Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar Tantin e efeitos colaterais

O Tantin é um anticoncepcional que contém na sua fórmula 0,06 mg de gestodeno e 0,015 mg de etinilestradiol, dois hormônios que impedem a ovulação e, que, por isso, evitam uma gravidez indesejada.

Além disso, estas substâncias também alteram o muco e as paredes do útero, fazendo com que seja mais difícil o ovo se fixar no útero, mesmo que ocorra a fecundação. Dessa forma, este é um método contraceptivo com mais de 99% de sucesso em prevenir a gestação.

Este anticoncepcional pode ser comprado sob a forma de caixas com 1 cartela de 28 comprimidos ou com 3 cartelas de 28 comprimidos.

Como usar Tantin e efeitos colaterais

Preço e onde comprar

O anticoncepcional tantin pode ser comprado nas farmácias convencionais, com apresentação de receita médica e seu preço é de aproximadamente 15 reais por cada cartela de 28 comprimidos.

Como tomar

Cada cartela de tantin contém 24 comprimidos rosa, que possuem hormônios, e 4 comprimidos brancos, que não contêm hormônios, e que servem para fazer a pausa para a menstruação, sem que a mulher precise de deixar de tomar o anticoncepcional.

Os 24 comprimidos devem ser tomados em dias consecutivos e, depois, devem ser ingeridos os 4 comprimidos brancos também em dias consecutivos. No final dos comprimidos brancos, deve-se iniciar o uso de comprimidos rosa de uma nova cartela, sem fazer pausa.

Como começar a tomar Tantin

Para começar a tomar Tantin, deve-se seguir as orientações:

  • Sem uso anterior de outro contraceptivo hormonal: tomar o primeiro comprimido rosa no 1º dia da menstruação e usr outro método contraceptivo durante 7 dias;
  • Troca de anticoncepcional oral: tomar o primeiro comprimido rosa no dia após o último comprimido ativo do contraceptivo anterior;
  • Quando se usava minipílula: tomar o primeiro comprimido rosa no dia a seguir e usar outro método contraceptivo por 7 dias;
  • Quando se usava DIU ou implante: tomar o primeiro comprimido no mesmo dia de remoção do implante ou do DIU e usar outro método contraceptivo por 7 dias;
  • Quando se usava anticoncepcional injetável: tomar o primeiro comprimido no dia em que seria a próxima injeção e utilizar outro método contraceptivo por 7 dias.

Já no pós-parto é aconselhável iniciar o uso do Tantin após 28 dias, em mulheres que não estão amamentado, sendo recomendado usar outro método contraceptivo durante os primeiros 7 dias.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos secundários mais comuns do uso deste anticoncepcional incluem formação de coágulos, dor de cabeça, sangramento de escape, infecções recorrentes da vagina, alterações do humor, nervosismo, tontura, náuseas, alteração da libido, aumento da sensibilidade nos seios, alterações do peso ou falta da menstruação.

Quem não deve tomar

O tantin está contraindicado para mulheres grávidas, amamentando ou que tenham suspeita de gravidez.

Além disso, o tantin também não deve ser usado por mulheres com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula ou com histórico de trombose venosa profunda, tromboembolismo, AVC, problemas cardíacos, enxaqueca com aura, diabetes com problemas de circulação, pressão alta não controlada, doenças do fígado ou em casos de câncer da mama e outros tipos de câncer que dependem do hormônio estrogênio.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...