Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome da Rapunzel

A síndrome da Rapunzel é uma complicação grave que surge em pacientes que sofrem de tricotilomania e tricotilofagia, ou seja, vontade incontrolável de arrancar e engolir os próprios cabelos e que provoca fortes dores abdominais e perda de peso.

Normalmente, esta síndrome surge porque os cabelos ingeridos acumulam-se no estômago, uma vez que não podem ser digeridos, formando uma bola de cabelos, cientificamente chamada de tricobezoar gastroduodenal, que se estende desde o estômago até ao intestino, provocando obstrução do sistema digestivo.

A síndrome da Rapunzel tem cura através da cirurgia para retirar o acúmulo de cabelos do estômago e do intestino, no entanto, o paciente deve fazer psicoterapia para tratar a vontade incontrolável de arrancar e ingerir o próprio cabelo, evitando que a síndrome volte a surgir.

Bola de cabelos retirada do estômagoBola de cabelos retirada do estômago
Perda de cabelo em algumas zonas da cabeçaPerda de cabelo em algumas zonas da cabeça

Causas da síndrome da Rapunzel

A principal causa da síndrome da Rapunzel é a tricotilofagia, no entanto, o que geralmente está na base da vontade incontrolável de ingerir o próprio cabelo é o excesso de estresse ou problemas emocionais, como a separação dos pais ou término de um namoro, por exemplo.

Assim, a síndrome da Rapunzel é mais comum em crianças ou adolescentes que não têm outra forma de aliviar a pressão diária, passando a ter uma vontade incontrolável de arrancar e engolir os seus próprios cabelos.

Sintomas da síndrome da Rapunzel

Os principais sintomas da síndrome da Rapunzel incluem:

  • Perda de cabelo em algumas zonas da cabeça;
  • Dor gástrica intensa;
  • Prisão de ventre;
  • Perda de peso, sem razão aparente;
  • Vômito frequente após as refeições

Quando o paciente apresenta estes sintomas deve ir ao pronto-socorro para fazer exames de diagnóstico, como ultrassom, tomografia computadorizada ou raio X, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, evitando complicações como perfuração do intestino.

Tratamento para síndrome da Rapunzel

O tratamento para a Síndrome da Rapunzel deve ser orientado por um gastroenterologista e, normalmente, é feito com cirurgia por laparoscopia para retirar a bola de cabelos que está no estômago.

Após a cirurgia para síndrome da Rapunzel é recomendado que o paciente consulte um psicólogo para iniciar psicoterapia com o objetivo de tratar a vontade incontrolável de ingerir cabelos, evitando o surgimento de um novo tricobezoar gastroduodenal.

Saiba como fazer o tratamento da vontade de arrancar cabelos em: Tricotilomania.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...