6 sintomas de candidíase masculina (e o que fazer)

A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans, e se manifesta principalmente quando o sistema imunológico está enfraquecido, como acontece durante períodos de grande estresse ou quando se tem alguma doença como diabetes ou infecção por HIV, por exemplo. Os sintomas de candidíase no homem são bastante desconfortáveis e surgem especialmente no pênis, sendo os principais:

  1. Coceira intensa no pênis;
  2. Vermelhidão e inchaço na região genital;
  3. Corrimento esbranquiçado;
  4. Dor ou queimação ao urinar;
  5. Desconforto durante a relação sexual;
  6. Aparecimento de placas esbranquiçadas na cabeça do pênis.

Na presença de sinais e sintomas sugestivos de candidíase genital, é recomendado consultar o urologista para confirmar a infecção e iniciar o tratamento mais adequado.

Apesar de ser mais frequente na região genital, a candidíase pode também surgir na boca, no intestino ou na pele, especialmente em regiões como a dobra dos joelhos, da virilha, do pescoço e no umbigo, sendo importante consultar um clínico geral ou dermatologista para que seja indicado o melhor tratamento. Veja mais sobre a candidíase no homem.

6 sintomas de candidíase masculina (e o que fazer)

Teste de sintomas

Para saber o risco de estar com candidíase, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Coceira intensa na região genital
  2. 2. Vermelhidão e inchaço na região genital
  3. 3. Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis
  4. 4. Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado
  5. 5. Dor ou queimação ao urinar
  6. 6. Desconforto ou dor durante o contato íntimo
Imagem que indica que o site está carregando

O que fazer em caso de suspeita

Quando se acha que se pode estar com candidíase é muito importante consultar um urologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento com uma pomada antifúngica. No entanto, para aliviar os sintomas em casa, enquanto se espera pela consulta, deve-se manter a região íntima bem limpa e seca, assim como evitar o uso de roupas sintéticas ou muito apertadas, de forma a deixar que a pele respire.

Nos casos em que a candidíase é muito frequente ou persistente, e na ausência de outros fatores como ansiedade, estresse ou resfriados, é aconselhado que o homem faça um exame de sangue para avaliar a possibilidade de ter alguma doença que esteja prejudicando o sistema imune, como diabetes ou até uma infecção por HIV.

Como tratar a candidíase no homem

O tratamento para candidíase no homem pode ser feito em casa com a ingestão de remédios anti-fúngicos, como Fluconazol, e/ou o uso de uma pomada anti-fúngica, como Nistatina, por, aproximadamente, 7 a 10 dias. Veja uma lista mais completa das pomadas usadas para tratar a candidíase.

Além disso, durante o tratamento é também importante evitar o consumo de alimentos doces, açucarados ou fontes de carboidratos, pois favorecem o desenvolvimento do fungo Candida. Confira esta e outras dicas para completar o tratamento da candidíase naturalmente.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: