9 remédios caseiros para tendinite

Os remédios caseiros para tendinite possuem ação anti-inflamatória e analgésica que ajudam a aliviar os sintomas de dor, inchaço ou vermelhidão causados pela inflamação dos tendões. Esses remédios podem ser usados sobre a pele, como o cataplasma de babosa ou a pomada de pimenta caiena, ou ingeridos na forma de chá, como o chá de gengibre ou o chá de salgueiro branco, por exemplo.

A tendinite é uma inflamação no tendão que pode surgir em qualquer parte do corpo, sendo mais comum na mão, ombro, cotovelo, joelho ou tornozelo, causando dor localizada, dificuldade em movimentar o membro afetado, inchaço ou vermelhidão no local. Saiba identificar todos os sintomas da tendinite.

Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e o inchaço causado pela tendinite e, embora não sirvam para substituir o tratamento médico, podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo ortopedista.

1. Chá de gengibre

9 remédios caseiros para tendinite

O gengibre, cientificamente chamado de Zinger officinalis, é rico em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes como gingerol, chogaol e zingerona, sendo muito útil para aliviar os sintomas da tendinite como dor, inchaço e vermelhidão. Conheça outros benefícios do gengibre.  

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Este chá deve ser evitado por pessoas com úlcera de estômago, pois possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o sangramento ou hemorragia.

2. Chá de cúrcuma

9 remédios caseiros para tendinite

O chá de cúrcuma, também chamado de açafrão, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação nos tendões como dor, inchaço ou vermelhidão, sendo um ótimo remédio caseiro para tendinite e bursite.

Ingredientes

  • 1 colher rasa (de chá) de cúrcuma em pó (200 mg);
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber. Pode-se beber de 2 a 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia.

Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.

Este chá ou as cápsulas de cúrcuma não devem ser usados por pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

3. Óleo essencial de boswellia

9 remédios caseiros para tendinite

O óleo essencial de boswellia possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, reduzindo a dor, o inchaço e a vermelhidão no tendão, sendo uma boa opção de remédio caseiro para tendinite.

Este óleo deve ser usado somente sobre a pele e não deve ser ingerido.

Ingredientes

  • 1 a 3 gotas de óleo essencial de boswellia;
  • 5 mL de óleo de côco.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar sobre a área com tendinite, 1 vez ao dia, massageando suavemente. Lavar as mãos em seguida e evitar contato com olhos, nariz, boca e ouvidos.

Antes de usar, deve-se verificar se a pessoa não apresenta reação alérgica ao óleo de boswellia. Para isto, deve-se aplicar a mistura em uma pequena área na pele. Se a pele ficar irritada, vermelha ou coçando, deve-se enxaguar a pele e retirando o óleo com água e sabão imediatamente e não se deve usar o óleo de boswellia para a tendinite.

4. Chá de salgueiro branco

9 remédios caseiros para tendinite

O salgueiro branco, conhecido cientificamente como Salix alba, é rico em salicina, uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina, com ação anti-inflamatória e analgésica potentes, e, por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor causada pela tendinite.

Ingredientes

  • 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Este chá não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite.

5. Pomada de arnica

9 remédios caseiros para tendinite

Por conter helenalina na sua composição, com uma potente ação anti-inflamatória, a arnica ajuda a bloquear a produção de proteínas responsáveis pela inflamação dos tendões em pessoas com tendinite e a aliviar a dor e o inchaço no tendão. 

Ingredientes

  • 5 g de cera de abelha; 
  • 45 mL de óleo de oliva ou óleo de amêndoas doces;
  • 4 colheres de folhas e flores secas de arnica picadas.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela em banho maria e deixar ferver em fogo baixo durante alguns minutos. A seguir, apagar o fogo e deixar os ingredientes dentro da panela por algumas horas para liberar as substâncias ativas. Antes de esfriar, coar e armazenar a parte líquida um recipiente de vidro limpo e seco com tampa. Manter o vidro sempre num local seco, escuro e arejado. Esta pomada tem validade de até 1 ano e pode ser aplicada sobre a pele, na região com tendinite, de 2 a 3 vezes por dia.

6. Banho de imersão com sais de Epsom

9 remédios caseiros para tendinite

Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, facilitando a circulação do sangue, eliminando toxinas, relaxando os músculos e reduzindo o inchaço e a inflamação, o que pode ajudar a aliviar a dor causada pela tendinite no braço, nos ombros ou no quadril, por exemplo. 

Estes sais devem ser usados somente para banho e não devem ser consumidos.

Ingredientes

  • ½ xícara de sais de Epsom;
  • 2 a 3 litros de água morna.

Modo de preparo

Colocar os sais de Epsom em um recipiente com água morna, mexer até que os sais estejam bem diluídos. Adicionar essa solução na água da banheira e ficar imerso por aproximadamente 15 a 20 minutos.

Outra forma de usar os sais de Epsom é em escalda pés, no caso de tendinite no tornozelo ou nos pés, por exemplo. Neste caso, usar ½ xícara de sais de Epsom em 2 a 3 litros de água morna ou uma quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os pés e chegar até, pelo menos, o meio da panturrilha. Diluir bem os sais, mexendo a água com a mão e colocar os pés no interior da água durante cerca de 15 minutos. Este processo pode ser feito por até 3 vezes por semana.

7. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias, sendo outra boa opção de remédio caseiro para tendinite, pois ajuda a aliviar a dor e a inflamação nos tendões e pode ser aplicado diretamente no local lesionado ou ingerido. 

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Diluir o vinagre de maçã no copo de água e beber em seguida. É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.

Outra opção é usar essa solução em compressas aplicadas diretamente no músculo dolorido. 

O vinagre de maçã pode ser feito em casa com ingredientes naturais ou comprado em supermercados. Saiba como fazer o vinagre de maçã em casa.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com outras dicas de alimentos bons para aliviar os sintomas da tendinite:

8. Pomada de pimenta caiena

A pomada de pimenta caiena é rica em capsaicina, uma substância com ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a combater os sintomas de dor e inchaço causados pela tendinite.

Ingredientes

  • 5 g de cera de abelha; 
  • 45 mL de azeite de oliva ou óleo de amêndoas;
  • 1 colher (de chá) de pimenta caiena.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela em banho maria e deixar ferver em fogo baixo até que a cera de abelha derreta. Apagar o fogo e deixar repousar por algumas horas para que se possa extrair a capsaicina da pimenta caiena. Quando estiver morna, coar e armazenar em um recipiente de vidro com tampa, limpo e seco. Manter o vidro sempre num local seco, escuro e arejado. 

Aplicar a pomada de pimenta caiena no tendão afetado, 1 vez por dia, utilizando uma gaze ou algodão, fazendo movimentos suaves, deixando agir por 30 minutos. Lavar as mãos em seguida e evitar contato das mãos com boca, olhos e nariz. Ao fim dos 30 minutos, retirar a pomada lavando a região com bastante água.

Esta pomada não deve ser usada imediatamente antes ou depois do banho, natação, de tomar sol ou fazer exercícios físicos. Além disso, a pomada de pimenta caiena não deve ser aplicada na pele com feridas, cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em olhos, boca, narinas ou órgãos genitais. 

9. Cataplasma de babosa 

9 remédios caseiros para tendinite

A babosa, chamada cientificamente de Aloe vera, tem ação anti-inflamatória, sendo uma boa opção para combater os sintomas da tendinite como inchaço e dor no tendão. 

Este cataplasma deve ser usado sobre a pele e não deve ser ingerido.

Ingredientes

  • Gel transparente da folha de babosa fresco.

Modo de preparo

Abrir uma folha de babosa e retirar seu gel, adicionar numa gaze e aplicar sobre a pele na região com tendinite, cobrindo com uma gaze. Deixe atuar durante cerca de 15 minutos, 2 vezes ao dia.

Ao preparar este cataplasma, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • Loiacono C, Palermi S, Massa B, et al. . Tendinopathy: Pathophysiology, therapeutic options, and role of nutraceutics. A narrative literature review. Medicina (Kaunas). 55. 8; 1-12, 2019
  • SEMWAL, Ruchi Badoni; et al. Gingerols and shogaols: Important nutraceutical principles from ginger. Phytochemistry. 117. 554-568, 2015
  • YOUNG, Haw-Yaw; et al. Analgesic and anti-inflammatory activities of [6]-gingerol. J Ethnopharmacol. 96. 1-2; 207-10, 2005
  • DI LORENZO, Chiara; et al. Plant food supplements with anti-inflammatory properties: a systematic review (II). Crit Rev Food Sci Nutr. 53. 5; 507-16, 2013
  • BUHRMANN, C.; et al . Curcumin modulates nuclear factor kappaB (NF-kappaB)-mediated inflammation in human tenocytes in vitro: role of the phosphatidylinositol 3-kinase/Akt pathway. J Biol Chem. 286. 32; 28556-66, 2011
  • HENROTIN, Yves; et al. Curcuminoids and Boswellia serrata extracts combination decreases tendinopathy symptoms: findings from an open-label post-observational study. Current Medical Research and Opinion. 37. 3; 423-430, 2021
  • DA SILVA, Ary Gomes; et al. A Clinical Trial with Brazilian Arnica (Solidago chilensis Meyen) Glycolic Extract in the Treatment of Tendonitis of Flexor and Extensor Tendons of Wrist and Hand. Phytother Res. 29. 6; 864-9, 2015
  • SUGIMOTO, Jun; et al. Magnesium Decreases Inflammatory Cytokine Production: A Novel Innate Immunomodulatory Mechanism. J Immunol. 188. 12; 1-23, 2012
  • KRIPLANI, Priyanka; et al. Arnica montana L. – a plant of healing: review. Journal of Pharmacy and Pharmacology. 69. 925-945, 2017
  • ANAND, P.; BLEY, K. Topical capsaicin for pain management: therapeutic potential and mechanisms of action of the new high-concentration capsaicin 8% patch. Br J Anaesth. 107. 4; 490–502, 2011
  • KIM, Chu-Sook; et al. Capsaicin exhibits anti-inflammatory property by inhibiting IkB-a degradation in LPS-stimulated peritoneal macrophages. Cell Signal. 15. 3; 299-306, 2003
  • JURENKA, Julie S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: a review of preclinical and clinical research. Altern Med Rev. 14. 2; 141-53, 2009
  • NURULLAHOGLU, K. E.; et al. The comparison of preemptive analgesic effects of curcumin and diclofenac. Bratisl Lek Listy. 115. 12; 757-60, 2014
  • MAIA FILHO, Antonio Luiz Martins; et al. Comparative Study of the Topical Application of Aloe Vera Gel, Therapeutic Ultrasound and Phonophoresis on the Tissue Repair in Collagenase-Induced Rat Tendinitis. Ultrasound in Medicine and Biology. 36. 10; 1682-1690, 2010
  • DE ARO, Andrea Aparecida; et al. Effect of Aloe vera application on the content and molecular arrangement of glycosaminoglycans during calcaneal tendon healing. Microsc Res Tech. 77. 12; 964-73, 2014
Mais sobre este assunto: