Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de hérnia cervical

Os principais sintomas de hérnia de disco cervical são dor no pescoço, que pode se espalhar para os ombros, braços e mãos, e sensação de formigamento e de dormência, No entanto, nos casos mais graves também pode surgir diminuição da força muscular e dificuldade para movimentar o pescoço.

A hérnia de disco cervical é o deslocamento de parte do disco intervertebral, que é a região entre uma vértebra e outra, causado na maioria das vezes pelo desgaste da coluna e má postura. Dependendo do grau de deslocamento, a hérnia de disco não causa nenhum sintomas ou pode passar comprimir um nervo, causando as dores.

Sintomas de hérnia cervical

Fazem parte da coluna cervical as vértebras C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7, sendo que é mais comum o surgimento de hérnica de disco cervical entre as vértebras C6 e C7, mas independente da localização da hérnia, os seus sintomas serão sempre os mesmos.

Tratamento para hérnia cervical

O tratamento para hérnia cervical depende da localização, gravidade dos sintomas e do grau de compressão dos nervos da coluna. No início da doença, o tratamento consiste apenas em repouso, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e, eventualmente, usar colar cervical para evitar movimentos bruscos do pescoço. 

Em uma fase mais crônica da doença, quando os sintomas já duram mais que 2 meses, as condutas indicadas são a seguintes:

  • Usar analgésicos para aliviar as dores, como paracetamol, ibuprofeno, diclofenaco, naproxeno;
  • Usar relaxantes musculares, como ciclobenzaprina;
  • Evitar tudo o que piora as dores: trabalho físico pesado, ficar muito tempo numa mesma posição, fazer movimentos bruscos;
  • Fazer massagens de relaxamento dos músculos do pescoço;
  • Aplicar compressas quentes na região dolorida 3x/dia;
  • Correção da postura para tentar reduzir a compressão das raízes;
  • Fazer alongamentos para melhorar os movimentos do pescoço;
  • Fazer exercícios para fortalecimento dos músculos das costas;
  • Praticar atividades como caminhadas, hidroterapia e pilates.

No entanto, se os sintomas persistirem, pode ser recomendado fazer cirurgia para retirar a hérnia e descomprimir a coluna cervical. Também pode ser realizada uma fusão das vértebras afetadas ou inserção de uma prótese de disco. Saiba quais são as causas da hérnia cervical para prevenir complicações. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...