Suco de limão: 9 benefícios e como fazer (com receitas)

O suco de limão é uma bebida refrescante que oferece alguns benefícios para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, favorecer o emagrecimento, ajudar a controlar a pressão arterial e evitar a anemia.

Os benefícios desse suco são possíveis devido ao fato de o limão ser uma fruta com poucas calorias, além de ser rico em vitamina C, flavonoides e carotenoides, que são nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante, imunomoduladora e anti-inflamatória.

Leia também: 10 benefícios do limão para a saúde (e como usar) tuasaude.com/beneficios-do-limao

Entretanto, para se obter todos os benefícios do suco de limão, esta bebida deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada à práticas regulares de exercícios físicos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do suco de limão para a saúde são:

1. Fortalece o sistema imunológico

O suco de limão fortalece o sistema imunológico por ser rico em Vitamina C e limoneno, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades antimicrobianas e imunomoduladoras.

Assim, o suco de limão, fortalece as células do sistema imune, podendo ajudar o organismo a combater infecções, resfriados e gripes, por exemplo. Confira outros sucos que ajudam a aumentar a imunidade.

2. Favorece o emagrecimento

Por limpar o paladar, ajudando a diminuir a vontade de comer alimentos doces, o suco de limão, quando associado a uma dieta saudável e práticas regulares de atividades físicas, favorece o emagrecimento.

Além disso, o suco de limão é uma bebida com poucas calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.

Leia também: Água com limão realmente emagrece? tuasaude.com/agua-com-limao

3. Ajuda a controlar a pressão arterial

Por ser rico em vitamina C e ácido cítrico, um nutriente e ácido orgânico que promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, o suco de limão pode facilitar a circulação de sangue, ajudando a controlar a pressão arterial. Entenda melhor como o limão ajuda a baixar a pressão.

No entanto, o suco de limão não deve substituir o tratamento médico recomendado, a prática regular de exercício físico e uma dieta saudável, devendo apenas complementar o tratamento indicado.

4. Previne o envelhecimento precoce

A vitamina C, presente no suco de limão, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque esse nutriente atua na formação de colágeno, uma proteína que promove o fortalecimento da pele, aumenta a sua elasticidade e hidratação. Veja outros alimentos bons para a pele.

5. Evita a anemia

O suco de limão ajuda a evitar a anemia por ser rico em vitamina C, um nutriente que promove a absorção de ferro, ajudando na formação da hemoglobina, um dos componentes das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzida na anemia.

6. Mantém a saúde do estômago

O limoneno, um composto bioativo presente no suco de limão, tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas contra a bactéria Helicobacter pylori, ajudando a manter a saúde do estômago e prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais.

7. Ajuda a diminuir o risco de câncer

Por conter flavonoides, carotenoides e vitamina C, nutrientes e compostos bioativos que têm ação antioxidante e anti-inflamatória, o suco de limão evita o estresse oxidativo das células saudáveis, ajudando a diminuir o risco de câncer.

8. Previne as pedras nos rins

O suco de limão pode ajudar a prevenir as pedras nos rins, pois o ácido cítrico poderia aumentar o volume e o pH da urina, diminuindo a concentração da urina e evitando a formação de cristais de ácido úrico.

Além disso, por conter água, o suco de limão também ajuda a evitar a desidratação, que é uma das causas da pedra nos rins.

Leia também: Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pedra-nos-rins

9. Ajuda no tratamento da diarreia

O suco de limão pode ajudar a complementar o tratamento da diarreia, por possuir ação bactericida e antioxidante. Além disso, o suco de limão ajuda a aumentar a ingestão de água, evitando a desidratação.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 ml de suco de limão natural e sem açúcar:

Componentes Quantidade em 100 ml de suco de limão natural
Energia 25 calorias
Proteínas 0,3 g
Gorduras 0 g
Carboidratos 1,5 g
Fibras 0 g
Vitamina C 56 mg
Carotenoides 12 mcg
Potássio 130 mg

Para se obter todos os benefícios do suco de limão, essa bebida deve fazer parte de uma dieta saudável, associada a prática regular de exercícios físicos.

Como fazer

Para fazer esse suco, basta lavar bem e cortar um limão ao meio, e espremê-lo num espremedor manual ou elétrico. Em seguida, transferir o suco para um copo, retirar as sementes do coador e descartar, e colocar os gomos de limão no copo. Acrescentar água e tomar em seguida, de preferência sem adoçar.

O suco de limão pode ser consumido junto com qualquer refeição, como café da manhã, almoço, lanche ou jantar, por exemplo.

Marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, se deseja saber como consumir o suco de limão numa dieta saudável:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Quem não pode tomar

Por ser uma fruta ácida, o suco de limão pode aumentar a dor quando o estômago está inflamado. Assim, pessoas com crise de gastrite, úlcera gástrica ou refluxo gastroesofágico devem evitar o consumo frequente deste suco, principalmente se perceberem que pioram os sintomas.

No entanto, a tolerância à frutas ácidas durante as crises de gastrite e refluxo varia de pessoa para pessoa. Sendo importante avaliar junto com o gastroenterologista ou nutricionista a possibilidade de incluir ou não o suco de limão na dieta.

Leia também: Frutas ácidas: quais são e como afetam o estômago tuasaude.com/frutas-acidas

Receitas com suco de limão

Algumas receitas saudáveis e saborosas com suco de limão são:

1. Suco de limão siciliano

Ingredientes:

  • 1 limão siciliano;
  • 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
  • Cubos de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem e cortar o limão ao meio, espremer em um espremedor manual ou elétrico e transferir a bebida para um copo. Descartar as sementes da peneira do coador e aproveitar os gomos do limão, colocando-os no copo.

Acrescentar as pedras de gelo, misturar bem e beber em seguida, de preferência sem adoçar. Se for necessário, adoçar com adoçante a gosto ou 1 colher de chá de mel.

2. Suco de limão com gengibre

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão;
  • 2 cm de raiz de gengibre fresco;
  • Cubos de gelo a gosto;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 1 a 2 minutos. Transferir a bebida para um copo e tomar a seguir.

3. Suco de limão com casca (limonada suíça)

Ingredientes:

  • 2 limões;
  • 100 ml de água fervida ou filtrada;
  • Açúcar mascavo ou adoçante a gosto;
  • Cubos de gelo a gosto

Modo de preparo:

Lavar bem e cortar os limões ao meio, e retirar, com uma faca, a parte branca do meio dos limões. Colocar o limão e a água no liquidificador e colocar no modo pulsar por 5 vezes. Coar e retornar com a bebida para o liquidificador.

Acrescentar o gelo e o açúcar, ou adoçante, e bater por mais 1 minuto. Transferir a bebida para um copo e beber em seguida.

4. Suco de limão com hortelã

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 200 ml de água filtrada ou fervida;
  • 4 folhas de hortelã fresca;
  • Cubos de gelo a gosto;
  • Açúcar mascavo ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem o limão e cortá-lo em 4 partes. Retirar a parte branca do meio do limão e transferir para o liquidificador. Acrescentar o restante dos ingredientes e bater por 1 a 2 minutos. Cocar a bebida e servir em seguida.

5. Suco de limão com couve

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão;
  • 1 folha de couve manteiga;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Lavar bem a folha da couve e rasgar com as mãos. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 2 a 3 minutos. Transferir a bebida para um copo e beber, de preferência sem coar.

Dúvidas comuns sobre o suco de limão

Algumas dúvidas comuns sobre o suco de limão são:

1. Grávida pode tomar suco de limão?

Sim, a mulher grávida pode tomar suco de limão, porque não existe nenhuma contraindicação do consumo desta bebida durante a gravidez.

2. Pode tomar suco de limão menstruada?

Pode-se tomar suco de limão menstruada, pois essa fruta não aumenta ou diminui o fluxo de sangue.

Além disso, o suco de limão promove a absorção de ferro, ajudando a evitar a anemia, uma condição que pode surgir em algumas mulheres durante a menstruação.

3. Quem tem gastrite pode tomar suco de limão?

Durante as crises de gastrite, é recomendado evitar o suco de limão, já que essa bebida pode aumentar a dor nessa condição. No entanto, quando a gastrite não está ativa, o suco de limão pode ser consumido.

4. Pode tomar suco de limão todos os dias?

O suco de limão pode ser tomado todos os dias, no entanto, o ácido presente nesta bebida pode aumentar o risco de erosão nos dentes, que é a perda do esmalte e/ou dentina, causando sensibilidade, dentes mais curtos, escuros e frágeis, por exemplo.

Algumas dicas para evitar a erosão dentária ao tomar suco de limão todos os dias, são: fazer bochechos com água, escovar os dentes 30 minutos após beber este suco e, por fim, usar enxaguante bucal com flúor.

Vídeos relacionados