Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 passos para remover Calos das Mãos

Os calos são o resultado da baixa oxigenação dos tecidos devido a pressão causada por instrumentos de trabalho ou até mesmo instrumentos musicais, onde determinadas região das mãos que são constantemente estimuladas criam uma espécie de 'camada protetora', que deixa a pele mais grossa.

Veja 3 passos para remover estes calos em casa:

1. Deixar as mãos de molho 

Deixar a mão de molho numa bacia com água morna e algumas gotinhas de óleo essencial da sua preferência, durante cerca de 10 minutos, para amolecer a pele, facilitando a remoção da pele seca.

2. Esfregar o calo com pedra pomes

Uma ótima solução caseira para retirar o excesso de queratina que dá origem ao calo em determinadas áreas das mãos é após deixar as mãos de molho na água morna para que a pele amoleça, esfregar a região do calo seco com uma pedra pomes por alguns minutos.

4 passos para remover Calos das Mãos

3. Remover a pele seca

A seguir deve-se aplicar um creme esfoliante à base óleo de amêndoa doce e fubá, que remove a camada mais externa da pele, deixando a mão lisinha e hidratada. No entanto esta esfoliação por ser mais intensa só deve ser realizada em dias alterados até que o calo desapareça completamente.

Você pode preparar este esfoliante caseiro da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 30 ml de óleo de amêndoa doce
  • 1 colher de chá de fubá ou açúcar

Preparo:

Basta misturar os ingredientes e esfregar nas mãos, insistindo na região do calo, para remover a pele mais grossa.

Uma outra opção é aplicar um creme de ácido salicílico que se compra na farmácia ou farmácia de manipulação. 

4. Hidratar a pele

O último passo é aplicar um creme hidratante para manter a pele macia e sedosa, sendo mais indicado usar um creme próprio para as mãos, por ser mais eficaz. Além disso, também podem ser usados remédios com propriedades esfoliantes que ajudam na remoção dos calos, saiba quais em Como acabar de vez com os Calos

Para evitar que se forme um novo calo no mesmo local é importante proteger as mãos evitando o atrito que provocou o calo inicialmente e para isso trabalhadores devem usar luvas grossas de borracha ou de tecido, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...