Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Presbiopia, quais os sintomas e como tratar

A presbiopia carateriza-se por uma alteração da visão que está associada ao envelhecimento do olho, havendo, com o avançar da idade, uma dificuldade progressiva para focar nitidamente os objetos.

Geralmente a presbiopia inicia-se por volta dos 40 anos, podendo atingir a sua intensidade máxima por volta dos 65 anos, manifestando-se sintomas como cansaço ocular, dificuldade para ler letras pequenas ou visão desfocada, por exemplo.

O tratamento consiste no uso de óculos, lentes de contacto, realização de uma cirurgia a laser ou administração de medicamentos.

O que é Presbiopia, quais os sintomas e como tratar

Quais os sintomas

Os sintomas de presbiopia surgem, normalmente, a partir dos 40 anos de idade devido à dificuldade do olho em focar objetos mais próximos aos olhos e incluem:

  • Visão desfocada de perto ou à distância normal de leitura;
  • Dificuldade em ler letras pequenas de perto;
  • Tendência para segurar no material de leitura mais longe para conseguir ler;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço nos olhos;
  • Ardor nos olhos ao tentar ler;
  • Sensação de pálpebras pesadas.

Na presença destes sintomas, deve-se consultar um oftalmologista que irá fazer o diagnóstico e orientar o tratamento que pode ser feito com a utilização de óculos ou lentes de contato que ajudam o olho a focar a imagem de perto.

Possíveis causas

A presbiopia é causada por um endurecimento da lente do olho, que pode ocorrer à medida que a pessoa envelhece. Quanto menos flexível fica a lente do olho, mais dificuldade tem em mudar de forma, para focar as imagens corretamente.

Como é feito o tratamento

O tratamento da presbiopia consiste na correção ocular com óculos com lentes que podem ser simples, bifocais, trifocais ou progressivas ou com lentes de contacto, que varia geralmente entre +1 e +3 dioptrias, para melhorar a visão de perto.

Além de óculos e lentes de contacto, a presbiopia pode ser corrigida através de cirurgia por laser com a colocação de lentes intra-oculares monofocais, multifocais ou acomodativas. Saiba como é a recuperação de uma cirurgia a laser no olho.

Também pode ser feito um tratamento com recurso a medicamentos, como uma combinação de pilocarpina com diclofenac.


Bibliografia

  • SOARES, Joana M. C. Presbiopia - Abordagem terapêutica. Tese de Mestrado, 2015. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem