Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quando a surdez tem cura

Embora a surdez possa começar em qualquer idade, sendo que a surdez leve é mais comum em indivíduos com mais de 65 anos em alguns casos ela tem cura.

Dependendo da sua gravidade, a surdez pode ser classificada como total ou parcial. Já de acordo com as estruturas que afeta pode ser surdez unilateral ou bilateral.

A surdez pode ter cura, principalmente se surgir depois do nascimento e o tratamento consiste em colocar aparelhos auditivos ou implante coclear. Conheça os principais tratamentos para surdez infantil.

Surdez súbita

A surdez súbita é repentina e pode ser causada por doenças infecciosas, como sarampo e caxumba, ou por lesões no ouvido, como aumento da pressão ou rompimento do tímpano.

A surdez súbita pode ter cura, pois ela é temporária e, geralmente, desaparece após 14 dias.

O tratamento para surdez súbita deve ser prescrito pelo médico otorrino, podendo ser feito em casa com a ingestão de remédios corticoides e repouso na cama.

Surdez congênita

A surdez congênita afeta cerca de 1 em cada 1000 crianças no mundo e pode ser causada por:

  • Problemas genéticos;
  • Doenças infecciosas durante a gravidez;
  • Ingestão de álcool e drogas pela grávida;
  • Falta de nutrientes durante a gestação;
  • Exposição à radiação.

A surdez congênita normalmente é hereditária e, em alguns casos, pode ter cura com a colocação de implante coclear.

Surdez de condução

A surdez de condução acontece quando existem alterações nas estruturas mais externas do ouvido.

Normalmente, a orelha e o canal auditivo transmitem o som até à região mais interna do ouvido, onde é transformado em sinais elétricos e enviado para o cérebro. Porém, quando esta transmissão é afetada, por acúmulo de cera, presença de objetos ou malformações no ouvido, a onda de som não consegue chegar à parte interna e provoca surdez de condução.

O tratamento para surdez de condução pode ser feito com a limpeza do ouvido por um otorrino ou a utilização de um aparelho auditivo, facilitando a entrada do som no ouvido interno.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...