Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de ruptura do baço e como deve ser o tratamento

O principal sintoma de ruptura do baço é a dor do lado esquerdo do abdômen, que normalmente vem acompanhada de aumento da sensibilidade da região e que pode irradiar para o ombro. Além disso, é possível que seja verificada queda da pressão arterial, tonturas, confusão mental e desmaio quando há hemorragia grave.

É importante que a pessoa vá imediatamente ao hospital para que sejam feitos exames que possam identificar a lesão do baço, sendo necessário para isso a realização de exames de imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia abdominal. Além disso, quando o médico suspeita de hemorragia, pode ser recomendada a realização de cirurgia para parar o sangramento e para concluir o diagnóstico.

A ruptura do baço acontece principalmente devido a traumas no abdômen, sendo mais comum de acontecer em praticantes de esporte de contato ou devido a acidentes de carro, por exemplo.

Sintomas de ruptura do baço e como deve ser o tratamento

Tratamento para ruptura de baço

Após a confirmação da ruptura do baço, o médico pode estabelecer a melhor opção terapêutica para não colocar em risco a vida da pessoa. Na maioria das vezes é recomendada a realização de cirurgia de urgência para remover completamente o baço e evitar agravamento da hemorragia, choque hipovolêmico e morte da pessoa. Além disso, são recomendadas transfusões sanguíneas, uma vez que a pessoa pode ter perdido muito sangue.

Em casos menos graves, em que a lesão não é tão grande e não compromete a vida da pessoa, o médico pode indicar transfusão sanguínea e a retirada apenas da parte lesionada do baço. Isso porque a remoção total do baço pode deixar a pessoa mais suscetível a infecções, pois esse órgão é responsável pela produção de células do sistema imunológico responsáveis pela defesa do corpo contra infecções.

Veja mais sobre a cirurgia para retirada do baço.

Causas da ruptura do baço

A ruptura do baço acontece principalmente devido a traumas na região abdominal, sendo normalmente consequência de:

  • Traumatismo direto na região abdominal esquerda;
  • Acidentes automobilísticos;
  • Acidentes desportivos;
  • Em decorrência de uma cirurgia bariátrica em pacientes obesos.

É importante informar ainda que há maiores chances de ruptura de baço em caso de esplenomegalia, isto é, quando o baço encontra-se aumentado de tamanho.

Bibliografia >

  • REIS, Angelo S. et al. Ruptura do baço em dois tempos. Rev Med Minas Gerais 2011. Vol 21. 4 ed; 61-64, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem