Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Suco de limão para hipertensão

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

O suco de limão pode ser um excelente complemento natural para ajudar a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, ou então, em pessoas que sofrem com crises repentinas de pressão alta. De fato, alguns estudos indicam que o suco do limão pode até ser uma forma rápida e caseira de diminuir a pressão arterial em até 15 minutos após um aumento repentino.

No entanto, o uso do limão não deve substituir a prática regular de exercício físico, uma dieta equilibrada e com pouco sal ou o uso de algum tipo de remédio que tenha sido receitado pelo médico, devendo apenas ser incluído na dieta para ajudar a regular a pressão arterial mais facilmente.

Imagem ilustrativa número 2

Porque o limão funciona

Ainda não se conhece ao certo o mecanismo de ação que ajuda o limão a regular a pressão arterial, no entanto, e segundo os estudos que têm vindo a ser feitos em animais e humanos, existem pelo menos 2 tipos de compostos que podem estar na explicação deste efeito, sendo eles:

  • Flavonoides: são compostos presentes naturalmente no limão, especialmente na casca, como a hesperidina e a eriocitrina, que têm ação antioxidantes, anti-inflamatória e anti-hipertensiva, regulando a pressão arterial;
  • Ácido ascórbico: parece prevenir a degradação do óxido nítrico, um importante tipo de gás que provoca vasodilatação, ou seja, que dilata os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão.

Uma vez que ainda não é possível atribuir a ação anti-hipertensiva a apenas um destes componentes, também se acredita que seu efeito possa estar na combinação dos vários compostos do limão.

Além de tudo isto, o limão também tem ação diurética, o que evita o acúmulo de líquidos no organismo e ajuda a regular a pressão arterial.

Como consumir o limão

Assim, beber o suco de 1 limão médio, pelo menos uma vez por dia, pode ser uma boa forma de regular a pressão em quem tem pressão alta. Esse suco pode ser diluído em um pouco de água, especialmente para quem tem maior sensibilidade à acidez do limão.

Da mesma forma, o limão também pode ser usado durante uma crise de hipertensão. Mas nesse caso, o ideal é beber o suco puro e esperar 15 minutos antes de voltar a avaliar a pressão. Caso não diminua, deve-se tomar o medicamento indicado pelo médico para SOS, caso exista, ou então, ir no hospital se já tiverem passado mais de 30 minutos.

Receitas com limão para pressão alta

Imagem ilustrativa número 1

Além do suco simples, o limão também pode ser consumido com outros alimentos que têm ação comprovada contra a pressão alta, como:

1. Limão com gengibre

Além de ser rico em potássio, quando se mistura o limão com o gengibre, existe um aumento da ação vasodilatadora, o que faz com que o sangue flua melhor e com menor pressão.

Devido à grande ação vasodilatadora do gengibre, o efeito de alguns medicamentos utilizados no tratamento da pressão arterial pode ser potenciado, baixando em excesso a pressão arterial. Dessa forma, antes de utilizar este remédio natural é importante consultar o cardiologista ou o médico que está orientando o tratamento.

Ingredientes:

  • 3 limões;
  • 1 copo de água;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Retirar todo o suco de limão com a ajuda de um espremedor e triturar o gengibre. Depois, adicionar todos os ingredientes no liquidificador, bater bem e adoçar a gosto com o mel.

Este suco pode ser ingerido até 3 vezes por dia, no intervalo das refeições.

2. Limão com mirtilo

O mirtilo é uma super fruta que tem forte poder antioxidantes, além de ajudar a regular a pressão arterial. Assim, este suco de limão com mirtilo é especialmente indicado para quem tem maior risco cardiovascular, ou seja pessoas com excesso de peso ou outras doenças crônicas como diabetes, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 punhado de mirtilos frescos;
  • ½ copo de água;
  • ½ suco de limão.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter um suco homogêneo. Depois coar e beber até 2 vezes por dia.

Além destes sucos, os alimentos diuréticos também ajudam a baixar a pressão alta. Veja uma lista de alimentos diuréticos no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em setembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • COSTA Eronita. Nutrição & Frutoterapia. 1º. Brasil: Vozes, 2011. 141-143.
  • M, Avello et al.. Use of Citrus Limon L. (lemon) in Treating Blood Pressure Sudden Rises. International Journal of Pharmacognosy and Phytochemical Research. Vol.3. 606-611, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • ÖZÜNAL, Zeynep Günes et al.. Evaluation of the Effect of Citrus Lemon L. “Enter” on Blood Pressure in Hypertensive Patients. Journal of Pharmacy and Pharmacology. Vol.5. 742-745, 2017
  • KATO, Yoji et al.. Effect on Blood Pressure of Daily Lemon Ingestion and Walking. Journal of Nutrition and Metabolism. 2014
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

    11:32 | 1253969 visualizações
  • O jeito certo de tomar ÁGUA COM LIMÃO para EMAGRECER

    12:48 | 1363254 visualizações
  • O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA

    05:17 | 2667622 visualizações