Como tratar a candidíase masculina

novembro 2022

O tratamento da candidíase masculina, pode ser feito com o uso de pomadas, cremes ou comprimidos de antifúngicos receitados pelo urologista, pois ajudam a eliminar o fungo Candida albicans e aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão, aumento da sensibilidade da glande e/ou prepúcio, ou até secreção esbranquiçada.

Além dos remédios, alguns cuidados diários como manter a região íntima sempre seca, evitar ter contato íntimo durante o tratamento e adotar uma alimentação com pouca quantidade de carboidratos, como arroz, batata e pão, e em açúcar, também são importantes para tratar a candidíase peniana e ajudar a curá-la mais rápido.

O tratamento da candidíase masculina deve ser feito pelo urologista, após avaliação do pênis e do estado geral de saúde, que pode inciar o uso de remédios para aliviar os sintomas e evitar complicações como feridas ou fimose, por exemplo.

Veja, no vídeo a seguir, como é o tratamento da candidíase masculina:

Remédios para candidíase masculina

O tratamento da candidíase masculina pode ser feito com o uso de remédios na forma de cremes ou pomadas para uso tópico ou comprimidos para uso oral.

Os principais remédios que podem ser indicados pelo urologista são:

  • Pomadas ou cremes antifúngicos, como clotrimazol, miconazol ou nistatina;
  • Pomadas corticoides, como hidrocortisona;
  • Comprimidos antifúngicos, como fluconazol. 

Os cremes ou pomadas antifúngicas devem ser aplicados na glande ou no prepúcio, após a higiene local, de 2 a 3 vezes ao dia, por um período máximo de 3 semanas, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Já o comprimido antifúngico, a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de fluconazol 150 mg em dose única, sendo geralmente indicado para casos mais graves.

Em alguns casos, o urologista pode recomendar a combinação do tratamento com antifúngicos na forma de cremes e pomadas, junto com o comprimido.

Cuidados durante o tratamento 

Além do uso de remédios prescritos pelo médico, para tratar a candidíase peniana, deve-se sempre seguir alguns cuidados a fim de curar mais rapidamente a doença, incluindo:

  • Manter a região genital sempre limpa e seca;
  • Evitar relações sexuais no período em que estiver em crise ou em tratamento;
  • Evitar comer alimentos ricos em gorduras e açúcares;
  • Aumentar o consumo de vitamina C com o objetivo de aumentar o sistema imunológico;
  • Beber muita água;
  • Comer mais verduras e hortaliças;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Usar preservativo em todas as relações sexuais;
  • Evitar roupas justas e de material sintético.

O tratamento para candidíase deve ser realizado tanto pelo homem, quanto pela (o) parceira (o), caso tenho havido relação sexual, para que a doença seja totalmente eliminada. Saiba como identificar a candidíase no homem.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da candidíase masculina incluem a diminuição da dor durante o contato íntimo, assim como da vermelhidão e do inchaço, e o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento.

Sinais de piora

Os sinais de piora da candidíase no homem surgem quando o tratamento não é feito ou é feito de forma incorreta e incluem aumento da dor, da vermelhidão e do inchaço, assim como, do aparecimento das placas esbranquiçadas no pênis.

Tratamento caseiro para candidíase no homem

Uma opção de tratamento caseiro para candidíase no homem é através da aplicação de iogurte natural diretamente na região acometida pelo fungo, deixando agir por cerca de 30 minutos. O iogurte é eficaz porque contém bactérias benéficas que ajudam a reduzir a aliviar os sintomas da candidíase. É recomendado que o iogurte utilizado seja o mais natural possível, ou seja, livre de aditivos, gorduras e açúcar.

A alimentação é também de grande ajuda para se recuperar mais rápido da coceira e do incômodo causado pela candidíase. Veja o que comer e o que evitar para acelerar o tratamento da candidíase.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • WRAY, A. A.; VELASQUEZ, J.; KHETARPAL, S. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Balanitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537143/>. Acesso em 18 nov 2022
  • R, A. N.; RAFIQ, N. B. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Candidiasis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK560624/>. Acesso em 18 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • YEAST INFECTION. 3 Step Plan for Male Yeast Infections: Stage 3 – The Soothing Treatment. Disponível em: <https://www.yeastinfection.org/3-step-plan-for-male-yeast-infections-stage-3-the-soothing-treatment/>. Acesso em 09 jul 2019
  • HEALTHLINE. Top 5 Male Yeast Infection Home Remedies. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/male-yeast-infection-home-remedy#natural-remedies>. Acesso em 09 jul 2019
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Como se livrar da CANDIDÍASE MASCULINA rapidamente

    06:45 | 8690 visualizações
  • Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

    06:24 | 1964619 visualizações