Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como colocar e limpar o Coletor Menstrual

O coletor menstrual, também conhecido como copo menstrual, é uma ótima estratégia para substituir o absorvente durante a menstruação, sendo uma opção mais confortável, econômica e ecológica. Ele é fácil de usar, não deixa nenhum cheiro de menstruação pelo ar e só precisa ser trocado após 8 horas.

Para colocar o seu coletor menstrual, basta introduzi-lo ainda fechado em forma de 'C' na parte inferior da vagina e roda-lo para se certificar que ficou bem encaixado. Veja o passo a passo de como colocar, tirar e manter o seu coletor limpo, logo a seguir.

Dobra em C é a mais fácil de colocarDobra em C é a mais fácil de colocar

Como colocar o coletor menstrual

Assim como o absorvente interno, o coletor menstrual é apenas indicado durante a menstruação. Para colocar basta:

  • Sentar no vaso com as pernas bem  abertas; 
  • Dobrar o coletor como demonstrado na embalagem e na figura a seguir;
  • Introduzir o coletor dobrado na vagina, mas não precisa ser no fundo da vagina, porque a sua pontinha pode ficar para fora;
  • Rode o coletor para se certificar de que ele está perfeitamente encaixado, sem dobras. Mas você também pode afastar a parede da vagina com um dedo e passar o dedo indicador em toda sua volta para isso.

Para verificar se o coletor abriu corretamente e está fazendo vácuo, você pode segurar na ponta ou haste do coletor menstrual e rodar devagar. A posição correta dos coletores menstruais é mais próxima da entrada do canal vaginal, e não no fundo como acontece com os absorventes internos. As imagens a seguir mostram exatamente o que você precisa fazer:  

Passo a passo para colocação de um copo menstrualPasso a passo para colocação de um copo menstrual

Como retirar o coletor menstrual

A cada 8 ou 12 horas, o coletor menstrual deve ser retirado da seguinte forma:

  • Sentar no vaso sanitário, fazer xixi, secar a vulva e depois abrir bem as pernas; 
  • Inserir o dedo indicador pelo ladinho, entre o coletor e a parede vaginal, para retirar o vácuo, facilitando sua retirada;
  • Puxe a parte final ou haste do coletor, até que ele saia da vagina;
  • Despeje o sangue no vaso, e lave o coletor com água abundante e sabão próprio para a região intima com pH neutro, secando no fim com papel higiênico. Se estiver num banheiro público, pode usar apenas uma garrafinha de água e secar com papel higiênico. 

Se estiver sentindo dificuldade para retirar o copo, pode optar por ficar agachada no chão do banheiro, pois esta posição pode facilitar o acesso ao coletor menstrual. Depois de limpo e seco o coletor está pronto para ser introduzido novamente.

Como limpar o Coletor menstrual

Na primeira utilização, antes de cada ciclo e também no final, deve-se esterilizar o coletor menstrual, para garantir uma limpeza mais profunda e a eliminação de micro-organismos. A esterilização pode ser feita na panela ou no micro-ondas, de acordo com as recomendações:

1. Na panela: 

  • Numa panela só para o coletor de ágata esmaltada, vidro ou inox, deve colocar o coletor e adicionar água até o cobrir completamente;
  • Ligar o fogo e esperar que a água ferva; 
  • Depois de levantar fervura, deixar por mais 4 a 5 minutos e retirar do fogo;
  • No final desse tempo, deve retirar o coletor menstrual e lavar a panela com água e sabão. 

Não é recomendada a utilização de panelas de alumínio ou de teflon, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone do coletor. Para não correr riscos, pode optar por comprar uma panelinha vendida pelas marcas dos coletores, como por exemplo, a panelinha de ágata vendida pela Inciclo que custa cerca de 42 reais. 

2. No micro-ondas:

  • Num recipientes próprio para micro-ondas ou num pote de vidro ou caneca de cerâmica (só para o coletor) deve colocar o coletor, adicionar água até o cobrir e colocar no micro-ondas;
  • Ligar o micro-ondas e esperar que a água ferva. Depois da água ferver, deve deixar durante mais 3 a 4 minutos. 
  • Ao final desse tempo, deve retirar o coletor do micro-ondas e lavar o recipiente normalmente com água e sabão.

Estas são as formas mais práticas e mais econômicas para esterilizar os coletores menstruais, porém para quem não tem como esquentar água existem outras opções, como é o caso da água oxigenada até 12%, água de cloro até 3%, pastilhas de limpeza das marcas Clor-in ou Milton ou mesmo o hipoclorito de sódio muito usado para desinfetar os legumes. Porém se utilizar alguma destas opções, é importante que enxague bem o coletor com água corrente antes de o introduzir no corpo, para evitar reações alérgicas, queimaduras ou assaduras. 

Como retirar manchas do coletor menstrual

É comum os coletores ficarem com pequenas manchas depois de alguns ciclos menstruais, e para prevenir que isso aconteça pode optar por por adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio à água onde vai ferver o coletor menstrual.

Se o coletor já apresentar algumas manchas e tiver aparência de encardido, ele pode ser colocado em água oxigenada a 10 volumes pura, durante 6 a 8 horas, enxaguando sempre bem com água corrente no final. 

Como limpar um coletor que caiu no vaso

Se o coletor caiu na privada, é possível higienizar de forma segura, seguindo os passados seguintes: 

  1. Colocar o coletor de molho em 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária durante 15 a 20 minutos;
  2. Depois, transferir o coletor para outro recipientes e adicionar água oxigenada de farmácia volume 10 pura. Deve adicionar água oxigenada  em quantidade suficiente para cobrir o coletor, deixando de molho durante entre 5 a 7 horas. 
  3. Por fim, deve esterilizar o coletor, deixando ferver durante 5 minutos. Se possível, adicione à água 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. 

Qual coletor comprar?

A escolha do melhor coletor nem sempre é fácil, pois existem diferentes tamanhos, diâmetros e com maleabilidades diferentes, o que faz com que se ajustem de forma diferente no canal vaginal. Veja como escolher o melhor coletor menstrual para você em Coletores Menstruais.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...