Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a planta Saião e como tomar

O Saião é uma planta medicinal, também conhecida como coirama, folha-da-fortuna, folha-da-costa ou orelha-de-monge, muito utilizada no tratamento de alterações estomacais, como indigestão ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante.

O nome científico desta planta é Kalanchoe brasiliensis Cambess, e suas folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação, muito consumida na forma de chás, sucos ou utilizada para preparações de pomadas e infusões. 

Para que serve a planta Saião e como tomar

Para que serve

Devido às suas propriedades, o Saião pode ser utilizado para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Contribuição para o tratamento de doenças gastrointestinais, como gastrite, dispepsia ou doença inflamatória intestinal, por exemplo, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino;
  • Efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial;
  • Tratamento de lesões de pele, como úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas e picadas de inseto;
  • Auxílio ao tratamento de infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse;

Além disso, o consumo do saião tem sido apontado como tendo efeito anti-tumoral, até agora testado em ratos, o que pode trazer benefícios futuros no tratamento contra o câncer.

Chá de Saião

A parte mais utilizada do saião é sua folha, que é utilizada na preparação de chás, sucos e extratos para aplicar na pele ou preparar cremes e pomadas. No entanto, o saião é mais comumente utilizado em forma de chá, sendo fácil e simples de fazer.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de folhas picadas;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Para fazer o chá, basta colocar as folhas picadas em água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menso 2 xícaras por dia.

Além disso, a folha de saião pode ser batida junto com um xícara de leite, devendo-se coar e tomar a mistura 2 vezes ao dia, o que muitos acreditam potencializar seus efeitos como calmante da tosse e cicatrizante estomacal. 

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Apesar de até o momento não terem sido descritos efeitos colaterais ou contraindicações relacionadas, o consumo de saião deve ser recomendado pelo médico ou fitoterapeuta, não sendo normalmente recomendado por gestantes ou em fase de amamentação.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem