Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Tensão muscular: o que é, sintomas, causas e como aliviar

dezembro 2022

A tensão muscular é a contração excessiva dos músculos e falta de relaxamento, causando rigidez no local, limitação do movimento, dor no local tensionado e cãibras, em alguns casos.

A tensão muscular acontece com mais frequência no pescoço, ombros e costas, podendo ser consequência de estresse, ansiedade, prática excessiva de atividade física e má postura para andar e/ ou sentar, por exemplo.

Para aliviar a tensão muscular, é interessante fazer exercícios de alongamento, aplicar compressa morna no local, fazer massagem e atividades que promovam a sensação de relaxamento. Nos casos em que a tensão muscular permanece mesmo após as medidas caseiras, o médico pode indicar o uso de relaxantes musculares.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da tensão muscular são:

  • Dor no local;
  • Limitação do movimento;
  • Rigidez no local;
  • Vermelhidão, em alguns casos;
  • Presença de um ponto de dor no local;
  • Dificuldade de relaxamento do músculo, mesmo quando a causa foi eliminada;
  • Cãibras e espasmos musculares, em alguns casos.

Os sintomas da tensão muscular costumam ser persistentes e são notados mais frequentemente na região do pescoço, ombros e costas, principalmente região lombar.

Causas de tensão muscular

A tensão muscular pode ser causada por:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Excesso de atividade física;
  • Má postura;
  • Sono irregular;
  • Realização de movimentos repetitivos.

Essas situações podem provocar uma contração excessiva do músculo e evitar o seu relaxamento, levando à tensão muscular e o aparecimento dos sintomas característicos dessa situação.

Além disso, a tensão muscular pode acontecer devido a doenças que provocam alterações nos sinais nervosos enviados pelo cérebro para os músculos, resultando na contração muscular por mais tempo e, consequentemente, tensão muscular, como é o caso da fibromialgia, esclerose lateral amiotrófica, doença de Lyme e artrite reumatoide. Nesses casos, a tensão muscular é acompanhada por outros sintomas, sendo importante que o médico seja consultado para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Como aliviar a tensão muscular

A tensão muscular pode ser aliviada por meio de medidas indicadas pelo médico ou medidas caseiras, como:

1. Exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento são importantes para ajudar a alongar e relaxar a musculatura, ajudando a aliviar a dor e a aumentar a amplitude dos movimentos. É importante que os exercícios de alongamento sejam adequados para o local tensionado e, de preferência, orientado por um profissional de educação física. Confira algumas opções de exercícios de alongamento para aliviar a tensão muscular.

2. Compressa morna

A aplicação de compressa morna no local tensionado ajuda a aliviar a dor e promover o relaxamento da musculatura, já que aumenta a circulação sanguínea no local. Assim, pode ser interessante aplicar uma compressa morna 3 a 4 vezes por dia por cerca de 15 minutos. Veja como fazer a compressa morna.

3. Atividades que ajudam a relaxar

A tensão muscular está principalmente relacionada com o estresse e a ansiedade e, por isso, é importante adotar atividades que ajudem a relaxar, como meditação, aromaterapia, praticar atividades ao ar livre e descansar. Confira outras dicas para aliviar o estresse e a ansiedade.

4. Massagem

Fazer massagem também pode ajudar a aliviar a tensão muscular, devendo ser feita por um profissional adequado para que seja utilizada a melhor técnica e seja aplicada a quantidade de força suficiente para promover o alívio da tensão. No entanto, é possível também usar um rolo de espuma ou bolinha específica para promover o relaxamento do local. Veja como é feita a massagem para tensão muscular.

5. Remédios para tensão muscular

O uso de medicamentos relaxantes musculares pode ser recomendado pelo médico quando a tensão é persistente, não melhorando após medidas caseiras. Esses medicamentos atuam bloqueando os impulsos nervosos relacionados com a contração muscular, ajudando a relaxar os músculos e, assim, aliviar a dor.

Assim, pode ser recomendado o uso de carisoprodol, orfenadrina ou ciclobenzaprina, por exemplo, que devem ser usados conforme a orientação do médico. Conheça mais sobre os medicamentos para tensão muscular.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • MORIM, Carlos Dinis G. S. Tensão miálgica. Tese de mestrado, 2015. Universidade do Porto - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.