9 principais sintomas de pressão alta

Drª. Ana Luiza Lima
Informação do autor: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Outubro 2021

Os sintomas de pressão alta como tontura, visão embaçada, dor de cabeça ou dor na nuca geralmente só surgem quando a pressão aumenta muito rapidamente, como acontece em situação de intenso estresse, após o uso de algum medicamento ou utilização de algum tipo de droga.

Nos casos de pressão alta (hipertensão), em que a pressão vai aumentando gradualmente ao longo dos anos devido a maus hábitos, é pouco comum que surjam sintomas, já que o corpo vai se adaptando gradualmente, o que faz com que a pressão alta seja considerada uma "doença silenciosa".

Por isso, se se desconfiar que se tem pressão alta, o melhor a fazer é medir a pressão sanguínea com um aparelho próprio, em casa ou na farmácia, para verificar se a pressão realmente está mais alta que o recomendado (140x90 mmHg). Veja como é o passo-a-passo para medir a pressão arterial.

Principais sintomas

Os sintomas que podem indicar que a pressão está muito alta podem ser:

  1. Enjoo;
  2. Dor de cabeça;
  3. Dor na nuca;
  4. Sonolência;
  5. Zumbido no ouvido;
  6. Pequenos pontos de sangue nos olhos;
  7. Visão dupla ou embaçada;
  8. Dificuldade para respirar;
  9. Palpitações cardíacas.

Estes sintomas geralmente surgem quando a pressão está muito alta e, neste caso, o que se deve fazer é ir ao pronto-socorro imediatamente ou tomar o remédio receitado pelo cardiologista, imediatamente. Apesar da pressão alta ser uma doença silenciosa, ela pode provocar problemas de saúde graves, como insuficiência cardíaca, AVC ou perda de visão e, por isso, é indicado verificar a pressão arterial pelo menos 1 vez por ano. Saiba como diferenciar os sintomas de pressão baixa e alta.

O que fazer numa crise de pressão alta

Quando a pressão sobe repentinamente, e surgem sintomas como dor de cabeça especialmente na nuca, sonolência, dificuldade para respirar e visão dupla é importante tomar os remédios receitados pelo médico e repousar, tentando relaxar. Porém, caso a pressão alta se mantenha superior a 140/90 mmHg após uma hora, é indicado ir ao hospital para tomar anti-hipertensivos na veia.

Caso a pressão alta não resulte em sintomas, pode-se tomar um copo de suco de laranja feito na hora e tentar relaxar. Após 1 hora da ingestão do suco, deve-se medir a pressão novamente e, caso ainda esteja elevada, é recomendado ir ao hospital para que seja indicada a melhor forma de diminuir a pressão. Veja alguns exemplos de tratamentos caseiros que ajudam a controlar a pressão em: Remédio caseiro para pressão alta.

Assista no vídeo a seguir algumas dicas para controlar a pressão alta:

Sintomas de pressão alta na gravidez

Os sintomas de pressão alta na gravidez, também chamada de pré-eclâmpsia, podem incluir fortes dores abdominais e pernas e pés muito inchados, principalmente no final da gestação. Neste caso, deve-se consultar o obstetra o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado e prevenir complicações graves, como eclâmpsia, que pode prejudicar o bebê. Veja o que fazer para diminuir a pressão sem remédios.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE HIPERTENSÃO. Hipertensão arterial (HTA): o que é?. Disponível em: <https://www.sphta.org.pt/pt/base8_detail/24/89>. Acesso em 16 Out 2020
  • FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA. Tudo o que precisa saber sobre Hipertensão arterial. 2013. Disponível em: <http://www.fpcardiologia.pt/wp-content/uploads/2013/08/Brochura-CRC-N%C2%BA-9-Hip.-Art..pdf>. Acesso em 16 Out 2020
Mostrar bibliografia completa
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE BRASIL. Cadernos de atenção básica: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica - hipertensão arterial sistêmica. 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hipertensao_arterial_sistemica_cab37.pdf>. Acesso em 27 Abr 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao#sintomas>. Acesso em 27 Dez 2019
Informação do autor:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886. 

Vídeos relacionados

  • O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA

    05:17 | 2542738 visualizações
  • Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

    11:32 | 561747 visualizações
2.8 milhões