Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Colocar sal embaixo da língua combate a pressão baixa?

Colocar uma pitadinha de sal embaixo da língua quando a pessoa apresenta sintomas de pressão baixa, como tontura, dor de cabeça e sensação de desmaio, é desaconselhado porque este sal, pode demorar mais de 4 horas para que consiga aumentar um pouco a pressão sanguínea, não tendo nenhum efeito imediato sob a pressão. 

Primeiro, o sal vai reter os líquidos do corpo e só depois é que este mesmo sal irá aumentar o volume de sangue, combatendo a pressão baixa, e todo esse processo pode demorar até 2 dias para acontecer.

Apesar da ingestão de sal ajudar no controle da pressão baixa não é preciso que a pessoa que tem pressão baixa aumente a quantidade de sal em suas refeições porque a quantidade de sal que é ingerida no Brasil é de cerca de 12 gramas por dia, mais que o dobro que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de apenas 5g diários. 

Colocar sal embaixo da língua combate a pressão baixa?

O que fazer em caso de crise de pressão baixa

O que se recomenda fazer quando o indivíduo está com pressão baixa e sente que vai desmaiar, é deitá-lo no chão deixando as pernas mais elevadas do que o resto do corpo. Assim, o sangue irá fluir mais rapidamente para o coração e para o cérebro e o mal estar desaparecerá em instantes.

Tomar 1 copo de suco de laranja acabado de fazer e comer um biscoito salgado ou tomar café ou chá preto também é uma boa estratégia para que a pessoa se sinta melhor porque a cafeína e o estímulo da digestão irão aumentar a circulação sanguínea, aumentando os batimentos cardíacos e a pressão.

Estratégias para regular a pressão naturalmente

As pesquisas apontam que até mesmo as pessoas que tem pressão baixa podem sofrer com a pressão alta no futuro, porque tendem a consumir mais alimentos ricos em sal e sódio no seu dia a dia. Assim, é recomendado que a pessoa que tem pressão baixa consuma apenas as 5 gramas de sal e sódio indicados pela OMS, isso significa que:

  • Não é preciso adicionar sal as refeições prontas, como nas saladas e sopas;
  • Não deve ter o saleiro em cima da mesa para evitar o uso excessivo de sal;
  • Comer regularmente, a cada 3 ou 4 horas, evitando períodos prolongados de jejum;
  • Embora possa cozinhar com sal também deve investir na ervas aromáticas para conferir mais sabor aos alimentos. Veja as melhores ervas e como usar para temperar.

Além disso também é recomendado evitar ficar em lugares muito quentes, e sob a exposição direta do sol na rua, na praia ou na piscina porque isso favorece a desidratação e consequentemente a queda da pressão.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...