Sauna: benefícios, para que serve, tipos (e como fazer)

A sauna é uma sala aquecida e que pode promover benefícios à saúde, como ajudar na recuperação muscular e aliviar o estresse e a ansiedade, por exemplo.

Existem diferentes tipos de sauna, que variam conforme a umidade e a temperatura. A sauna seca possui entre 70 ºC e 100 ºC e de 10% a 20% de umidade, enquanto a sauna a vapor tem entre 40 ºC e 50 ºC e umidade que pode chegar a 100 %. Já a infrared sauna possui entre 45 ºC e 60 ºC e umidade de 25% a 35%.

Embora possa promover benefícios, existem alguns cuidados antes de fazer a sauna, como beber água e não consumir bebidas alcoólicas. Além disso, é recomendado sempre consultar o médico antes de fazer a sauna em casos de problemas de saúde, uso regular de medicamentos e gravidez, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da sauna e para que serve

Os possíveis benefícios e indicações da sauna incluem:

  • Ajudar na recuperação muscular e aliviar as dores musculares;
  • Favorecer a redução do risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta e acidente vascular cerebral;
  • Ajudar a aliviar os sintomas de doenças respiratórias, como asma e DPOC;
  • Complementar o tratamento de dores crônicas, como nos casos de osteoartrite, artrite reumatoide e fibromialgia;
  • Ajudar a reduzir o risco de alguns tipos de demência, incluindo a doença de Alzheimer;
  • Aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão, promovendo o bem-estar geral;
  • Melhorar a qualidade do sono.

Acredita-se que os benefícios da sauna estejam relacionados com uma possível redução do estresse oxidativo e da inflamação.

Além disso, a sauna também pode atuar aumentando a frequência cardíaca e a circulação de sangue, além de promover o relaxamento e ativar diferentes partes do sistema nervoso.

Leia também: Frequência cardíaca normal: batimento cardíaco por idade tuasaude.com/frequencia-cardiaca

Sauna emagrece?

Não existe nenhuma evidência científica de que a sauna emagreça, ou seja, ajuda na perda de gordura corporal.

Entretanto, a sauna promove uma perda temporária de peso, pois o suor intenso durante as sessões pode causar uma perda de líquidos corporais. Porém, esse peso corresponde somente à líquidos e não gordura, sendo recuperado posteriormente.

Leia também: Suar emagrece: mito ou verdade? tuasaude.com/suar-emagrece

Tipos de sauna e como fazer

A tabela a seguir traz um resmo sobre a temperatura e umidade de cada tipo de sauna:

Tipos de sauna Temperatura Umidade
Seca 70 ºC a 100 ºC 10% a 20%
A vapor 40 ºC a 50 ºC até 100%
Infrared 45 ºC a 60 ºC 25% a 35%

Os principais tipos de sauna são:

1. Sauna seca

A sauna seca, também chamada de sauna finlandesa tradicional, é um pequeno cômodo revestido de madeira, aquecido por eletricidade ou lenha.

Muitas saunas secas contêm pedras onde se pode jogar água para aumentar a umidade do ar.

Temperatura e umidade: esta sauna tem a temperatura entre 70 ºC e 100 ºC. A umidade da sauna seca é geralmente baixa, ficando entre 10% e 20%.

Como fazer: é recomendado fazer de 5 a 20 minutos desta sauna, entre 2 a 7 vezes por semana. Pode-se intercalar as sessões de sauna com resfriamentos, como nadar, tomar um duche ou ficar à temperatura ambiente.    

2. Sauna a vapor

A sauna a vapor, também chamada de sauna úmida, é um tipo de terapia de calor com alta umidade, tendo temperaturas menores que a sauna seca.

Temperatura e umidade: a temperatura pode variar entre 40 ºC e 50 ºC, enquanto a umidade é mais elevada, podendo chegar a 100 %.

Como fazer: pode-se fazer de 15 a 20 minutos por sessão, no máximo 4 vezes por semana.

3. Infrared sauna

A infrared sauna, ou sauna infravermelha, utiliza ondas de luz infravermelha especiais para aquecer diretamente o corpo da pessoa, em vez de aquecer o ar do ambiente

Isso permite que funcionem a temperaturas mais baixas do que as saunas tradicionais, sendo uma opção para quem não tolera o calor intenso.

Temperatura e umidade: a temperatura deste tipo de sauna varia entre 45 ºC e 60 ºC. Já a umidade varia entre 25% e 35%.

Como fazer: começar com sessões de 5 a 10 minutos e temperaturas mais baixas e ir aumentando gradativamente à medida que a tolerância individual aumentar, até alcançar sessões de 15 a 30 minutos.

Pode-se fazer de 3 a 4 vezes por semana, com o tempo máximo de 30 minutos por sessão.

Cuidados ao fazer a sauna

Alguns cuidados importante ao fazer a sauna são:

  • Consultar o médico antes de usar a sauna pela primeira vez, especialmente em casos de problemas de saúde, uso regular de medicamentos ou gravidez;
  • Beber um ou dois copos de água antes e durante as sessões, para evitar a desidratação;
  • Limitar as sessões de sauna entre 15 a 30 minutos e até 7 vezes por semana;
  • Pessoas iniciantes devem começar com sessões mais curtas, de 5 a 10 minutos, e aumentar gradualmente o tempo;
  • Tomar um duche rápido antes e depois de usar a sauna;
  • Usar roupas leves e soltas ou uma toalha;
  • Evitar medicamentos que possam prejudicar a transpiração e causar superaquecimento;
  • Não usar e anti-hipertensivos imediatamente antes da sauna, pois pode favorecer a hipotensão ortostática.

Além disso, não se deve consumir bebidas alcoólicas antes ou durante a sauna, pois isso pode aumentar o risco de desidratação, diminuição da pressão arterial, alteração no ritmo cardíaco e, em casos extremos, óbito.

Na presença de sintomas como tonturas, sonolência, vertigens, mal-estar ou desconforto, deve-se sair da sauna e procurar ajuda médica, se necessário.

Malefícios da sauna

Os possíveis malefícios e efeitos colaterais da sauna incluem desidratação, mal-estar, baixa pressão arterial, tonturas, queimaduras, aumento do volume de urina.

Outros efeitos colaterais mais raros que também podem surgir com o uso da sauna são: dor temporária nas pernas, isquemia miocárdica, síncope, pneumonite de hipersensibilidade, golpes de calor não-esforçados, rabdomiólise e irritações oculares.

Além disso, o uso da sauna também pode diminuir a contagem e a motilidade dos espermatozoides, podendo, por isso, reduzir a fertilidade masculina.

Quem não pode fazer

A sauna não deve ser feita por pessoas com problemas de saúde como esclerose múltipla, doenças infecciosas, angina de peito instável, insuficiência cardíaca descompensada, AVC ou infarto do miocárdio recente ou estenose aórtica grave.

Pessoas com pressão baixa, epilepsia, pressão arterial alta não controlada e doenças cardíacas devem consultar o médico antes de usar a sauna.

Além disso, pessoas com menos de 16 e mais de 65 anos, também devem consultar o médico antes de fazer a sauna.

Mulheres grávidas ou tentando engravidar devem evitar o uso da sauna, pois o calor pode ser prejudicial ao feto, especialmente no início da gravidez, podendo causar defeitos congênitos.

Vídeos relacionados

CALOR ou FRIO para Aliviar a Dor | Como Usar Corretamente

01:39 | 542.258 visualizações