O principal sintoma de ruptura do baço é a dor do lado esquerdo do abdômen, que normalmente vem acompanhada de aumento da sensibilidade da região e que pode irradiar para o ombro. Além disso, é possível que seja verificada queda da pressão arterial, tonturas, confusão mental e desmaio quando há hemorragia grave.
É importante que a pessoa vá imediatamente ao hospital para que sejam feitos exames que possam identificar a lesão do baço, sendo necessário para isso a realização de exames de imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia abdominal. Além disso, quando o médico suspeita de hemorragia, pode ser recomendada a realização de cirurgia para parar o sangramento e para concluir o diagnóstico.
A ruptura do baço acontece principalmente devido a traumas no abdômen, sendo mais comum de acontecer em praticantes de esporte de contato ou devido a acidentes de carro, por exemplo.

Tratamento para ruptura de baço
Após a confirmação da ruptura do baço, o médico pode estabelecer a melhor opção terapêutica para não colocar em risco a vida da pessoa. Na maioria das vezes é recomendada a realização de cirurgia de urgência para remover completamente o baço e evitar agravamento da hemorragia, choque hipovolêmico e morte da pessoa. Além disso, são recomendadas transfusões sanguíneas, uma vez que a pessoa pode ter perdido muito sangue.
Em casos menos graves, em que a lesão não é tão grande e não compromete a vida da pessoa, o médico pode indicar transfusão sanguínea e a retirada apenas da parte lesionada do baço. Isso porque a remoção total do baço pode deixar a pessoa mais suscetível a infecções, pois esse órgão é responsável pela produção de células do sistema imunológico responsáveis pela defesa do corpo contra infecções.
Veja mais sobre a cirurgia para retirada do baço.
Causas da ruptura do baço
A ruptura do baço acontece principalmente devido a traumas na região abdominal, sendo normalmente consequência de:
- Traumatismo direto na região abdominal esquerda;
- Acidentes automobilísticos;
- Acidentes desportivos;
- Em decorrência de uma cirurgia bariátrica em pacientes obesos.
É importante informar ainda que há maiores chances de ruptura de baço em caso de esplenomegalia, isto é, quando o baço encontra-se aumentado de tamanho.