9 principais sintomas de pressão alta

Revisão médica: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
julho 2022

Os sintomas de pressão alta como tontura, visão embaçada, dor de cabeça ou dor na nuca geralmente só surgem quando a pressão aumenta muito rapidamente, como acontece em situação de estresse, após o uso de algum remédio ou uso de algum tipo de droga.

Nos casos de pressão alta, também conhecida como hipertensão, onde a pressão vai aumentando gradualmente ao longo dos anos, é pouco comum que surjam sintomas, já que o corpo vai se adaptando, o que faz com que a pressão alta seja considerada uma "doença silenciosa".

Por isso, ao desconfiar de pressão alta, é recomendado medir a pressão sanguínea com um aparelho próprio, em casa ou na farmácia, para verificar se a pressão realmente está alta, ou seja, acima de 140x90 mmHg. Veja como medir a pressão arterial.

Os principais sintomas que podem indicar que a pressão está alta são:

1. Enjoo

A pressão alta diminui a oxigenação e eleva a pressão da cabeça e da medula espinhal, o que reflete nas funções do sistema nervoso, causando o enjoo.

2. Dor de cabeça

O aumento da pressão arterial diminui a circulação de sangue na cabeça, além de comprimir alguns nervos sensíveis à dor, podendo causar dor de cabeça em algumas pessoas.

3. Sonolência

Por diminuir o fornecimento de oxigênio para o cérebro e todo o corpo, a pressão alta pode causar cansaço e sonolência.

4. Dor na nuca

A pressão alta pode causar dor na nuca que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor.

5. Zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido pode acontecer como consequência da diminuição do fluxo de sangue ou do aumento da viscosidade dos líquidos do ouvido, causados pela pressão alta.

6. Pequenos pontos de sangue nos olhos

A pressão alta pode levar ao surgimento de retinopatia hipertensiva, um grupo de alterações nos vasos sanguíneos que causa vazamento de sangue nos olhos.

7. Dificuldade para respirar

Esse sintoma pode surgir, porque a pressão alta diminui o fluxo de sangue, dificultando, assim, o transporte de oxigênio para os pulmões.

8. Visão dupla ou embaçada

A pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos da retina, além de aumentar a concentração de líquidos na retina, causando vista dupla, ou embaçada, e levando à cegueira, em casos mais graves.

9. Palpitações

Na pressão alta, as artérias estão mais estreitas, o que diminui o fluxo de sangue para o coração e causa palpitações cardíacas, que são alterações nos batimentos do coração.

Calculadora online de pressão arterial

Se acha que a sua pressão arterial está alta, por favor insira os dados na nossa calculadora:

mmHg
Erro
mmHg
Erro

O que fazer para baixar a pressão alta

Para baixar a pressão alta, é importante tomar os remédios receitados pelo cardiologista e repousar, tentando relaxar. No entanto, se a pressão arterial se manter acima de 140/90 mmHg após uma hora depois de tomar o remédio, é recomendado procurar um atendimento médico de urgência para iniciar o tratamento mais adequado.

Outra opção é tomar um copo de suco de laranja natural e tentar relaxar. Após 1 hora, deve-se medir a pressão novamente e, caso ainda esteja elevada, é recomendado ir a um atendimento de urgência para que seja indicada a melhor forma de diminuir a pressão. Veja alguns remédios caseiros que ajudam a controlar a pressão alta.

Assista no vídeo a seguir outras dicas para controlar a pressão alta:

Sintomas de pressão alta na gravidez

Os sintomas de pressão alta na gravidez, chamada também de pré-eclâmpsia, podem incluir fortes dores abdominais e pernas e pés muito inchados. Neste caso, deve-se consultar o obstetra o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado e prevenir complicações graves, como sangramentos e eclâmpsia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • MOUNT SINAI. High blood pressure and eye disease. Disponível em: <https://www.mountsinai.org/health-library/diseases-conditions/high-blood-pressure-and-eye-disease>. Acesso em 05 jul 2022
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE HIPERTENSÃO. Hipertensão arterial (HTA): o que é?. Disponível em: <https://www.sphta.org.pt/pt/base8_detail/24/89>. Acesso em 16 out 2020
Mostrar bibliografia completa
  • FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA. Tudo o que precisa saber sobre Hipertensão arterial. 2013. Disponível em: <http://www.fpcardiologia.pt/wp-content/uploads/2013/08/Brochura-CRC-N%C2%BA-9-Hip.-Art..pdf>. Acesso em 16 out 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE BRASIL. Cadernos de atenção básica: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica - hipertensão arterial sistêmica. 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hipertensao_arterial_sistemica_cab37.pdf>. Acesso em 27 abr 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao#sintomas>. Acesso em 27 dez 2019
  • AMERICAN HEART SOCIETY. What are the Symptoms of High Blood Pressure?. Disponível em: <https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/why-high-blood-pressure-is-a-silent-killer/what-are-the-symptoms-of-high-blood-pressure>. Acesso em 27 dez 2019
  • AMERICAN HEART SOCIETY. Hypertensive Crisis: When You Should Call 911 for High Blood Pressure. Disponível em: <https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/understanding-blood-pressure-readings/hypertensive-crisis-when-you-should-call-911-for-high-blood-pressure>. Acesso em 27 dez 2019
  • JUDD, E.; CALHOUN, D. A. Apparent and true resistant hypertension: definition, prevalence and outcomes. J Hum Hypertens. 28. 8; 463-8, 2014
  • ELLIOT, W. J. Systemic hypertension. Curr Probl Cardiol. 32. 4; 201-59, 2007
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886. 

Tuasaude no Youtube

  • Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

    11:32 | 1030598 visualizações
  • O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA

    05:17 | 2640779 visualizações