Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tomografia do crânio: o que é e como é feita

Atualizado em Julho 2019

A tomografia computadorizada do crânio é um exame que é realizado num aparelho e que permite fazer o diagnóstico de diversas patologias, como detecção de AVC, aneurisma, câncer, epilepsia, meningite, entre outros.

Geralmente, a tomografia ao crânio dura cerca de 5 minutos e não causa dor, e a preparação para o exame é relativamente simples.

Tomografia do crânio: o que é e como é feita

Para que serve

A tomografia computadorizada é um exame que serve para auxiliar o médico a fazer o diagnóstico de determinadas doenças, como por exemplo AVC, aneurisma, câncer, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia, meningite, entre outros.

Conheça os principais tipos de tomografia computadorizada.

Como é feito o exame

O exame é realizado num aparelho, chamado de tomógrafo, que tem a forma de um anel e que emite raios-X que atravessam o crânio e são captados por um scanner, que fornece imagens da cabeça, que são depois analisadas pelo médico.

Para ser examinada, a pessoa deve tirar a roupa e vestir uma bata e retirar todos os acessórios e objetos metálicos, como joias, relógios ou grampos de cabelo, por exemplo. Depois, deve deitar-se de barriga para cima numa mesa que irá deslizar para o interior do aparelho. Durante o exame, a pessoa deve manter-se imóvel, de forma a não prejudicar os resultados, e ao mesmo tempo, as imagens são processadas e arquivadas. Em crianças, pode ser necessário realizar uma anestesia.

O exame dura cerca de 5 minutos, porém, caso se use contraste, a duração é superior. 

Quando o exame é realizado com contraste, é injetado o produto de contraste diretamente numa veia da mao ou do braço. Neste exame, é avaliado o comportamento vascular das estruturas em análise, que serve para completar a avaliação inicial que é realizada sem contraste. Saiba quais os riscos do exame com contraste.

Como se preparar para o exame

Geralmente, para fazer o exame é necessário estar em jejum, no mínimo, 4 horas. As pessoas que tomam medicamentos podem continuar a fazer o tratamento normalmente, à exceção das pessoas que tomam metformina, que deve ser suspendida pelo menos 24 horas antes do exame.

Além disso, o médico deve ser informado caso a pessoa tenha problemas renais ou use marcapasso ou outro dispositivo implantado.

Quem não deve fazer

A tomografia ao crânio não deve ser realizado em pessoas grávidas ou que suspeitem estar grávidas. Só deve ser feito se for mesmo necessário, devido à radiação que é emitida.

Além disso, a tomografia com contraste é contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade aos produtos de contraste ou com insuficiência renal grave.

Possíveis efeitos colaterais

Em alguns casos, os produtos de contraste podem causar reações adversas, como mal-estar, indisposição, náuseas, coceira e vermelhidão. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem