Caroço de abacate: para que serve, como fazer o chá e efeitos colaterais

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

O caroço de abacate, ou semente de abacate, é considerado um alimento com propriedades medicinais, pois ajuda a diminuir a dor e inflamação, tratar a diarreia, prevenir doenças cardiovasculares e evitar a diabetes.

Esses benefícios se devem ao fato do caroço de abacate (Persea Americana Mill) ser rico em ômega 6, ácido gálico, catequinas, taninos, quercetina, nutrientes e compostos bioativos que têm propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.

O caroço de abacate pode ser consumido seco, na forma de farinha, que pode ser adicionado a sopas, bolos, saladas ou iogurtes. Além disso, o caroço de abacate também pode ser usado para fins medicinais no preparo de chás e tinturas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Os principais benefícios do caroço de abacate para a saúde são:

1. Prevenir doenças cardiovasculares

O caroço de abacate possui flavonoides, ácido gálico e fibras, nutrientes e compostos bioativos que têm ação antioxidante e hipocolesterolêmica, ajudando a diminuir os níveis de colesterol no sangue e prevenir doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e acidente vascular cerebral.

Além disso, o caroço de abacate também contém, boas quantidades de ômega 6, um ácido graxo poli-insaturado com ação anti-inflamatória que melhora a circulação e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, podendo ajudar a prevenir a pressão alta e a aterosclerose.

2. Aliviar a dor e inflamação

O caroço de abacate possui flavonoides, saponinas e taninos, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e, quando usado na pele, ajuda a diminuir a inflamação e aliviar a dor em situações como esporão no calcanhar, artrite e artrose, por exemplo. Veja uma lista de alimentos anti-inflamatórios.

3. Tratar a diarreia

Por ter ação antimicrobiana e adstringente, o caroço de abacate é uma boa opção de remédio caseiro para complementar o tratamento da diarreia principalmente quando for causada por bactérias como Escherichia coli ou Staphylococcus aureus. Confira outros remédios caseiros para tratar a diarreia.

4. Manter a saúde da pele

O extrato do caroço de abacate contém polifenóis com potente ação antioxidante, que evitam os danos aos tecidos e células gerados pelos radicais livres, ajudando assim a manter a pele e prevenindo o surgimento de rugas e o envelhecimento precoce.

5. Ajudar a prevenir o câncer

Por ser rica em compostos antioxidantes, o caroço de abacate poderia evitar o crescimento e a proliferação de algumas células cancerígenas, impedindo o desenvolvimento e a progressão do câncer de mama, de pulmão, de cólon e de próstata.

Porém, mais estudos científicos em seres humanos precisam ser realizados para comprovar os benefício do caroço de abacate na prevenção e tratamento do câncer.

6. Evitar a diabetes

Os flavonoides, as saponinas e os taninos presentes no caroço de abacate, melhoram as funções dos pâncreas, regulando a liberação de insulina, equilibrando os níveis de açúcar no sangue e evitando, assim, o surgimento da resistência à insulina e a diabetes.

No entanto, mais pesquisas feitas com seres humanos ainda não necessárias para confirmar os possíveis benefícios do caroço de abacate na prevenção e no tratamento da diabetes.

Caroço de abacate emagrece?

Até o momento, ainda não existem estudos que comprovem que o caroço de abacate emagrece, ou seja, que essa semente promova a perda de gordura corporal.

Como consumir

O caroço de abacate pode ser consumido seco, bastando, para isso, assar a semente no forno por duas horas, a 130 °C, picar e processar no liquidificador até formar uma farinha, que pode ser adicionada em preparações como sopas, saladas, bolos, biscoitos, smoothies e iogurtes.

Além disso, o caroço de abacate também pode ser usado ao natural para o preparo de chás e tinturas.

1. Chá de caroço de abacate

O chá de caroço de abacate é um remédio caseiro que pode ser indicado para ajudar no tratamento da diarreia ou para prevenir doenças cardíacas, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de caroço de abacate ralado;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Lavar bem o caroço de abacate. Colocar o caroço de abacate e a água numa panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Deixar descansar por 5 minutos, coar e beber até 2 xícaras (de chá) desse chá por dia e por até 2 semanas.

É importante lembrar que chá de caroço de abacate deve ser consumido de preferência com a orientação de uma médico ou outro profissional de saúde especializado em plantas medicinais.

2. Tintura de caroço de abacate

A tintura de caroço de abacate pode ser indicada para diminuir a dor e inflamação nos casos de esporão no calcanhar, artrite e artrose, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 caroço de abacate;
  • 500 ml de álcool.

Modo de preparo:

Lavar, secar bem e ralar o caroço de abacate num ralador. Numa garrafa escura, colocar o caroço de abacate e o álcool, tampar a garrafa e deixar descansar num lugar protegido da luz por cerca de 7 dias, mexendo sempre o conteúdo, com uma colher, 1 vez ao dia.

Coar a mistura, descartando as sementes de abacate, molhar um pano ou gaze na tintura e aplicar sobre a região dolorida, deixando agir por 15 a 20 minutos.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão do caroço de abacate pode causar dores abdominais, excesso de gases ou prisão de ventre em algumas pessoas.

Quem não pode consumir

Mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, assim como crianças e pessoas que usam medicamentos regularmente, só devem usar o caroço de abacate com a orientação de um médico. Isto porque ainda não existem estudos sobre a segurança do consumo do caroço de abacate nessas situações.