Quando a pressão está alta (acima de 14 por 9) é recomendado:
- Tentar relaxar um pouco em caso de estresse excessivo, preocupação ou emoção forte e medir a pressão novamente quando mais calmo;
- Utilizar medidas para aliviar a dor, caso esteja sentindo dor, como medicamentos analgésicos, especialmente em caso de pancadas, fraturas ou doenças que afetam articulações como a osteoartrite, medindo a pressão novamente quando melhor;
- Certificar-se de que não esqueceu de tomar o medicamento anti-hipertensivo, caso já utilize, medindo a pressão novamente após o uso em aproximadamente 1 hora;
- Verificar se o aparelho de pressão funciona corretamente ou está bem colocado no braço e pedir para outra pessoa medir pressão para confirmar o valor;
No entanto, caso ocorram sintomas, como falta de ar, dor de cabeça, dor no peito ou visão embaçada, ou caso a pressão continue muito alta, geralmente acima de 18 por 12 é importante procurar uma emergência para avaliação, porque medicamentos anti-hipertensivos podem ser indicados.
Independente disso, é importante consultar um clínico geral ou cardiologista assim que possível caso a pressão arterial tenha se elevado, porque pode indicar o diagnóstico de hipertensão arterial ou necessidade de ajustar os medicamentos anti-hipertensivos caso já sejam utilizados. Entenda melhor como é feito o diagnóstico da pressão alta.

Porque a pressão fica alta
A pressão alta é mais comum em pessoas com hipertensão, que surge quando o sangue tem maior dificuldade para passar pelas artérias. No entanto, ter pressão alta por um curto período de tempo é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, e em qualquer idade, especialmente após situações como:
- Receber uma má notícia;
- Ficar muito emocionado;
- Fazer uma grande refeição;
- Fazer um esforço físico muito intenso.
Dessa forma, ter um pico de pressão alta ocasionalmente não é preocupante e, geralmente, é facilmente controlável, especialmente quando a pessoa é aparentemente saudável. Porém, se a pressão alta for muito constante é importante consultar um clínico geral para avaliar as chances de se ter hipertensão. Saiba mais sobre a hipertensão e porque surge.
Pessoas que sofrem com hipertensão devem ainda aferir a pressão arterial periodicamente na farmácia, além de tomar os medicamentos receitados pelo médico e manter os hábitos saudáveis, como fazer uma alimentação pobre em sal e em gordura, e praticar regularmente exercício físico leves a moderado.
Veja um exemplo da melhor dieta para ajudar a regular a pressão arterial.
O que fazer para controlar a pressão alta
Para controlar a pressão alta, evitando suas complicações, o hipertenso deve medir a pressão arterial pelo menos 1 vez por semana, anotando seus valores para mostrar ao cardiologista nas consultas seguintes. Assim o médico consegue ter uma melhor percepção de como a pressão se comporta e pode indicar o tratamento mais adequado.
No entanto, outras atitudes igualmente importantes e que devem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão são:
- Emagrecer, mantendo o peso ideal;
- Fazer uma dieta com pouco sal;
- Praticar exercícios físicos; veja como controlar a hipertensão com atividade física.
- Deixar de fumar, se for o caso;
- Evitar ambientes estressantes;
- Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.
Um tratamento caseiro para controlar a pressão alta é o suco de laranja, que apresenta propriedades anti-hipertensivas e pode ser consumido diariamente. No entanto, não deve substituir o uso dos medicamentos indicados pelo médico.
Assista este vídeo para saber o que fazer para baixar a pressão alta: