Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sangramento nasal infantil: por que acontece e o que fazer

O sangramento nasal infantil é mais comum de acontecer nas épocas mais frias do ano, isso porque é comum que durante esse período a mucosa do nariz fique mais ressecada, favorecendo a ocorrência de sangramentos. Além disso, o sangramento pode acontecer quando a criança assoa o nariz muito forte ou quando leva alguma pancada no nariz.

Na maioria dos casos, o sangramento do nariz das crianças não é grave e não necessita de tratamento específico, sendo apenas recomendado que seja feita pressão no nariz para parar o sangramento, não sendo recomendado colocar papel ou algodão nas narinas ou colocar a cabeça da criança para trás.

Nos casos em que o sangramento é mais intenso e acontece com frequência, é importante que a criança seja levada ao pediatra, pois assim é possível que seja feita uma avaliação e possa ser identificada a causa do sangramento e indicado o tratamento mais adequado.

Sangramento nasal infantil: por que acontece e o que fazer

Por que pode acontecer

O sangramento nasal infantil acontece devido ao rompimento de pequenos vasinhos presentes no nariz, o que acontece na maioria dos casos devido ao ressecamento na mucosa nasal ou lesões no nariz. Assim, as principais causas nariz sangrando na criança são:

  • Assoar o nariz muito forte;
  • Sinusite;
  • Rinite;
  • Ambiente muito seco ou muito frio;
  • Presença de objetos no nariz;
  • Pancadas no rosto.

No caso do sangramento não passar ou ser notado outros sintomas, é importante que o pediatra seja consultado, isso porque pode ser sinal de doenças mais graves como doenças autoimunes, alteração nos níveis de plaquetas, infecções ou hemofilia, que devem ser investigadas para que o tratamento adequado seja iniciado. Conheça outras causas de sangramento nasal.

O que fazer

Ao notar o sangramento, é importante acalmar a criança, já que na maioria dos casos não é indicativo de problemas graves.

Para parar o sangramento, é indicado que seja feita leve pressão no local em que está sangrando por cerca de 10 a 15 minutos, podendo também colocar uma pedrinha de gelo no local para favorecer a contração dos vasos sanguíneos da região e, assim, parar o sangramento.

Não é recomendado inclinar a cabeça para trás e nem colocar algodão ou papel no nariz da criança, isso porque pode fazer com que a criança engula o sangue, o que pode causar irritação no estômago e ser desconfortável.

Confira mais dicas para parar o sangramento nasal assistindo ao vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem