Tamarine é um remédio que pode ser indicado para tratar o intestino preso ou constipação primária e secundária, no preparo de exames e para regular a flora intestinal.
Existem diferentes tipos de Tamarine, como Tamarine geleia, fibras, Kids e cápsulas, por exemplo, que podem conter as plantas Senna alexandrina e Cassia fistula ou ainda fibras prebióticas e prebióticos.
Leia também: Prebióticos: o que são, para que servem (e diferença dos probióticos) tuasaude.com/prebioticosO Tamarine é vendido em farmácias na forma de geleia, pó solúvel, cápsulas, líquido ou em flaconetes. No entanto, o uso deste remédio deve ser feito com indicação médica.
Para que serve
O Tamarine é um medicamento indicado para:
- Tratamento do intestino preso;
- Tratamento de constipação intestinal primária e secundária;
- Preparo para exames radiológicos e endoscópicos;
- Equilibrar a flora intestinal.
O Tamarine contém Senna alexandrina e Cassia fistula plantas medicinais com efeito laxativo, que provoca uma ativação das secreções das mucosas do trato digestivo.
Além disso, o Tamarine também pode conter fibras prebióticas e probióticos que ajudam a regular a flora intestinal.
Leia também: Probióticos: o que são, benefícios (e como tomar) tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticosTipos e como tomar
O Tamarine deve ser usado conforme os objetivos e tipos, incluindo:
1. Tamarine geleia
O Tamarine geleia contém as plantas medicinais Senna alexandrina e Cassia fistula e tem um sabor de ameixa.
A quantidade geralmente indicada para adultos e crianças acima de 12 anos é de uma colher de medida (5g), que acompanha o produto, 1 vez por dia, após a última refeição do dia.
É recomendado não usar o Tamarine geleia por mais de 7 dias seguidos, a não ser quando recomendado pelo médico.
Leia também: Alimentos para prisão de ventre: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre2. Tamarine fibras
O Tamarine Fibras contém apenas fibras prebióticas, sendo encontrado na forma de pó solúvel, sachê ou gomas.
O Tamarine Fibras em pó solúvel deve ser tomado 1 vez por dia, diluindo 1 colher medida (6,4g) ou 1 sachê em 200 mL de água, mexer bem até completa dissolução e tomar.
O sachê ou o pó também pode ser adicionado em preparações líquidas, pastosas ou sólidas, quentes ou frias, sendo importante consumir logo após o preparo.
Já a dose indicada do Tamarine Fibra em gomas é de duas gomas por dia, pelo período mínimo de 15 dias.
3. Tamarine Kids
Já o Tamarine Kids, ou Tamarine Fibras Kids, é um suplemento na forma líquida que contém fibras prebióticas e não possui açúcar.
Este suplemento é indicado para crianças a partir de 4 anos, sendo geralmente recomendado tomar 10 mL, 1 vez por dia, ou conforme a indicação do pediatra.
4. Tamarine cápsulas
O Tamarine cápsulas pode ser encontrado em dosagens de 6 mg ou 12 mg, e contém Senna alexandrina e Cassia fistula.
A dose normalmente indicada do Tamarine cápsulas é de 1 a 2 cápsulas, 1 vez por dia, com um copo de água, após a última refeição ou a critério médico, para adultos e crianças acima de 12 anos.
As cápsulas de Tamarine não devem ser partidas, mastigadas ou abertas.
Leia também: Dieta para intestino preso: o que comer e o que evitar (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-prisao-de-ventre5. Tamarine Probium
O Tamarine Probium é um suplemento que contém os probióticos Lactobacillus acidophilus NCFM e Bifidobacterium lactis HN019.
A dose geralmente indicada é de 1 cápsula por dia, junto de uma das refeições, que deve ser ingerida com um copo de água.
6. Tamarine Germina
O Tamarine Germina contém o probiótico Bacillus clausii UBBC-07, que ajuda a equilibrar a flora intestinal.
A dose indicada do Tamarine Germina 2bi, é de 2 flaconetes por dia, para crianças a partir de 7 meses e adultos.
Já a posologia do Tamarine Germina 4bi para crianças a partir de 7 meses e adultos é de 1 flaconete por dia.
7. Tamarine comprimido
O medicamento Tamarine não existe na forma de comprimido, sendo encontrado apenas na forma de gel, cápsulas, pó solúvel e líquido.
Possíveis efeitos colaterais
Por ser um medicamento laxante estimulante do intestino, os possíveis efeitos colaterais do uso do Tamarine são cólicas e gases intestinais.
Esse remédio também pode causar diarreia, dor no estômago, refluxo, vômitos e irritação.
Embora sejam mais raros, sintomas como sangue nas fezes, cólicas severas, fraqueza e hemorragia retal, também podem surgir. Nestes casos, deve-se procurar um atendimento médico de urgência.
Quem não pode usar
O Tamarine não deve ser usado por pessoas com retocolites e doença de Crohn síndromes dolorosas abdominais de causa desconhecida.
Pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou com desidratação severa com depleção de água e eletrólitos, também não devem usar este remédio.
Além disso, mulheres grávidas e crianças só devem usar o Tamarine conforme a indicação e a orientação de um médico.