Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar surdez súbita

A perda de audição repentina normalmente está relacionada com o desenvolvimento de uma infecção no ouvido devido a uma gripe e, por isso, normalmente não é definitiva.

No entanto, a surdez súbita também pode ter outras causas como:

  • Doenças virais, como caxumba, sarampo ou catapora;
  • Pancadas na cabeça, mesmo que não afetem diretamente o ouvido;
  • Uso de remédios anti-inflamatórios ou antibióticos;
  • Doença auto-imune, como HIV ou lúpus;
  • Problemas do ouvido interno, como doença de Ménière.

Estas causas provocam inflamação das estruturas do ouvido e, é por isso, que a audição é afetada, pelo menos até que a inflamação desapareça. Dessa forma, é raro que a surdez seja definitiva, voltando a melhorar após alguns dias de tratamento com anti-inflamatórios.

Além disso, este tipo de surdez também pode aparecer devido a traumas diretos no ouvido, como ouvir música muito alto, usar cotonetes de forma incorreta ou colocar objetos no canal auditivo, por exemplo. Este tipo de atividades podem provocar lesões nas estruturas do ouvido, como rompimento do tímpano, podendo até causar surdez permanente.

Estruturas internas do ouvidoEstruturas internas do ouvido

Sintomas de surdez súbita

Além da redução da capacidade para ouvir, os sintomas mais frequentes da surdez súbita são o aparecimento de zumbido e sensação de aumento da pressão dentro do ouvido, normalmente, provocados pela inflamação das estruturas do ouvido.

Como tratar a surdez súbita

O tratamento varia de acordo com a causa e, por isso, antes de ir ao hospital pode-se tentar tratar o problema em casa, especialmente nos casos em que a surdez apareceu após entrar água no ouvido, por exemplo. Veja as melhores técnicas descomprimir o ouvido e tratar esse problema.

Já quando a surdez surge durante uma gripe, deve-se esperar a melhora da gripe para observar se a audição melhora ou continua afetada, por exemplo.

Porém, é aconselhado ir ao hospital quando a surdez se mantém por mais de 2 dias sem qualquer causa aparente para fazer exames de audição e de sangue, de forma a encontrar a causa e iniciar o tratamento, que, normalmente é feito com gotas anti-inflamatórias para aplicar no ouvido.

Veja como os problemas de audição mais graves podem ser tratados em: Conheça os tratamentos para diminuição da audição.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...