Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome de Ramsay Hunt

A Síndrome de Ramsay Hunt, também conhecida como herpes-zoster do ouvido, é uma infecção do nervo facial e auditivo que provoca paralisia facial, problemas de audição, vertigem e aparecimento de manchas e bolhas vermelhas na região da orelha.

A Síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus herpes-zoster, causador da catapora, que se encontra adormecido num gânglio do nervo facial e que em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos pode voltar a reativar, causando esta síndrome.

A Síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, porém, o vírus herpes-zoster que pode ser encontrados nas bolhas presentes junto da orelha pode ser transmitido para outros e causar catapora em indivíduos que não tiveram antes a infecção.

Sintomas da Síndrome de Ramsay Hunt

Os sintomas da Síndrome de Ramsay Hunt podem ser:

  • Paralisia facial;
  • Dor de ouvido intensa;
  • Vertigem;
  • Dores e cabeça;
  • Dificuldade em falar;
  • Febre;
  • Olhos secos;
  • Alterações no paladar.

No início da manifestação da doença ocorre a formação de pequenas bolhas cheias de líquido no ouvido externo e no canal auditivo, que se podem formar também na língua ou céu da boca. A perda auditiva nesta infecção pode ser permanente. A vertigem dura de alguns dias a várias semanas.

Diagnóstico da Síndrome de Ramsay Hunt

O diagnóstico da Síndrome de Ramsay Hunt é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente, juntamente com o exame ao ouvido. Outros testes, como o teste de Shirmer, para avaliar o lacrimejamento, ou teste da gustometria, para avaliar o paladar, também podem ser realizados. Alguns testes de laboratório, como PCR, também podem ser feitos para detectar presença do vírus.

O diagnóstico diferencial da Síndrome de Ramsay Hunt é feito com doenças como paralisia de Bell, neuralgia pós-herpética ou neuralgia do trigêmeo.

Tratamento da Síndrome de Ramsay Hunt

O tratamento da Síndrome de Ramsay Hunt é feito com remédios antivirais, como Aciclovir, e anti-inflamatórios, como prednisona. É também indicada a ingestão de analgésicos para aliviar a dor e Diazepam para controlar as vertigens.

A intervenção cirúrgica pode ser importante quando existe a compressão do nervo facial, podendo aliviar a paralisia. A fonoaudiologia ajuda a minimizar os efeitos da infecção na audição e paralisia dos músculos faciais.

Fotos da Síndrome de Ramsay Hunt

Síndrome de Ramsay Hunt
Síndrome de Ramsay Hunt

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...