Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são os Sintomas de insolação

A insolação é uma situação grave e de emergência que surge quando se está exposto a altas temperaturas por muito tempo, de forma a que o corpo não consegue regular a temperatura e acaba aquecendo em excesso, o que leva ao mal funcionamento dos vários órgãos.

Os primeiros sinais de uma insolação geralmente incluem vermelhidão na pele, especialmente se se estiver exposto ao sol sem qualquer tipo de proteção, dor de cabeça, cansaço, enjoos, vômitos e febre, podendo até existir confusão e perda da consciência. 

A insolação é mais comum de acontecer em crianças e idosos devido à menor capacidade de adaptação a condições extremas. Sempre que existir suspeita de insolação é muito importante levar a pessoa para um local fresco, retirar o excesso de roupa, oferecer água e, caso os sintomas não melhorem em 30 minutos, ir ao hospital, para que seja avaliada adequadamente.

Veja os primeiros socorros para fazer no caso de insolação.

Saiba quais são os Sintomas de insolação

Principais sintomas

A insolação pode acontecer quando a pessoa fica muito tempo em um ambiente muito quente ou seco, como ficar andando horas sob o sol quente, por exemplo. Os principais sintomas de insolação são:

  • Aumento da temperatura corporal, normalmente igual ou superior a 39ºC;
  • Pele muito avermelhada, quente e seca;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento dos batimentos do coração e respiração rápida;
  • Sede, boca seca e olhos secos e sem brilho;
  • Enjoos, vômitos e diarreia;
  • Inconsciência e confusão mental, como por exemplo não saber onde se está, quem é ou que dia é;
  • Desmaio;
  • Desidratação;
  • Fraqueza muscular.

A insolação ocorre mais facilmente quando se passa muito tempo na praia ou na piscina exposto ao sol, mas também pode acontecer quando se anda muito na rua debaixo de sol quente. Dessa forma,é importante usar chapéus ou bonés e óculos de sol quando for andar na rua ou for à praia, por exemplo, além de usar o protetor solar. 

Sintomas nas crianças

Os sintomas de insolação infantil ou no bebê são muito semelhantes aos do adulto, incluindo aumento da temperatura do corpo para valores iguais ou superiores a 40ºC, pele muito vermelha, quente e seca, presença de vômitos e sede, além do ressecamento da boca e da língua, lábios rachados e choro sem lágrimas. No entanto, é muito comum que a criança também fique cansada e com sono, perdendo a vontade para brincar.

Como é feito o tratamento

Em muitos casos, a insolação pode ser tratada em casa através do arrefecimento do corpo. Para isso, é aconselhado retirar a pessoa do local quente, deitá-la e retirar qualquer roupa que possa estar retendo calor. Pode-se ainda aplicar panos molhados em água fria sobre a testa e sobre o colo.

Caso a pessoa esteja consciente, deve-se ainda oferecer água para tratar a desidratação e favorecer o sistema de arrefecimento natural do corpo através do suor.

Porém, se após 30 minutos, a temperatura corporal continuar alta, os sintomas não melhorarem ou a pessoa desmaiar é muito importante ir ao hospital ou chamar ajuda médica ligando o 192, já que pode ser necessário iniciar o tratamento no hospital, com a administração de soro diretamente na veia, por exemplo.

Quando ir no médico

Em qualquer situação de insolação, a pessoa pode ser levada para o hospital, para fazer uma avaliação aprofundada e iniciar o tratamento adequado, no entanto, é ainda mais importante ir ao hospital quando:

  • Os sintomas são muito intensos, com vômitos que não param, temperatura corporal acima de 39ºC ou respiração muio rápida;
  • Acontece desmaio;
  • Os sintomas não melhoram após 30 minutos.

Além disso, pessoas de maior risco, como idosos, crianças ou pacientes com doenças renais, devem ser sempre avaliadas no hospital, já que existem maiores chances de surgirem complicações.


Bibliografia

  • WEBMD. Heat Stroke: Symptoms and Treatment. Link: <www.webmd.com>. Acesso em 12 Ago 2019
  • NHS. Heat exhaustion and heatstroke. Link: <www.nhs.uk>. Acesso em 12 Ago 2019
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Heat Stroke (Hyperthermia). Link: <www.health.harvard.edu>. Acesso em 12 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem