8 principais sintomas de insolação (e o que fazer)

Atualizado em março 2022

A insolação é uma situação grave e de emergência que pode causar sintomas como dor de cabeça, cansaço, enjoos, vômitos e febre. A insolação tende a acontecer mais facilmente em crianças e idosos devido à menor capacidade de adaptação a condições extremas.

Os primeiros sinais de que alguém pode estar com uma insolação incluem:

  1. Pele muito avermelhada, quente e seca;
  2. Dor de cabeça;
  3. Aumento dos batimentos do coração e respiração rápida;
  4. Sede, boca seca e olhos secos e sem brilho;
  5. Enjoos, vômitos e diarreia;
  6. Inconsciência e confusão mental, como por exemplo não saber onde se está, quem é ou que dia é;
  7. Desmaio;
  8. Fraqueza.

Sempre que existir suspeita de insolação é muito importante levar a pessoa para um local fresco, retirar o excesso de roupa, oferecer água e, caso os sintomas não melhorem em 30 minutos, ir ao hospital, para que seja avaliada adequadamente.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de insolação nas crianças

Os sintomas de insolação na criança ou no bebê são muito semelhantes aos do adulto, no entanto, é comum que a criança também apresente lábios rachados, choro sem lágrimas, cansaço excessivo, sono e perda da vontade para brincar.

Devido à menor capacidade de adaptação às condições externas, é importante que a criança com insolação seja levada ao pediatra o mais rápido possível para que seja avaliada e iniciado o tratamento mais adequado.

Veja como saber se o bebê está com calor.

O que fazer

Em qualquer caso de suspeita de insolação, especialmente se existirem sintomas muito intensos, é recomendado ir rapidamente para o hospital ou chamar a ajuda médica, ligando o 192. Entretanto pode-se tomar algumas medidas como:

  1. Levar a pessoa para um local arejado e com sombra, se possível com ventilador ou ar condicionado;
  2. Colocar a pessoa deitada ou sentada;
  3. Aplicar compressas frias sobre o corpo, mas evitar o uso de água gelada;
  4. Desapertar roupas apertadas e retirar roupas que sejam muito quentes;
  5. Oferecer líquidos para beber em abundância, evitando bebidas alcoólicas, café e refrigerantes tipo coca-cola;
  6. Vigiar o estado de consciência da pessoa, perguntando seu nome, idade, dia atual da semana, por exemplo.

No caso de a pessoa apresentar vômitos intensos ou se perder a consciência, deve-se deitá-la virada para o lado esquerdo para evitar que se engasgue caso vomite, e chamar uma ambulância ou levá-la para o hospital.

O que pode causar insolação

A insolação geralmente acontece quando se fica muito tempo em um ambiente muito quente ou seco, como ficar andando horas sob o sol quente, fazer atividade física extenuante ou ficar muito tempo na praia ou na piscina sem a proteção adequada.

Isso faz com que exista um aumento da temperatura corporal, o que faz com que exista maior liberação de água através do suor, favorecendo a desidratação e a insolação. Conheça mais sobre os riscos da insolação para a saúde.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico quando os sintomas são muito intensos, não melhoram ao longo do tempo ou acontece desmaio, sendo importante que o tratamento seja iniciado logo em seguida para que sejam evitadas complicações. Nesses casos, é necessária a administração de soro diretamente na veia para repor os sair minerais perdidos.

No entanto, na maioria dos casos de insolação a recomendação é a de que a pessoa seja apenas levada para um ambiente menos quente e que beba bastante água, pois assim é possível favorecer o funcionamento normal do mecanismo de transpiração do corpo, diminuindo a temperatura corporal.

Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender