Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer quando a pressão está baixa

Quem tem a pressão baixa deve fazer uma alimentação normal, saudável e equilibrada. O maior consumo de sal não é recomendável e não trata a pressão baixa, porém, quem sofre com sonolência, boca seca, cansaço ou tonturas frequentes por causa da pressão baixa pode experimentar:

  1. Comer um quadradinho de chocolate meio-amargo após o almoço, pois tem teobromina, que é uma substância que melhora a frequência cardíaca e combate a pressão baixa;
  2. Ter sempre por perto uma bolacha de água e sal, leite desnatado em pó ou ovo cozido, que pode-se comer ao lanche, por exemplo;
  3. Beber chá verde, chá mate ou chá preto durante todo o dia, porque possui teína, uma substância que ajuda a manter a pressão controlada;
  4. Tomar um copo de suco de laranja se a pressão baixar de repente.

Além disso, é importante tomar sempre o café da manhã, que deve incluir um suco de laranja natural e um café para ajudar a aumentar a pressão e melhorar os sintomas de pressão baixa, como tonturas e, embora cada pessoa responda uma maneira diferente a estas medidas, normalmente melhora muito a sensação de bem-estar.

O que comer quando a pressão está baixa

O que fazer para melhorar a queda de pressão

Quando a pressão baixa acontece repentinamente, na rua ou em casa, devido a um dia muito quente, por exemplo, o mais importante é deitar a pessoa com a barriga para cima, as pernas elevadas e, depois que melhorar, oferecer um pouco de suco de laranja natural, refrigerante com cafeína ou café. No entanto, se a pessoa continuar com a sensação de desmaio, deve-se evitar dar qualquer tipo de bebida ou alimentos, pois provocar engasgamento.

Geralmente, após 5 ou 10 minutos os sintomas melhoram, mas é importante medir a pressão aproximadamente 30 minutos depois de passar mal para verificar se a pressão aumentou e está dentro de valores aceitáveis, que deve ser no mínimo 90 mmHg x 60 mmHg, que embora mais baixos do que o normal, não geram mal-estar.

Saiba mais sobre o que fazer quando a pressão baixa repentinamente.

Lista de alimentos para pressão baixa

Os alimentos para a pressão baixa são principalmente alimentos que contêm sal na sua composição, como:

AlimentosQuantidade de sal (sódio) por 100 g
Bacalhau salgado, cru22.180 mg
Biscoito cream cracker854 mg
Cereais de milho655 mg
Pão francês648 mg
Leite desnatado em pó432 mg
Ovo168 mg
Iogurte52 mg
Melão11 mg
Beterraba crua10 mg

A dose diária recomendada de sal por dia é de aproximadamente 1500 mg e esta quantidade é facilmente ingerida através dos alimentos que já têm sal na sua composição, por isso, não é necessário adicional sal aos alimentos quando são cozidos.

Quando ir ao médico

Geralmente a pressão baixa não provoca qualquer sintoma ou problema para a saúde e, por isso, não é necessário nenhum tratamento médico. No entanto, é aconselhado ir ao pronto socorro se a queda de pressão for repentina ou surgirem sintomas como: 

  • Desmaio que não melhora em 5 minutos;
  • Presença de dor forte no peito;
  • Febre acima de 38 ºC;
  • Batimento cardíaco irregular;
  • Dificuldade para respirar.

Nestes casos, a alteração da pressão arterial pode estar sendo causada por problemas graves como infarto ou AVC, por exemplo, e, por isso, é muito importante ir rapidamente ao pronto-socorro ou chamar ajuda médica, ligando para o 192.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...