Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque aparece a Síndrome Uretral

A Síndrome Uretral é uma inflamação da uretra, que causa sintomas como dor abdominal, urgência urinária, dor e irritação ao urinar e sensação de pressão no abdômen, sendo por isso facilmente confundida com uma infecção urinária. O diagnóstico final desta síndrome é feito quando os exames de sangue e urina não acusam a presença de bactérias ou vírus e quando a toma correta de antibióticos não alivia os sintomas.

Este problema é mais comum em mulheres, porém ele também pode aparecer em homens, sendo muitas vezes confundido com uma uretrite que é uma infecção que é causada por vírus ou bactérias. Geralmente, o tratamento dessa síndrome envolve o controle dos sintomas sentidos, através da toma de analgésicos e antiespasmódicos para reduzir a dor e o desconforto. 

Porque aparece a Síndrome Uretral

Principais Sintomas 

Tanto nos homens, como nas mulheres, a Síndrome Uretral causa sintomas específicos que geralmente incluem: 

  • Dificuldade ou dor ao urinar; 
  • Dor durante a relação sexual; 
  • Dor a parte baixa do abdômen; 
  • Sensação de pressão no abdômen; 
  • Aumento da frequência urinária;
  • Urgência urinária.  

Além disso, nas mulheres este síndrome pode também causar desconforto na região da vulva, enquanto nos homens pode surgir dor ao ejacular, dor e inchaço nos testículos ou sangue no sêmen. 

Principais causas que levam ao surgimento desta síndrome

Estas síndrome pode ter diversas causas, porém ela surge especialmente quando existem problemas diretamente relacionados com a uretra como mal formações, irritações locais ou ferimentos locais. 

Enquanto que os ferimentos na uretra podem ser causados pelo uso de tampões, de diafragma ou por atividades como andar de bicicleta, as irritações locais podem ser causadas pelo uso de loções com perfumes, espermicidas ou lenços umedecidos, por exemplo.  

Como é feito o tratamento

O tratamento serve principalmente para aliviar os sintomas, sendo muitas vezes recomendada a toma de remédios analgésicos e antiespasmódicos para reduzir a dor e o desconforto sentidos. 

Porque aparece a Síndrome Uretral

Além disso, nos casos mais graves pode ser indicada a realização de cirurgia, especialmente quando os sintomas estão sendo causados por malformações na uretra como estreitamento, por exemplo. 

Para complementar o tratamento, podem também ser indicadas mudanças nos hábitos do dia a dia que possam estar a causar irritação na uretra, sendo contraindicado o uso de sabonetes perfumados, de espermicidas ou de lenços umedecidos. Além disso, apostar numa alimentação anti-inflamatória também pode ajudar a reduzir os sintomas, veja o que comer em Alimentação anti-inflamatória combate doenças

Mais sobre este assunto:
Carregando
...