Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça todos os tipos de absorvente

Atualmente, existem vários tipos de absorventes no mercado que respondem às necessidades de todas as mulheres e às fases do ciclo menstrual. Os absorventes podem ser externos, internos ou mesmo estar integrado em calcinhas.

Saiba qual o mais indicado para si e como se deve usar:

1. Absorvente externo

Conheça todos os tipos de absorvente

O absorvente externo é geralmente a opção mais usada pelas mulheres e é um produto que pode ser encontrado em diversos tamanhos e formas e diferentes espessuras e componentes.

Assim, para escolher o absorvente, deve-se saber se o fluxo é leve, moderado ou intenso e ter em conta o gênero de calcinhas que a pessoa usa. Para mulheres que têm fluxo leve a moderado, podem ser usados absorventes mais finos e adaptáveis, que são aqueles que estão adaptados a calcinhas mais decotadas.

Para mulheres que têm fluxo intenso, ou sofrem muitas vezes de vazamentos, o melhor será optar por absorventes mais grossos ou com maior poder de absorção e de preferência com abas. Além destes absorventes, existem também os noturnos, que são mais grossos e têm uma maior capacidade de absorção durante mais tempo e por isso podem ser usados durante toda a noite.

Quanto à cobertura dos absorventes, eles podem ter uma cobertura seca, devido a um material que impede que a pessoa sinta umidade na pele, mas que podem causar mais alergias e irritação, ou cobertura suave, que são mais macios e de algodão, mas que não impedem a sensação de umidade na pele, mas que são mais adequados para mulheres que desenvolvem alergias ou irritação. Veja como lidar com a alergia ao absorvente.

Como usar

Para usar o absorvente externo, ele deve ser colado no centro das calcinhas, e caso tenha abas, elas devem contornar as calcinhas pelos lados. É recomendado trocar o absorvente de 4 em 4 horas e em casos de fluxo mais intenso, a cada 2 ou 3 horas, de forma a evitar vazamentos, mau cheiro ou infecções. No caso dos absorventes noturnos, eles podem ser usados durante toda a noite, ate um máximo de 10 horas.

2. Absorvente interno

Conheça todos os tipos de absorvente

Os absorventes internos também são muito usados pelas mulheres e são uma ótima opção para aquelas que desejam continuar a ir à praia, à piscina ou fazer exercícios durante o período menstrual.

Para se escolher o absorvente interno mais adequado, a pessoa deve ter em conta a intensidade do fluxo menstrual, já que existem vários tamanhos disponíveis. Existem também mulheres que têm dificuldade para o colocar, e para esses casos existem absorventes internos com aplicador, que são mais fáceis de introduzir na vagina.

Como usar

Para colocar o absorvente interno corretamente e em segurança, deve-se lavar bem as mãos, desenrolar o cordão do absorvente e esticá-lo, encaixar o dedo indicador na base do absorvente, separar os lábios da vagina com a mão livre e empurrar suavemente o absorvente interno para o interior da vagina, em direção às costas, porque a vagina é inclinada para trás, tornando-se assim mais fácil de introduzir o absorvente.

Para facilitar a colocação, a mulher pode aplicá-lo de pé, com uma perna apoiada em um lugar mais alto, ou sentando-se no vaso sanitário, com os joelhos afastados. O absorvente interno deve ser substituído de 4 em 4 horas. Veja mais sobre como usar absorvente interno de forma segura.

3. Coletor menstrual

Conheça todos os tipos de absorvente

Os coletores menstruais são uma alternativa aos absorventes internos, com a vantagem de não poluir o ambiente e de ter uma duração de cerca de 10 anos. Geralmente, estes produtos são feitos de silicone medicinal ou de uma espécie de borracha utilizada na produção de material cirúrgico, tornando-os muito maleáveis e hipoalergênicos.

Existem vários tamanhos disponíveis que devem ser escolhidos conforme as necessidades de cada mulher, e devem ser comprados tendo em conta alguns fatores, como a altura do colo do útero, que se for baixo, se deve optar por um copo menstrual mais curto e se for alto, deve-se usar um mais comprido; intensidade do fluxo menstrual, que quanto maior, maior deve ser o coletor e outros fatores, como a força dos músculos pélvicos, sendo por isso importante consultar o ginecologista antes de obter o produto.

Como usar

Para colocar o coletor menstrual, a pessoa deve-se sentar no vaso sanitário com os joelhos afastados, dobrar o coletor como demonstrado na embalagem e na imagem representada acima, introduzir o coletor dobrado na vagina e por fim rodar o coletor de forma a certificar-se que ele está perfeitamente encaixado, sem dobras.

A posição correta dos coletores menstruais é mais próxima da entrada do canal vaginal e não no fundo, como acontece com os outros absorventes internos. Veja também como retirar o coletor menstrual e como fazer a sua limpeza corretamente.

4. Esponja absorvente

Conheça todos os tipos de absorvente

Embora ainda não seja um produto muito usado, as esponjas absorventes são também uma opção bastante cômoda e prática e são livres de produtos químicos, evitando assim irritações e manifestações alérgicas.

Existem vários tamanhos diferentes que devem ser escolhidos em função da intensidade do fluxo menstrual da mulher e têm a vantagem de permitir que as mulheres mantenham as relações sexuais com eles colocados.

Como usar

Estas esponjas devem ser introduzidas na vagina o mais profundamente possível, numa posição que facilite a sua colocação, como sentada no vaso sanitário com os joelhos afastados ou de pé com uma perna apoiada numa superfície ligeiramente mais elevada que o chão.

Como não possui um fio como os absorventes comuns, pode ser um pouco mais difícil de retirar e por isso é necessário alguma agilidade para o remover e para isso, deve-se puxar a esponja por um buraquinho que ela tem no centro.

5. Calcinhas absorventes

Conheça todos os tipos de absorvente

As calcinhas absorventes têm a aparência de umas calcinhas normais, mas com capacidade de absorver a menstruação e secar rapidamente, evitando reações alérgicas, até porque não possuem nenhum ingredientes irritante.

Estas calcinhas são adaptadas a mulheres com fluxo menstrual leve a moderado, e para aquelas mulheres com fluxo intenso, também podem usar estas calcinha como complemento de outro tipo de absorvente. Além disso, estas calcinha absorventes são reutilizáveis e para isso basta lavá-las com água e sabão.

Como usar

Para usufruir do seu efeito, basta colocar as calcinhas e trocá-las todos os dias. Nos dias mais intensos, é aconselhável trocar as calcinhas mais cedo, a cada 5 a 8 horas.

Como são reutilizáveis, devem ser lavadas diariamente com água e sabão neutro.

6. Protetor diário

Conheça todos os tipos de absorvente

O protetor diário é um tipo de absorvente bastante mais fino, que não deve ser usado durante o período menstrual, porque tem uma reduzida capacidade de absorção. Estes produtos servem para utilizar no final ou no início da menstruação, quando a mulher já só tem pequenas perdas de sangue e pequenos resíduos.

Embora muitas mulheres usem estes protetores diariamente para absorver secreções vaginais e não sujar a calcinha, esse hábito não é recomendado, porque a região íntima fica mais úmida e impedem a circulação do ar, tornando-a mais suscetível a irritação e desenvolvimento de infecções.

Como usar

Basta colocar o protetor no centro das calcinhas, que geralmente tem um adesivo por baixo para não sair do lugar ao longo do dia e, se possível, trocar a cada 4 horas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar