Alguns possíveis sintomas de pielonefrite incluem dor na região lombar, febre, dor ou ardência ao urinar e urina turva, avermelhada.
A pielonefrite é uma infecção nos rins que pode ser causada por uma infecção urinária não tratada adequadamente, uso de sonda vesical, pedra nos rins ou próstata aumentada, por exemplo.
Leia também: Pielonefrite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/pielonefriteEm casos de pielonefrite, é importante consultar o nefrologista, urologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento, que pode incluir o uso de medicamentos, cuidados gerais, cirurgia ou diálise.
Em casos de suspeita de pielonefrite, deve-se procurar o atendimento médico de emergência, para evitar complicações graves. Assim, o médio poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento, que pode incluir o uso de medicamentos venosos e até cirurgias eventualmente.
Sintomas de pielonefrite
Os principais sintomas de pielonefrite são:
- Dor na região lombar ou pélvica;
- Febre e calafrios;
- Dor ou ardência ao urinar;
- Vontade frequente de urinar;
- Urina turva, escura, avermelhada ou com mau cheiro;
- Mal-estar geral;
- Náusea ou vômitos;
- Sangue na urina;
- Perda do apetite.
Já as crianças com menos de 2 anos, podem apresentar febre alta, perda do apetite e dificuldade para ganhar peso.
Idosos com pielonefrite podem apresentar sintomas menos comuns, como demência temporária ou alteração do estado mental e insuficiência renal.
Como descobrir se é pielonefrite
Para descobrir se é pielonefrite, é recomendado ir a uma emergência, para que seja feito o exame físico e a avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames como hemograma completo, urinálise, urocultura, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada.
Leia também: Urocultura: o que é, para que serve e resultados tuasaude.com/exame-de-uroculturaO que fazer
O tratamento da pielonefrite deve ser indicado pelo médico e inclui:
1. Medicamentos
O médico pode prescrever medicamentos antibióticos, como cefalexina, amoxicilina clavulanato e cefadroxil, para combater infecções causadas por bactérias.
Além disso, o médico também pode recomendar o uso de analgésicos e antipiréticos, como paracetamol, para aliviar as dores e a febre.
2. Cuidados gerais
Alguns cuidados gerais, indicados pelo médico podem incluir:
- Beber bastante líquido, como água, para evitar infecções urinárias e ajudar a eliminar bactérias;
- Repousar, para ajudar na recuperação;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína.
Pode também ser recomendado ter o acompanhamento médico a cada 24 a 48 horas após a alta, para monitorar o estado geral de saúde da pessoa.
3. Cirurgia
Em casos de pielonefrite obstrutiva, o médico recomenda a realização de uma cirurgia de drenagem imediata, para corrigir a condição.
4. Hemodiálise
Sessões de hemodiálise podem ser recomendadas pelo médico, mas somente em casos raros de complicações, como insuficiência renal aguda ou crônica.
A hemodiálise filtra o sangue, eliminando substâncias tóxicas, como a ureia, e o excesso de sais minerais, como sódio e potássio, e de água do organismo.
Leia também: Hemodiálise: o que é, para que serve e como funciona tuasaude.com/hemodialiseComo prevenir a pielonefrite
Algumas dicas para prevenir a pielonefrite são:
- Beber bastante líquidos, principalmente água;
- Esvaziar a bexiga totalmente ao urinar;
- Urinar sempre que sentir vontade;
- Limpar sempre no sentido da frente para trás, após urinar e defecar, no caso das mulheres;
- Controlar a diabetes.
Para evitar a pielonefrite é importante também diagnosticar e tratar rapidamente as infecções urinárias, as pedras nos rins ou a próstata aumentada.