Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para curar a Tendinite do tendão de Aquiles

Para curar a tendinite do Tendão de Aquiles, localizado na parte posterior da perna, perto do calcanhar, é recomendado fazer exercícios de alongamento para a panturrilha e exercícios de fortalecimento, 2 vezes ao dia, todos os dias. 

O tendão de Aquiles inflamado causa intensa dor na panturrilha e afeta especialmente os praticantes de corrida que são conhecidos como 'corredores de fim de semana'. No entanto, esta lesão também pode afetar pessoas idosas que não praticam atividade física de forma frequente, embora os mais afetados sejam homens que praticam atividade física diariamente ou mais de 4 vezes por semana.

Sintomas da tendinite do calcâneo

O que fazer para curar a Tendinite do tendão de Aquiles

A tendinite do tendão de Aquiles pode causar sintomas como:

  • Dor no calcanhar quando corre ou pula;
  • Dor em toda extensão do tendão de Aquiles;
  • Pode haver dor e rigidez do movimento do pé ao acordar;
  • Pode haver dor que incomoda no início da atividade, mas que melhora após alguns minutos de treino;
  • Dificuldade para caminhar, que faz a pessoa andar mancando;
  • Aumento da dor ou ficar na ponta do pé ou ao virar o pé para cima;
  • Pode haver inchaço no local da dor;
  • Ao passar os dedos por cima do tendão pode-se notar que está espesso e com nódulos;

Se algum destes sintomas estiverem presentes deve-se procurar um ortopedista ou fisioterapeuta para que possam investigar o que é por que estes sintomas podem indicar outras situações como bursite do calcâneo, contusão no calcanhar, fascite plantar ou fratura do calcâneo, por exemplo.

Na consulta é importante dizer quando a dor começou, que tipo de atividade pratica, se já tentou realizar algum tratamento, se a dor piora ou melhora com o movimento, e se já realizou algum exame de imagem como Raio X ou ultrassom que possa ajudar no diagnóstico.

Tratamento para tendinite do Tendão de Aquiles

O tratamento para inflamação o tendão de Aquiles geralmente é feito com uso de compressas de gelo no local da dor, durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, repouso das atividades, uso de sapato fechado e confortável, sem salto como um tênis, por exemplo. A toma de medicamentos antiinflamatórios como Ibuprofeno ou apirina podem ser úteis para aliviar a dor e o desconforto e a suplementação com colágeno também pode ser útil para regeneração do tendão.

A dor na panturrilha e no calcanhar deve desaparecer em poucos dias, mas se for muito intensa ou demorar mais de 10 dias para cessar a fisioterapia pode ser indicada.

Na fisioterapia podem ser usados outros recursos da eletroterapia com ultrassom, tens, laser, infravermelho e galvanização, por exemplo. Os exercícios de alongamento da panturrilha, massagem local e depois os exercícios de fortalecimento, excêntricos, com a perna esticada e também com o joelho dobrado são de grande ajuda para cura da tendinite.

Exercício de AlongamentoExercício de Alongamento
Exercício de FortalecimentoExercício de Fortalecimento

Quando é preciso parar de treinar

As pessoas que treinam devem observar quando a dor surge e piora porque isso irá indicar se é preciso parar completamente ou somente reduzir os treinos:

  • Dor começa depois de acabar o treino ou atividade: Reduzir o treino em 25%
  • Dor começa durante o treino ou atividade: Reduzir o treino em 50%
  • Dor durante, depois da atividade e afeta o rendimento: Interromper até que o tratamento tenha o efeito esperado.

Se o período de repouso não for realizado pode haver um agravamento da tendinite, com aumento da dor e mais tempo de tratamento.

Remédios caseiros 

Um ótimo remédio caseiro para tendinite de Aquiles é o consumo de alimentos ricos em cálcio, magnésio e de vitamina B12 por isso deve-se investir no consumo diário de alimentos como banana, aveia, leite, iogurte, queijos e o grão de bico, por exemplo.

Colocar uma bolsa de gelo no local é uma das formas de aliviar a dor no fim do dia. A bolsa de gelo não deve entrar em contato direto com a pele e não deve ser usada por mais de 20 minutos de cada vez. Pode-se ainda recorrer ao uso de pomadas anti-inflamatórias e usar almofadinhas ou feltros para evitar o contato da zona dolorida com o sapato.

Pode ser usadas palmilhas ou calcanheiras para uso diário, enquanto durar o tratamento, que varia entre 8 a 12 semanas.

O que pode causar

A tendinite no calcanhar pode acontecer em qualquer pessoa, mas é mais frequente entre os 30 e 50 anos de idade afetando especialmete pessoas que praticam atividades como corrida em subidas ou na colina, ballet, pedalar de pé, tal como nas aulas de spinning, e nos jogos de futebol e basquetebol. Nestas atividades, o movimento da ponta do pé e do calcanhar é muito rápido, forte e frequente o que faz com que o tendão possa sofrer uma lesão de 'chicote' que favorece a sua inflamação.

Alguns fatores que aumentam o risco da pessoa desenvolver uma tendinite no calcanhar são o fato do corredor não alongar a panturrilha em seus treinos, preferir a corrida no aclive, em subidas e montanhas, treinar diariamente sem conseguir permitir a recuperação dos músculos e ligamentos, favorecendo microrupturas do tendão, uso de tênis com travas na sola.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...