10 sintomas de pressão baixa (e o que fazer)

Atualizado em agosto 2023

Os principais sintomas de pressão baixa são tontura, sensação de que a cabeça está vazia, coração acelerado, náusea e/ou vômitos, além de confusão mental, sonolência excessiva ou desmaio, nos casos mais graves.

A pressão é considerada baixa quando seu valor é inferior a 90x60 mmHg, ou 9 por 6, e normalmente acontece quando está muito calor, a pessoa se levanta rápido demais e/ou bebe poucos líquidos. Entenda melhor o que é a pressão baixa e suas causas.

Embora a pressão baixa nem sempre seja grave, em caso de sintomas é recomendado consultar um cardiologista para verificar se existe algum problema que necessite de tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de pressão baixa são:

1. Tontura

A tontura é um sintoma comum quando a pressão começa a baixar e, normalmente, é acompanhada de outros sintomas como náusea e/ou vômitos. A tontura acontece devido a alterações no fluxo de sangue para partes do cérebro que controlam o equilíbrio. Veja outras causas de tontura e o que fazer.

2. Sensação de cabeça vazia

Quando a pressão começa a baixar, a pessoa pode sentir a cabeça vazia ou leve demais, devido à redução da oxigenação do cérebro. Além disso, também é comum começar a ter dificuldade para se concentrar em suas tarefas.

3. Coração acelerado

Quando a pressão está baixa, é comum sentir o coração mais acelerado, porque o sistema nervoso o estimula a bombear mais sangue para os vasos como uma tentativa de normalizar a pressão arterial. Conheça outras causas de coração acelerado.

4. Náuseas e/ou vômitos

Náuseas e/ou vômitos são sintomas que normalmente surgem quando a pressão baixa começa a se instalar, indicando que o fluxo de sangue para partes do cérebro como o sistema vestibular, que auxilia no controle do equilíbrio do corpo, está menor. Confira mais causas de vômitos.

5. Fraqueza ou cansaço

Devido à pressão baixa, o fluxo de sangue para os músculos pode diminuir, fazendo com que não chegue oxigênio ou nutrientes adequadamente, causando sintomas como fraqueza e cansaço.

6. Palidez

A palidez é um sintoma comum de pressão baixa e normalmente acontece porque, quando a pressão cai, os vasos sanguíneos mais superficiais da pele se contraem para favorecer a circulação de sangue em vasos mais calibrosos do corpo.  

7. Dificuldade para se concentrar

A dificuldade para se concentrar pode ser um sintoma inicial da pressão baixa, já indicando que áreas do cérebro responsáveis pela atenção e memória não estão recebendo oxigênio suficiente para funcionar adequadamente.

8. Confusão mental

Quando a pressão arterial está muito baixa, devido à falta de oxigênio no cérebro, a pessoa pode ficar confusa, apresentando dificuldade de raciocínio e não reconhecendo onde está ou familiares que a acompanham, por exemplo. 

9. Sono excessivo

O sono excessivo algumas vezes pode indicar que a pressão está muito baixa e, normalmente, surge devido às alterações no funcionamento do cérebro causadas pela redução do fluxo sanguíneo. Além de sonolenta, a pessoa também pode estar confusa. Saiba o que pode ser o sono excessivo.

10. Desmaio

O desmaio normalmente acontece quando a pressão está excessivamente baixa e/ou cai repentinamente, fazendo com que não chegue oxigênio suficiente até o cérebro naquele momento. Entenda melhor o que é desmaio e suas causas.

Como saber se a pressão está baixa

Para saber se a pressão está baixa, por favor informe os dados da sua pressão na calculadora abaixo:

mmHg
Erro
mmHg
Erro

O que fazer

Em caso de sintomas de pressão baixa, é recomendado a pessoa parar o que está fazendo e sentar ou, se possível, deitar em um lugar em que possa elevar as pernas acima do nível do coração, para aliviar os sintomas. 

Além disso, caso os sintomas sejam persistentes, surja confusão mental ou sonolência excessiva ou a pessoa desmaie, é recomendado procurar uma emergência. Veja mais orientações sobre o que fazer em caso de pressão baixa.

Quando a pressão baixa provoca sintomas, é importante consultar um cardiologista para uma avaliação. Marque uma consulta com o cardiologista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender