Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Luftal (Simeticona) em gotas e comprimido

O Luftal é um remédio com simeticona na composição, indicado para o alívio do excesso de gases, responsáveis por sintomas como dor ou cólica intestinal. Além disso, este medicamento também pode ser usado na preparação de pacientes que necessitam ser submetidos a endoscopia digestiva ou colonoscopia.

O Luftal está disponível em gotas ou comprimidos, que podem ser encontrados em farmácias, disponíveis em embalagens de diferentes dimensões.

Luftal (Simeticona) em gotas e comprimido

Para que serve

O Luftal serve para aliviar sintomas como desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor e cólicas no abdômen, porque contribui para a eliminação dos gases que provocam esses desconforto.

Além disso, também pode ser usado como medicação auxiliar para a preparação de pacientes em exames médicos, como é o caso da endoscopia digestiva ou colonoscopia.

Como funciona

A simeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos e levando ao rompimento das bolhas e impedindo a formação de bolhas maiores, permitindo que sejam eliminadas mais facilmente, resultando no alívio dos sintomas associados com a retenção de gases.

Como usar

A posologia depende da forma farmacêutica que se pretende utilizar:

1. Comprimidos

A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, 3 vezes ao dia, às refeições.

2. Gotas

As gotas de Luftal podem ser administradas diretamente na boca ou serem diluídas em um pouco de água ou outro alimento. A dose recomendada depende da idade:

  • Bebês: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia;
  • Crianças até aos 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia;
  • Crianças acima de 12 anos e adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia.

O frasco deve ser agitado antes de ser utilizado. Veja quais as causas da cólica em bebê e dicas que podem ajudar a aliviar.

Quem não deve usar

O Luftal não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pessoas que sofram de distensão abdominal, cólica grave, dor persistente por mais de 36 horas ou que sintam uma massa palpável na região do abdômen.

Grávida pode tomar Luftal?

O Luftal pode ser usado por grávidas se for autorizado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Geralmente, este medicamento é bem tolerado porque a simeticona não é absorvida pelo organismo, atuando somente dentro do aparelho digestivo, sendo totalmente eliminada das fezes, sem alterações.

No entanto, embora seja raro, em alguns casos pode ocorrer eczema de contato ou urticária.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • INFARMED. Boletim de Faramcovigilância - Gravidez e utilização segura de fármacos. 2001. Disponível em: <http://www.infarmed.pt/documents/15786/1277078/bf5-2-2trim2001.pdf/f0c5c60a-fbe3-4655-b060-03e1fdf620bb?version=1.1>. Acesso em 25 Jul 2019
  • BRISTOL-MYERS SQUIBB FARMACÊUTICA LTDA. . BULA DO PROFISSIONAL DE SAÚDE - Luftal . 2016. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=23721312016&pIdAnexo=3942853>. Acesso em 03 Set 2019
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem