O principal sinal indicativo de bicho geográfico é o surgimento de um caminho vermelho na pele, semelhante a um mapa, e que causa coceira intensa, podendo piorar à noite. Esse sinal corresponde ao deslocamento da larva na pele, que normalmente é cerca de 1 cm por dia.
O bicho geográfico, também chamado de larva migrans cutânea, é uma infecção parasitária causada pelos parasitas Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum, que podem ser frequentemente encontrado nos animais domésticos, como cães e gatos. Assim, quando se anda descalço em locais que pode conter resto de fezes de animais, como areias ou campo, por exemplo, é possível que aconteça a infecção.

Sintomas de bicho geográfico
O bicho geográfico recebe esse nome porque as larvas que penetram na pele fazem um caminho pouco retilíneo que pode ser percebido, sendo muitas vezes semelhante a um mapa. Além da presença de um pequeno ponto vermelho e elevado na pele, que é indicativo da entrada do parasita, surgem outros sintomas que estão relacionados com a secreção liberada pelo parasita, como:
- Coceira intensa no local e que pode piorar durante a noite;
- Inchaço na pele;
- Sensação de algo mexendo dentro da pele;
- Surgimento de linhas vermelhas, semelhantes a caminhos,
Os sintomas podem surgir minutos ou semanas após o contato com o parasita, já que a larva pode permanecer dormente no organismo por alguns dias até começar a liberar secreções e deslocar-se na pele.
Os locais mais frequentemente acometidos são os pés, mãos, joelhos e nádegas, já que entram mais facilmente em contato com o chão contaminado e, consequentemente, com a larva infectante. Veja como acontece a infecção pelo bicho geográfico.
Como evitar o bicho geográfico
Uma das formas de evitar a contaminação com o bicho de pé é não andar descalço, em nenhum tipo de terreno, seja no asfalto, na grama ou na areia. No entanto, esta recomendação é mais difícil de seguir na praia e em parques e, por isso, é importante evitar as praias onde hajam animais domésticos como cachorros, por exemplo.
Em casa, os cães e gatos devem tomar remédios antiparasitários todos os anos, para que não possuam esses parasitas e não liberem ovos nas fezes, evitando, assim, a contaminação das pessoas.
Como é feito o tratamento
O tratamento para eliminar o bicho geográfico pode ser feito com o uso de medicamentos ou utilização de uma pomada antiparasitária, como o Tiabendazol ou Mebendazol, receitada pelo clínico geral ou dermatologista, que deve ser passada no local diariamente. Este tratamento dura em média 7 dias, e deve ser feito até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam dias antes. Entenda como é feito o tratamento para bicho geográfico.