Coletor menstrual: como usar, colocar, tirar e limpar

Atualizado em janeiro 2024

O coletor menstrual é um copinho de silicone que pode ser usado para substituir o absorvente durante a menstruação, sendo uma opção mais confortável, econômica e ecológica.

O coletor, ou copo menstrual, é fácil de usar, mantém a umidade natural da vagina, já que é mais fácil para entrar e sair em comparação ao absorvente interno, e não deixa cheiro, já que o sangue não entra em contato com o ar e não oxida.

O coletor menstrual deve ser escolhido de acordo com a altura do colo do útero e intensidade do fluxo menstrual, podendo ser trocado a cada 8 ou 12 horas. É importante que o coletor seja colocado corretamente e que seja verificado se ficou bem encaixado, pois assim é possível evitar vazamento.

Imagem ilustrativa número 1

Como usar

Os coletores menstruais podem ser utilizados por todas as mulheres, no entanto é importante que as meninas que não tenham tido relação sexual tenham orientação do ginecologista para que seja indicado o coletor mais adequado.

Além disso, os coletores podem ser usados em todas as ocasiões, na praia, para fazer esportes ou na piscina, podendo inclusive ser usado para dormir desde que não ultrapasse 12 horas de uso.

De forma geral, o coletor menstrual pode ser utilizado por 8 a 12 horas, no entanto quando o fluxo da mulher é muito intenso ou quando é notado um pequeno vazamento, pode ser necessário trocar o coletor antes desse período.

Como colocar o coletor menstrual

Para colocar o coletor menstrual deve seguir os seguintes passos:

  1. Lavar bem as mãos com água e sabão;
  2. Sentar com as pernas bem abertas;
  3. Dobrar o coletor, de acordo com a indicação da embalagem;
  4. Introduzir o coletor dobrado na vagina, de forma que o cabinho fique para fora;
  5. Rodar o coletor para se certificar de que está encaixado e sem dobras.

Para verificar se o coletor abriu corretamente e está fazendo vácuo, pode-se segurar na ponta ou haste do coletor menstrual e rodar devagar. A posição correta dos coletores menstruais é mais próxima da entrada do canal vaginal, e não no fundo como acontece com os absorventes internos.

Como tirar o coletor

A cada 8 ou 12 horas, o coletor menstrual deve ser retirado da seguinte forma:

  • Sentar no vaso sanitário, fazer xixi, secar a vulva e depois abrir bem as pernas;
  • Inserir o dedo indicador pelo ladinho, entre o coletor e a parede vaginal, para retirar o vácuo, facilitando sua retirada;
  • Puxe a parte final ou haste do coletor, até que ele saia da vagina;
  • Despeje o sangue no vaso, e lave o coletor com água abundante e sabão próprio para a região intima com pH neutro, secando no fim com papel higiênico.

Caso exista dificuldade para retirar o copo, pode optar por ficar agachada no chão do banheiro, pois esta posição pode facilitar o acesso ao coletor menstrual. Depois de limpo e seco o coletor está pronto para ser introduzido novamente.

Como escolher o coletor menstrual

O coletor menstrual pode variar de acordo com o tamanho e consistência e, por isso, é importante ter atenção a alguns fatores na hora de escolher o coletor, como altura do colo do útero e intensidade do fluxo menstrual, por exemplo. Assim, para escolher o coletor menstrual é importante levar em consideração:

1. Altura do colo do útero

Para saber o seu comprimento, no banho após lavar bem as mãos e a região íntima, deve inserir o dedo no canal vaginal, até tocar numa estrutura arredondada que será o seu colo do útero. Este teste deve ser feito de preferência durante o período menstrual, pois dependendo da mulher a sua posição pode mudar ligeiramente.

  • Para colo do útero baixo: preferir coletor mais curto
  • Para colo do útero alto: preferir coletor mais comprido.

Se o colo for baixo, não vai ser preciso inserir muito o dedo na vagina para o conseguir tocar. Por outro lado, se o seu colo for alto, será bem difícil de alcançar, pois ele estará localizado bem no fundo da vagina.

2. Intensidade do fluxo menstrual

A intensidade do fluxo menstrual ajuda a decidir a largura e consequentemente, a capacidade do coletor:

  • Para fluxo menstrual intenso: preferir coletor mais largo e maior;
  • Para fluxo menstrual médio: preferir coletor de tamanho médio
  • Para fluxo menstrual fraco: pode usar coletor menor, mais curto.

Para avaliar a intensidade do fluxo, é preciso observar a frequência com que se troca o absorvente. Caso a troca necessite ser feita a cada 2 ou 3 horas, o fluxo é considerado intenso, e quando não há necessidade de trocar antes de 4 ou 6 horas, o fluxo é considerado fraco.

3. Outros fatores

Além da altura do colo do útero e da intensidade do fluxo menstrual, também é importante considerar outros fatores como a força dos músculos pélvicos, se tem bexiga mais sensível, se pratica atividades físicas que fortaleçam os músculos pélvicos como Yoga ou Pilates, por exemplo, se é virgem ou se já teve filhos.

A análise conjunta de todos estes fatores irão ajudar a decidir o diâmetro e maleabilidade do coletor, ajudando a mulher a entender se necessita de coletores mais maleáveis, mais firmes, maiores ou menores.

Onde comprar

O coletor menstrual pode ser encontrado em supermercados, farmácias e lojas online, podendo ser vendido em embalagens com 2 coletores ou de forma individual. Algumas das principais marcas de coletores utilizadas são Inciclo, Lady Cup, Me Luna, Holy Cup, Lunette, Prudence e Korui, por exemplo.

Como limpar

Na primeira utilização, antes de cada ciclo e também no final, deve-se esterilizar o coletor menstrual, para garantir uma limpeza mais profunda e a eliminação de microrganismos que podem causar infecção. A esterilização pode ser feita na panela ou no micro-ondas, de acordo com as recomendações:

Na panela

  • Numa panela só para o coletor de ágata esmaltada, vidro ou inox, deve colocar o coletor e adicionar água até o cobrir completamente;
  • Ligar o fogo e esperar que a água ferva;
  • Depois de levantar fervura, deixar por mais 4 a 5 minutos e retirar do fogo;
  • No final desse tempo, deve retirar o coletor menstrual e lavar a panela com água e sabão.

Não é recomendada a utilização de panelas de alumínio ou de teflon, pois soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone do coletor. Para não correr riscos, pode optar por comprar uma panelinha vendida por algumas marcas de coletores.

No micro-ondas

  • Num recipientes próprio para micro-ondas ou num pote de vidro ou caneca de cerâmica (só para o coletor) deve colocar o coletor, adicionar água até o cobrir e colocar no micro-ondas;
  • Ligar o micro-ondas e esperar que a água ferva. Depois da água ferver, deve deixar durante mais 3 a 4 minutos.
  • Ao final desse tempo, deve retirar o coletor do micro-ondas e lavar o recipiente normalmente com água e sabão.

Estas são as formas mais práticas e mais econômicas para esterilizar os coletores menstruais, porém quando não é possível esquentar água existem outras opções, como é o caso da água oxigenada até 12%, água de cloro até 3%, pastilhas de limpeza das marcas Clor-in ou Milton ou mesmo o hipoclorito de sódio muito usado para desinfetar os legumes. No entanto, quando se usa alguma destas opções, é importante enxaguar bem o coletor com água corrente antes de o introduzir, para evitar reações alérgicas, queimaduras ou assaduras.

Em caso de manchas no coletor, pode-se adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio à água em que o coletor vai ser esterilizado. Se o coletor já apresentar algumas manchas e tiver aparência de encardido, ele pode ser colocado em água oxigenada a 10 volumes pura, durante 6 a 8 horas, enxaguando sempre bem com água corrente no final.

Já no caso em que o coletor caiu no vaso, é indicado deixar de molho em 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária por 15 a 20 minutos e depois transferir o coletor para outro recipiente, em que deve ser adicionada água oxigenada de farmácia volume 10 pura. É recomendado adicionar água oxigenada em quantidade suficiente para cobrir o coletor, deixando de molho durante entre 5 a 7 horas. Por fim, deve esterilizar o coletor, deixando ferver durante 5 minutos. Se possível, adicionar à água 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Qual a diferença entre coletor e disco menstrual?

O coletor menstrual e o disco menstrual servem para substituir os absorventes internos ou externos, pois são dispositivos que permitem coletar o sangue da menstruação.

No entanto, enquanto o coletor menstrual tem o formato de um copinho e fica posicionado no canal vaginal, o disco menstrual tem o formato de uma concha, semelhante ao diafragma, e fica posicionado próximo ao colo do útero.

Por esse motivo, o copo menstrual não permite o contato íntimo com penetração durante seu uso. Já o disco menstrual, por estar posicionado mais profundamente no canal vaginal, permite o contato íntimo com penetração. Entenda o que é o disco menstrual e as principais diferenças para o coletor.