Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome de Ramsay Hunt: o que é, causas, sintomas e tratamento

Agosto 2020

A Síndrome de Ramsay Hunt, também conhecida como herpes-zoster do ouvido, é uma infecção do nervo facial e auditivo que provoca paralisia facial, problemas de audição, vertigem e aparecimento de manchas e bolhas vermelhas na região da orelha.

Esta doença é causada pelo vírus herpes-zoster, causador da catapora, que se encontra adormecido num gânglio do nervo facial e que em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos pode voltar a reativar.

A Síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, porém, o vírus herpes-zoster que pode ser encontrados nas bolhas presentes junto da orelha, pode ser transmitido para outras pessoas e causar catapora em indivíduos que não tiveram antes a infecção. Saiba como identificar os sintomas da catapora.

Síndrome de Ramsay Hunt: o que é, causas, sintomas e tratamento

Quais os sintomas

Os sintomas da Síndrome de Ramsay Hunt podem ser:

  • Paralisia facial;
  • Dor de ouvido intensa;
  • Vertigem;
  • Dores e cabeça;
  • Dificuldade para falar;
  • Febre;
  • Olhos secos;
  • Alterações no paladar.

No início da manifestação da doença, ocorre a formação de pequenas bolhas cheias de líquido no ouvido externo e no canal auditivo, que se podem formar também na língua e/ou no céu da boca. A perda auditiva pode ser permanente, e a vertigem pode durar de alguns dias a várias semanas.

Possíveis causas

A Síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus herpes-zoster, causador da catapora e da zona, que se encontra adormecido num gânglio do nervo facial.

O risco de desenvolver esta doença é maior em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos, que tenham sofrido de catapora.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico da Síndrome de Ramsay Hunt é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente, juntamente com o exame ao ouvido. Outros testes, como o teste de Schirmer, para avaliar o lacrimejamento, ou teste da gustometria, para avaliar o paladar, também podem ser realizados. Alguns testes de laboratório, como PCR, também podem ser feitos para detectar presença do vírus.

O diagnóstico diferencial desta síndrome é feito com doenças como paralisia de Bell, neuralgia pós-herpética ou neuralgia do trigêmeo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da Síndrome de Ramsay Hunt é feito com remédios antivirais, como aciclovir ou fanciclovir, e corticoides, como a prednisona, por exemplo.

Além disso, o médico também pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e anticonvulsivantes, para aliviar as dores, e anti-histamínicos para reduzir os sintomas de vertigem e colírios lubrificantes para evitar a secura ocular, caso a pessoa tenha dificuldade para fechar o olho.

A intervenção cirúrgica pode ser importante quando existe a compressão do nervo facial, podendo aliviar a paralisia. A fonoaudiologia ajuda a minimizar os efeitos da infecção na audição e paralisia dos músculos faciais.

Bibliografia >

  • C J Sweeney, D H Gilden. Ramsay Hunt syndrome. J Neurol Neurosurg Psychiatry. Vol.71. 2.ed; 149-154, 2001
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem