Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sucupira para Artrose e Reumatismo: Benefícios e Como usar

O sucupira é uma planta medicinal que contém propriedades anti-inflamatórias, anti-reumáticas e analgésicas que reduzem a inflamação das articulações, melhorando o bem-estar do paciente que sofre com artrite, artrose ou outro tipo de reumatismo.

A sucupira é uma árvore de grande porte que pode chegar a 15 metros de altura, encontrada no serrado do Brasil, que possui sementes grandes e arredondadas, do onde pode ser extraído o óleo essencial, que tem uma cor que varia de amarelo claro à transparente, sendo muito rico porque contém matérias amargas, resinas, sucupirina, sucupirona, sucupirol e taninos, que são substâncias eficazes no controle da dor e com ação anti-inflamatória. 

Sucupira para Artrose e Reumatismo: Benefícios e Como usar
Sucupira para Artrose e Reumatismo: Benefícios e Como usar

Como usar a Sucupira contra Artrose 

Para aproveitar as propriedades medicinais da sucupira-branca (Pterodon emarginatus Vogel) contra a artrite, artrose ou reumatismo, é recomendado: 

  • Massagear a articulação: Aplicar um pouquinho do óleo de sucupira nas mãos, esfregando uma sobre a outra e depois massagear a articulação dolorida, deixando o óleo atuar durante algumas horas. Não é recomendado retirar o óleo da pele e deve-se esperar cerca de 3 horas depois da aplicação para tomar banho. Em caso de artrose nos pés deve-se aplicar o óleo antes de dormir e calçar um par de meias para não correr o risco de cair, se levantar de madrugada. 
  • Tomar o óleo essencial: Uma outra forma de uso do óleo é adicionar 2 a 3 gotas do óleo de sucupira em meio copo de suco de frutas ou alimentos e tomar a seguir, duas vezes ao dia, com intervalo de 12 horas entre cada tomada. 
  • Tomar o chá das sementes de sucupira: Ferver 10g sementes de sucupira esmagadas em 1 litro de água. Tomar 1 xícara de chá 2 a 3 vezes ao dia, sem adoçar. 

Para quem tiver dificuldade de encontrar o óleo, as sementes ou pó de sucupira, também podem ser usadas as cápsulas que podem ser compradas em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, por exemplo. Saiba mais em: Sucupira em cápsulas.

Contraindicações 

A sucupira é bem tolerada e não é considerada tóxica quando usada na dosagem recomendada, mas não deve ser usada durante a gravidez, lactação, em caso de comprometimento renal, e diabetes, porque ela pode alterar a glicemia do sangue, causando hipoglicemia. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem