O que você precisa saber?

4 Dicas para aumentar o Colesterol Bom

​Manter os níveis de colesterol bom (HDL) acima de 60 mg/dL é importante para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, por exemplo porque mesmo quando o colesterol mau está normal, este risco ainda se mantém. Assim, para aumentar os níveis de colesterol bom no sangue pode-se adotar as seguintes estratégias:

1. Fazer exercícios regularmente

Os exercícios aeróbicos como caminhar rápido, correr ou andar de bicicleta são as melhores opções para aumentar os níveis de colesterol bom no sangue. Recomenda-se fazer 90 minutos de exercícios 3 vezes por semana ou 1 hora de exercícios diariamente para alcançar este benefício.

Durante o exercício a frequência cardíaca deve se manter alta, e a respiração um pouco ofegante, por isso, mesmo quem anda muito e aparentemente tem uma vida muito ativa, também precisa se exercitar dessa forma. Veja quais são os melhores exercícios para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom em: Melhores exercícios para emagrecer.

2. Ter uma alimentação adequada

Consumir a quantidade de certa de gordura é ideal para manter o colesterol sob controle. Para aumentar o colesterol HDL é aconselhado consumir mais fibras em todas as refeições, adicionando o Benefiber, por exemplo, além de:

  • Ingerir alimentos ricos em vitamina B, como carne branca, queijo branco, clara de ovos, vegetais;
  • Comer alimentos com ômega 3, como sardinha, truta, bacalhau e atum com pele;
  • Evitar alimentos ricos em colesterol, como polvo, camarão, manteiga e gema de ovo;
  • Colocar vegetais na metade do prato, principalmente na forma de salada crua e variada;
  • Comer fruta com casca, principalmente maçã, pera, ameixa e pêssego;
  • Comer boas fontes de gordura como azeitona, azeite, abacate e semente de girassol.
Alimentos que ajudam a aumentar o colesterol bomAlimentos que ajudam a aumentar o colesterol bom
Alimentos que se deve evitar para aumentar o colesterol bomAlimentos que se deve evitar para aumentar o colesterol bom

Também é importante evitar a gordura saturada e a gordura trans, lendo atentamente todos os rótulos e as embalagens dos alimentos, preferindo alimentos menos gordurosos.

Veja algumas receitas que ajudam a controlar o colesterol: Remédios caseiros para baixar o colesterol.

3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de mais de 1 dose de bebida alcoólica por dia contribui para o aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom. No entanto, o consumo de até 60g de álcool por dia, que corresponde a 1 taça de vinho tinto parece aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue.

Apesar disso, quem não tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas não deve começar a beber na intenção de controlar o colesterol porque existem outras formas mais seguras de aumentar o colesterol bom, como através da dieta e dos exercícios. Já quem tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas regularmente deve diminuiu seu consumo, substituindo por apenas 1 taça de vinho tinto por dia.

4. Consultar o cardiologista

O cardiologista pode indicar medicamentos que podem aumentar o colesterol HDL, como as estatinas, especialmente quando o colesterol LDL (ruim) está alto porque quando somente o colesterol bom está baixo, o uso de medicamentos nem sempre é necessário. Veja outros exemplos em: Remédios para baixar o colesterol.

A reposição hormonal na menopausa também é útil para aumentar o colesterol bom nesta fase da vida e pode ser sugerida pelo ginecologista, quando além do colesterol bom baixo a mulher apresenta sintomas como ondas de calor, por exemplo.

Certos medicamentos como Bromazepam e Alprazolam podem reduzir a concentração de colesterol HDL no sangue, devido a um efeito colateral, e por isso, se você toma medicamentos, veja na bula se esta é um dos efeitos colaterais e converse com o médico sobre a possibilidade de trocar o medicamento por outro com mesmo efeito.

Veja como deve ser a alimentação para controlar o colesterol no vídeo:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...