O tratamento da candidíase masculina, pode ser feito com o uso de pomadas, cremes ou comprimidos de antifúngicos receitados pelo urologista, pois ajudam a eliminar o fungo Candida albicans e aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão, aumento da sensibilidade da glande e/ou prepúcio, ou até secreção esbranquiçada.
Além dos remédios, alguns cuidados diários como manter a região íntima sempre seca, evitar ter contato íntimo durante o tratamento e adotar uma alimentação com pouca quantidade de carboidratos, como arroz, batata e pão, e em açúcar, também são importantes para tratar a candidíase peniana e ajudar a curá-la mais rápido.
O tratamento da candidíase masculina deve ser feito pelo urologista, após avaliação do pênis e do estado geral de saúde, que pode inciar o uso de remédios para aliviar os sintomas e evitar complicações como feridas ou fimose, por exemplo.
Veja, no vídeo a seguir, como é o tratamento da candidíase masculina:
Remédios para candidíase masculina
O tratamento da candidíase masculina pode ser feito com o uso de remédios na forma de cremes ou pomadas para uso tópico ou comprimidos para uso oral.
Os principais remédios que podem ser indicados pelo urologista são:
- Pomadas ou cremes antifúngicos, como clotrimazol, miconazol ou nistatina;
- Pomadas corticoides, como hidrocortisona;
- Comprimidos antifúngicos, como fluconazol.
Os cremes ou pomadas antifúngicas devem ser aplicados na glande ou no prepúcio, após a higiene local, de 2 a 3 vezes ao dia, por um período máximo de 3 semanas, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.
Já o comprimido antifúngico, a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de fluconazol 150 mg em dose única, sendo geralmente indicado para casos mais graves.
Em alguns casos, o urologista pode recomendar a combinação do tratamento com antifúngicos na forma de cremes e pomadas, junto com o comprimido.
Cuidados durante o tratamento
Além do uso de remédios prescritos pelo médico, para tratar a candidíase peniana, deve-se sempre seguir alguns cuidados a fim de curar mais rapidamente a doença, incluindo:
- Manter a região genital sempre limpa e seca;
- Evitar relações sexuais no período em que estiver em crise ou em tratamento;
- Evitar comer alimentos ricos em gorduras e açúcares;
- Aumentar o consumo de vitamina C com o objetivo de aumentar o sistema imunológico;
- Beber muita água;
- Comer mais verduras e hortaliças;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Não fumar;
- Usar preservativo em todas as relações sexuais;
- Evitar roupas justas e de material sintético.
O tratamento para candidíase deve ser realizado tanto pelo homem, quanto pela (o) parceira (o), caso tenho havido relação sexual, para que a doença seja totalmente eliminada. Saiba como identificar a candidíase no homem.
Sinais de melhora
Os sinais de melhora da candidíase masculina incluem a diminuição da dor durante o contato íntimo, assim como da vermelhidão e do inchaço, e o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento.
Sinais de piora
Os sinais de piora da candidíase no homem surgem quando o tratamento não é feito ou é feito de forma incorreta e incluem aumento da dor, da vermelhidão e do inchaço, assim como, do aparecimento das placas esbranquiçadas no pênis.
Tratamento caseiro para candidíase no homem
Uma opção de tratamento caseiro para candidíase no homem é através da aplicação de iogurte natural diretamente na região acometida pelo fungo, deixando agir por cerca de 30 minutos. O iogurte é eficaz porque contém bactérias benéficas que ajudam a reduzir a aliviar os sintomas da candidíase. É recomendado que o iogurte utilizado seja o mais natural possível, ou seja, livre de aditivos, gorduras e açúcar.
A alimentação é também de grande ajuda para se recuperar mais rápido da coceira e do incômodo causado pela candidíase. Veja o que comer e o que evitar para acelerar o tratamento da candidíase.