Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são os Sintomas de insolação

Ficar muito tempo exposto ao sol pode aumentar a temperatura corporal e favorecer a desidratação e danos cerebrais, em casos mais graves, o que pode resultar em morte. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode levar à formação de queimaduras de 2º e 3º grau. Veja quais são os perigos da insolação para a saúde.

Por isso, é importante evitar ir à praia ou à piscina nas horas em que o sol está mais forte, normalmente entre as 12h e 16h, além de beber bastante água e usar protetor solar e acessórios que diminuam o contato com o sol, como chapéus, bonés e óculos de sol, por exemplo.

Saiba quais são os Sintomas de insolação

Principais sintomas

A insolação pode acontecer quando a pessoa fica muito tempo em um ambiente muito quente ou seco, como ficar andando horas sob o sol quente, por exemplo. Os principais sintomas de insolação são:

  • Aumento da temperatura corporal, normalmente igual ou superior a 39ºC;
  • Pele muito avermelhada, quente e seca;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento dos batimentos do coração e respiração rápida;
  • Sede, boca seca e olhos secos e sem brilho;
  • Enjoos, vômitos e diarreia;
  • Inconsciência e confusão mental, como por exemplo não saber onde se está, quem é ou que dia é;
  • Desmaio;
  • Desidratação;
  • Fraqueza muscular.

A insolação ocorre mais facilmente quando se passa muito tempo na praia ou na piscina, mas também pode acontecer quando se anda muito na rua debaixo de sol quente. Dessa forma,é importante usar chapéus ou bonés e óculos de sol quando for andar na rua ou for à praia, por exemplo, além de usar protetor solar. Entenda o que é a insolação e quando pode acontecer.

Sintomas de insolação infantil

Os sintomas de insolação infantil ou no bebê incluem o aumento da temperatura do corpo para valores iguais ou superiores a 40ºC, pele muito vermelha, quente e seca, presença de vômitos e sede, além do ressecamento da boca e da língua, lábios rachados e choro sem lágrimas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a insolação é feito através do deslocamento da pessoa para um lugar arejado e com sombra, colocando toalhas frias sobre o corpo e oferecendo água e sucos naturais para que a pessoa não apresente os sintomas de uma desidratação mais severa. Caso a pessoa apresente vômitos ou alteração da consciência, é importante levá-la ao pronto-socorro mais próximo. Veja mais dicas sobre o que fazer em casos de insolação.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...