Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Preparo para exame MAPA, como é feito e para que serve

O exame MAPA significa monitorização ambulatorial da pressão arterial e consiste em um método que permite o registro da pressão arterial em um período de 24 horas, durante as atividades habituais do dia-a-dia e até quando a pessoa está dormindo. O MAPA é indicado por um médico cardiologista para fazer o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica ou para avaliar se um determinado tratamento medicamentoso para pressão alta está sendo eficaz.

Este exame é feito através da instalação de um aparelho de pressão ao redor do braço que fica conectado à uma pequena máquina que registra as medidas, no entanto, não impede da pessoa realizar tarefas como comer, caminhar ou trabalhar. Geralmente, o aparelho mede a pressão a cada 30 minutos e ao final do exame o médico poderá visualizar um relatório com todas as medidas feitas durante 24 horas. O MAPA é instalado em clínicas ou hospitais e o preço é de cerca de 150 reais.

Preparo para exame MAPA, como é feito e para que serve

Preparo para o exame

O exame MAPA deve ser feito, de preferência, nos dias em que a pessoa irá realizar as atividades habituais do dia-a-dia para que seja possível avaliar como a pressão arterial se comporta durante 24 horas. Antes de o aparelho ser instalado na pessoa é necessário vestir camisa ou blusa de manga larga para não limitar o movimento do braço e as mulheres devem evitar o uso de vestido, pois na maioria das vezes é realizado junto com o exame de Holter 24 horas. Saiba mais para que serve o Holter 24 horas.

Além disso, é importante manter o uso das medicações de uso diário conforme a orientação do médico, informando o tipo, a dose e o horário que se utiliza o medicamento. Deve-se evitar a realização de exercícios físicos muito pesados nas 24 horas antes e durante a realização do mesmo. Não é permitido tomar banho durante a realização do exame, pelo risco de molhar e danificar o aparelho.

Para que serve

O exame MAPA é recomendado por um cardiologista para medir a pressão arterial em um período de 24 horas durante a realização de atividades habituais e é indicado nas seguintes situações:

  • Diagnosticar hipertensão arterial sistêmica;
  • Avaliar sintomas de hipotensão;
  • Verificar a presença de hipertensão do avental branco, em pessoas que apresentam pressão alta somente quando vão ao consultório;
  • Analisar a pressão alta durante a gravidez;
  • Avaliar a eficácia dos medicamentos para pressão alta.

A monitorização da pressão arterial por 24 horas através do MAPA fornece informações sobre as variações da pressão arterial, durante o sono, na vigília e em situações de estresse, assim como, pode detectar e prever se uma pessoa desenvolverá doenças nos vasos sanguíneos do coração e do cérebro que estejam ligadas à hipertensão. Veja mais quais são os sintomas da hipertensão arterial.

Como é feito

O aparelho de pressão do exame MAPA é instalado em uma clínica ou hospital através da colocação de uma braçadeira, também chamado de manguito, que está ligada a um monitor eletrônico dentro de uma bolsa que deve ser acomodada em um cinto, para poder ser transportada facilmente.

A pessoa que estiver fazendo o exame deve seguir o dia normalmente e pode comer, caminhar e trabalhar, porém deve ter cuidado para o aparelho não molhar e sempre que possível, ficar quieta quando o aparelho apitar e com o braço apoiado e esticado, uma vez que irá ser registrada a pressão daquele momento. Geralmente, durante o exame o aparelho verifica a pressão a cada 30 minutos, de forma que ao final das 24 horas, o médico possa verificar pelo menos 24 medidas da pressão.

Durante o exame pode se sentir um desconforto, pois a braçadeira aperta durante a verificação da pressão, sendo que terminada as 24 horas, a pessoa deve retornar ao hospital ou clínica para retirar o aparelho e para que o médico possa fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado de acordo com o diagnóstico encontrado.

Cuidados durante o exame

A pessoa pode fazer as suas atividades diárias normais durante o exame MAPA, no entanto, alguns cuidados importantes devem ser seguidos, como:

  • Evitar que o tubo da braçadeira fique torcido ou dobrado;
  • Não fazer exercícios físicos pesados;
  • Não tomar banho;
  • Não desinsuflar o manguito manualmente.

Durante o período que a pessoa estiver dormindo não deve deitar em cima da braçadeira e o monitor pode ser colocado embaixo do travesseiro. Além disso, também é importante que, caso a pessoa tome algum remédio, anote no diário ou caderno, o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu, para depois mostrar ao médico.

Veja mais sobre o que comer para baixar a pressão alta:

Bibliografia >

  • CLEVELAND CLINIC. 24-Hour Ambulatory Blood Pressure Monitoring. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diagnostics/16330-24-hour-ambulatory-blood-pressure-monitoring>. Acesso em 08 Jan 2020
  • BLOOD PRESSURE UK. 24-hour ambulatory blood pressure monitoring (ABPM). Disponível em: <http://www.bloodpressureuk.org/BloodPressureandyou/Medicaltests/24-hourtest>. Acesso em 08 Jan 2020
  • GROSSMAN, Ehud. Ambulatory Blood Pressure Monitoring in the Diagnosis and Management of Hypertension. Diabetes Care. Vol.36 (Suppl 2). S307–S311, 2013
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. V Diretrizes Brasileiras de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA). Rev Bras Hipertens. Vol.18, n.1. 7-17, 2011
  • CRUZ AZUL DE SÃO PAULO. Orientações para realização do exame de MAPA. Disponível em: <http://www.cruzazulsp.com.br/saude/wp-content/uploads/2016/06/Orienta%C3%A7%C3%B5es-para-realiza%C3%A7%C3%A3o-do-exame-de-MAPA-PDF-15.pdf>. Acesso em 08 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem