O chá de limão com alho é um ótimo remédio caseiro que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, manter a saúde do coração e fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, o chá de limão com alho também ajuda a aliviar alguns sintomas de gripes e resfriados, como dor de cabeça, coriza, mal-estar, tosse e nariz entupido.
Esses benefícios são possíveis, porque esse chá contém boas quantidades de flavonoides, vitamina C, alicina e ajoeno, que são nutrientes e compostos bioativos com ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante.

Para que serve
As principais indicações do chá de limão com alho para a saúde são:
- Fortalecer o sistema imunológico, porque contém vitamina C, um nutriente com ação anti-inflamatória que melhora as funções das células de defesa do organismo;
- Prevenir o envelhecimento precoce, por conter flavonoides e limoneno, compostos bioativos que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres;
- Aliviar sintomas de gripe e resfriado, como coriza, dor de cabeça, tosse e nariz entupido, já que possui ação antimicrobiana e anti-inflamatória;
- Manter a saúde do coração, já que contém alicina e ajoeno, óleos essenciais com ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a equilibrar o colesterol sanguíneo e a pressão arterial.
Além disso, esse chá também tem propriedades diuréticas, diminuindo a retenção de líquido e ajudando, assim, na perda de peso. Veja outros chás diuréticos que ajudam na perda de peso.
Como fazer
Esse chá pode ser preparado usando-se apenas alho, limão e água.
Ingredientes:
- 1 dente de alho;
- Suco de ½ limão;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Amassar o dente de alho e reservar. Colocar a água numa panela e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, adicionar o alho amassado e tampar a panela, deixando repousar por 5 minutos. Por fim, coar a bebida, acrescentar o suco de limão, misturar bem e beber em seguida.
Receitas de chá de limão com alho
Outras receitas saborosas de chá de limão com alho que podem ser preparadas são:
1. Chá de limão com alho e gengibre
O chá de alho com limão e gengibre ajuda a aliviar a congestão nasal e a dor de garganta, além de melhorar a digestão e aliviar enjoos. Confira outros benefícios do gengibre.
Ingredientes:
- 3 colheres (de chá) de raiz de gengibre fresca ralada;
- 500 ml de água;
- 2 colheres (de sopa) de suco de limão.
Modo de preparo:
Colocar o gengibre e a água em uma panela e levar ao fogo para ferver durante cerca de 10 minutos. Em seguida, retirar a panela do fogo, coar a bebida e acrescentar o suco de limão e o mel, misturando bem. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.
2. Chá de limão com alho e mel
Este chá contém limoneno, o principal óleo essencial presente na casca do limão que tem efeito digestivo e antimicrobiano, melhorando a digestão e fortalecendo o sistema imunológico.
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de água;
- 1 colher (de chá) de mel;
- 3 cm da casca do limão cortada bem fina.
Modo de preparo:
Ferver a água e, após retirar a panela do fogo, adicionar a casca do limão e tampar a panela, deixando repousar por 5 minutos. Cocar a bebida, adicionar o mel, misturar bem e tomar a seguir.
Possíveis efeitos colaterais
O uso do chá de limão com alho pode provocar odor de alho, dor no estômago, azia e náuseas em algumas pessoas.
Por conter alho, o consumo excessivo desse chá pode causar cólicas, gases, vômitos, diarreia, dor de cabeça e tonturas.
Quem não deve usar
O chá de limão com alho é contraindicado durante a dengue, porque o alho dificulta a coagulação, favorecendo sangramentos e hemorragias.
O consumo desse chá é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Da mesma forma que esse chá não é indicado para crianças menores de 2 anos ou pessoas com problemas como gastrite, úlceras, refluxo, esofagite, pressão baixa e hemorragia.
Pessoas que usam medicamentos coagulantes ou anti-hipertensivos só devem consumir esse chá sob a recomendação de um médico.
Além disso, o uso do chá de limão com alho deve ser interrompido 7 dias antes e após as cirurgias, pois pode aumentar o risco de hemorragias.