Surdez súbita: o que é, causas e tratamento

A surdez súbita é uma perda de audição repentina que geralmente acontece em um ouvido, e pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma infecção no ouvido, perfuração no tímpano, excesso de cera ou doença de Meniére, podendo estar acompanhada de outros sintomas como zumbido no ouvido ou tontura, por exemplo. 

Em alguns casos, a surdez súbita pode ocorrer nos dois ouvidos devido à exposição a sons muito altos ou uso de medicamentos que são tóxicos para os ouvidos, pois podem causar danos no ouvido ou nos nervos que controlam a audição, como antibióticos, anti-inflamatórios ou remédios quimioterápicos usados no tratamento do câncer. 

É importante consultar um otorrinolaringologista, caso a pessoa apresente surdez súbita, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, de forma a evitar que o problema se agrave e a perda auditiva possa se tornar definitiva. 

Surdez súbita: o que é, causas e tratamento

Principais sintomas

Além da redução da capacidade para ouvir, existem outros sintomas que podem aparecer associados como zumbido, tontura ou sensação de aumento da pressão dentro do ouvido, normalmente, provocados pela inflamação ou lesão das estruturas do ouvido.

Possíveis causas

A surdez súbita pode ser unilateral, afetando um ouvido, ou bilateral, que afeta os dois ouvidos, sendo causada por algumas condições, como:

  • Infecções no ouvido; 
  • Excesso de cera;
  • Perfuração do tímpano;
  • Infecções virais, como HIV, citomegalovírus, herpes simples ou Epstein-Barr;
  • Infecção por protozoários como a toxoplasmose;
  • Pancadas na cabeça, mesmo que não afetem diretamente o ouvido;
  • Uso de remédios anti-inflamatórios ou antibióticos;
  • Doenças auto-imunes, como esclerose múltipla ou lúpus;
  • Problemas do ouvido interno, como doença de Ménière;
  • Tumor no ouvido como Schwannoma vestibular. 

Estas causas provocam inflamação das estruturas do ouvido e, por isso, podem afetar a audição, pelo menos até que a inflamação desapareça. Dessa forma, é raro que a surdez seja definitiva, voltando a melhorar após alguns dias de tratamento com anti-inflamatórios. 

Além disso, este tipo de surdez também pode aparecer devido a traumas diretos no ouvido, como ouvir música muito alta, usar cotonetes de forma incorreta ou colocar objetos no canal auditivo, por exemplo. Estes tipos de situações podem provocar lesões nas estruturas do ouvido, como rompimento do tímpano, podendo até causar surdez permanente. Confira outras causas de surdez e como identificar

Como é feito o tratamento

O tratamento da surdez súbita varia de acordo com a causa e, por isso, é muito importante consultar um otorrinolaringologista ou ir ao hospital o mais rápido possível.

No caso de infecções ou pancadas, por exemplo, a surdez geralmente pode ser tratada com o uso de medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios corticóides. Já quando a surdez resulta de outras doenças, como HIV, lúpus ou doença de Ménière, por exemplo, é necessário fazer o tratamento adequado da doença.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SCHLOTTMANN, A.; et al. Hörsturz und erhöhter IgM-Titer für Toxoplasmose [Sudden deafness and increased toxoplasmosis IgM titer]. Laryngorhinootologie. 75. 11; 687-90, 1996
  • MAIA, Roberto Alcantara; CAHALI, Samir. Surdez súbita. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 70. 2; 2004
  • KUHN, Maggie; et al. Sudden Sensorineural Hearing Loss A Review of Diagnosis, Treatment, and Prognosis. Trends Amplif. 15. 3; 91–105, 2011
  • YOUNG, Yi-HO. Contemporary review of the causes and differential diagnosis of sudden sensorineural hearing loss. International Journal of Audiology. 59. 4; 243-253, 2020
Mais sobre este assunto: