Tenofovir: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em março 2024

O tenofovir é um antirretroviral indicado para o tratamento da infecção pelo HIV-1 ou hepatite B crônica, em adultos com mais de 18 anos, pois age diminuindo a multiplicação dos vírus do HIV-1 ou da hepatite B, reduzindo a carga viral.

Esse remédio é fornecido gratuitamente pelo SUS para o tratamento da hepatite B, com o nome genérico tenofovir alafenamida. Já para o tratamento da infecção pelo HIV-1, é fornecido com o nome comercial Duplivir contendo o fumarato de tenofovir desoproxila, associado a outro antirretroviral, a lamivudina. Veja todos os remédios indicados para infecção pelo HIV

Além disso, o tenofovir pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com o nomes comerciais Viread, Vemlidy, Binav ou Truvada, e deve ser usado somente com indicação médica. 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O tenofovir é indicado para o tratamento de:

  • Infecção pelo HIV-1, usado em associação com outros antirretrovirais, como lamivudina, entricitabina ou efavirenz, por exemplo; 
  • Hepatite B crônica, com cirrose compensada.

O tenofovir não cura e não reduz o risco de transmissão do vírus HIV-1 ou da hepatite B, através do contato íntimo ou sangue contaminado. Por isso, deve-se manter alguns cuidados como usar camisinha em todos os contatos íntimos, não usar ou compartilhar agulhas usadas e objetos pessoais que possam conter sangue como lâminas de barbear. 

Como tomar

O comprimido de tenofovir deve ser tomado por via oral, nos horários estabelecidos pelo médico, sem partir ou mastigar o comprimido.

As doses normalmente recomendadas do tenofovir para adultos com mais de 18 anos variam de acordo com a sua composição e incluem:

  • Fumarato de tenofovir desoproxila: a dose normalmente recomendada é de 300 mg por dia, para hepatite B ou infecção pelo HIV, em associação com outros remédios antirretrovirais, conforme orientação médica;
  • Tenofovir alafenamida: a dose normalmente recomendada para hepatite B é de 25 mg por dia, conforme orientação médica.

O tenofovir deve ser usado com indicação e orientação médica, e não se deve interromper o tratamento ou alterar dose por conta própria.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do tenofovir incluem vermelhidão e coceira na pele, dor de cabeça, diarreia, depressão, fraqueza, náuseas, vômitos, tontura, gases intestinais, problemas renais, acidose láctica, inflamação do pâncreas e fígado, dor de barriga, alto volume de urina, sede, dor e fraqueza muscular, e dor e enfraquecimento dos ossos.

Quem não deve usar

O tenofovir não deve ser usado por pessoas com alergia aos componentes da fórmula e que estão tomando Hepsera ou outros remédios que tenham tenofovir na sua composição.

Além disso, durante a amamentação o uso do tenofovir deve ser evitado e deve-se consultar o médico em caso de gravidez, problemas nos rins, nos ossos, no fígado, incluindo infecção pelo vírus da Hepatite B e outras condições médicas.

Vídeos relacionados