem esse risco, como:

  • Levantar-se lentamente após estar deitada ou sentada por mais de 15 minutos;
  • Fazer regularmente exercícios com as pernas durante o dia, especialmente enquanto se está sentada;
  • Utilizar roupa pouco apertada e confortável;

Além disso, outra dica muito importante consiste em comer, pelo menos, de 3 em 3 horas e beber cerca de 2 litros de água por dia. Veja o que comer para ter uma gravidez saudável.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.