Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda porque se formam os Calos nos Pés e nas Mãos

Os calos, também chamados de calosidade, são caracterizados por uma área dura na camada mais externa da pele que se torna grossa, rígida e espessa, que surge devido ao atrito constante em que a mesma área é submetida, por um sapato apertado, por exemplo.

Assim, a melhor forma de evitar os calos é eliminando a sua causa, como por exemplo, trocar os sapatos por outros mais confortáveis. Além disso, pode-se eliminar os calos por meio de medidas naturais, como colocar os pés, por exemplo, em água morna com algumas gotas de óleo essencial para amolecer a pele e, em seguida, passar um creme esfoliante para remover o excesso de queratina no local.

Entenda porque se formam os Calos nos Pés e nas Mãos

Como surgem os calos

Os calos surgem devido ao atrito repetido em determinada região, deixando a pele mais grossa e rígida. Os calos podem aparecer em qualquer região de acordo com o agente responsável pelo contato e pressão repetida, como por exemplo o uso de sapatos apertados que favorecem o aparecimento de calo nos pés.

Além do uso de sapatos, tocar instrumentos, fazer atividades de musculação sem luvas ou trabalhar em obras carregando peso, por exemplo, também podem favorecer o aparecimento de calos nas mãos.

Como eliminar os calos definitivamente

Para tratar os calos definitivamente, mais importante do que encontrar métodos eficazes para o retirar, é eliminar a fonte de irritação da área onde o calo se forma, porque assim o calo vai se desfazendo naturalmente e não volta a aparecer.

Os calos nos pés geralmente são causados pelos sapatos, sandálias e chinelos e por isso uma boa ideia é trocar o calçado por um outro mais confortável, como um tênis, por exemplo. Já os calos nas mãos geralmente são causados pelo uso de objetos relacionados ao trabalho e para evitar que se formem é aconselhado usar luvas grossas para proteger a pele.

No entanto, para remover a camada mais grossa da pele é aconselhado deixar os pés de molho em água morna com algumas gotinhas de um óleo essencial ou óleo de amêndoa doce até que a pele fique mais maleável. A seguir deve-se aplicar um creme esfoliante, esfregando o calo, para remover o excesso de queratina deste local. Você também pode usar uma pedra pomes para ajudar a remover a pele em excesso.

Depois, deve-se secar a região e aplicar uma camada de creme hidratante e fazer uma suave massagem até que a pele absorva completamente a loção. Veja outras opções de remédios caseiros para os calos.

Mesmo após a eliminação da fonte do atrito, em alguns casos, podem ser utilizados medicamentos como o ácido salicílico, que dissolve a queratina presente no calo eliminando a calosidade, deixando a pele lisinha novamente. Uma pomada pode ser feita na farmácia de manipulação, mas também existem muitas pomadas para eliminar calos à venda na farmácia convencional.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar