Assa-peixe: o que é, para que serve e como fazer o chá

A assa-peixe é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, sendo uma ótima opção para complementar o tratamento de situações como gripe, pneumonia e bronquite, aliviando sintomas como febre e tosse persistente.

A assa-peixe, conhecida também como assa-peixe branco, cambará-branco e alecrim-do-campo, pode ser encontrada em jardins ou em feiras de rua, sendo geralmente usada no preparo de chás que podem ser ingeridos ou aplicados na pele.

É importante lembrar que, apesar de promover muitos benefícios para a saúde, a assa-peixe não deve substituir os tratamentos recomendados pelo médico.

Para que serve

A assa-peixe contém flavonoides, saponinas e cumarinas, que são compostos bioativos com propriedades expectorantes, antirreumáticas, diuréticas e anti-inflamatórias.

Por isso, a assa-peixe pode complementar o tratamento de situações, como:

  1. Ajudar no tratamento de alterações respiratórias, como gripe, pneumonia e bronquite, aliviando tosses e febres;
  2. Aliviar dores musculares, por diminuir a inflamação, quando aplicada diretamente na pele;
  3. Diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos, já que possui propriedades diuréticas.

Além disso, a assa-peixe também pode ajudar no tratamento de outros problemas de saúde como hemorroidas, úlceras e pedra nos rins. No entanto, ainda são necessários estudos que comprovem esses possíveis benefícios dessa planta.

Assa-peixe é bom para COVID-19?

A assa-peixe possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, ajudando no alívio de sintomas como tosse persistente e febre, podendo, por isso, ser usada para complementar o tratamento de diversos problemas respiratórios.

No entanto, ainda não existem evidências científicas que comprovem sobre os benefícios do uso da assa-peixe na prevenção ou no tratamento da COVID-19.

Como usar a assa-peixe

As partes utilizadas da assa-peixe são as folhas, que podem ser usadas no preparo de chás que podem ser ingeridos ou aplicados na pele.

Chá de assa-peixe

O chá de assa-peixe pode ser feito com folhas frescas ou secas da planta.

Ingredientes:

  • 3g (1 colher de sopa) de folhas de assa-peixe picadas;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, ou chaleira, ferver a água. Retirar a água do fogo e acrescentar as folhas de assa-peixe. Tampar, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber de 1 a 3 xícaras por dia.

Em caso de lesões musculares pode-se molhar o chá, com auxílio de gaze, algodão ou pano limpo, aplicando sobre a região afetada. Este procedimento deve ser feito 2 vezes ao dia, deixando agir por 2 horas cada.

Efeitos colaterais e contraindicações

A assa-peixe não é indicada para crianças menores de 12 anos, assim como é contraindicada para mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Até o momento não foram descritos efeitos colaterais relacionados ao uso da assa-peixe.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS. 2019. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf>. Acesso em 16 set 2022
  • SOUZA, V, R, Paulo et al. Vernonia polyanthes (Spreng.) Less.: uma visão geral da sua utilização como planta medicinal, composição química e atividades farmacológicas. Fitos. 105-115, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • RODRIGUES, Kamilla C. M.; CHIBLI, Lucas A.; SANTOS, Bruna C. S. et al. Evidence of Bioactive Compounds from Vernonia polyanthes Leaves with Topical Anti-Inflammatory Potential. Int. J. Mol. Sci. Vol 17. 2016
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • O melhor REMÉDIO NATURAL para GRIPE

    12:17 | 502611 visualizações
  • Remédios Caseiros para a Tosse

    03:28 | 1504612 visualizações