Rim inchado: o que pode ser, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2023

O rim inchado, conhecido cientificamente como hidronefrose, acontece quando há um bloqueio no fluxo de urina em qualquer região do sistema urinário, desde os rins até a uretra. Dessa forma, a urina fica retida, levando ao inchaço do rim, que pode ser percebido por meio de alguns sintomas como dor na lombar, dor e dificuldade para urinar, náuseas, incontinência urinária e febre.

O inchaço dos rins acontece principalmente pela obstrução no ureter que pode acontecer devido à presença de tumores, pedra nos rins, hiperplasia prostática benigna ou ser devido a malformações do sistema urinário, passando a ser denominada hidronefrose congênita. Saiba mais sobre a hidronefrose.

Imagem ilustrativa número 3

Sintomas de rim inchado

Os principais sintomas de rim inchado (hidronefrose) são:

  • Dor na região dos rins;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor e dificuldade em urinar;
  • Dor lombar ou nos rins;
  • Diminuição do volume da urina;
  • Urina com sangue vermelho vivo ou urina cor de rosa;
  • Náusea e vômito;
  • Perda de apetite.

Na maioria dos casos de inchaço nos rins não são verificados sinais ou sintomas, no entanto quando aparecem variam de acordo com a causa, duração e localização do bloqueio que deu origem à hidronefrose.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do rim dilatado é feito por um médico nefrologista, urologista ou clínico geral, que geralmente solicita exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para avaliar não só o rim, mas todo o sistema urinário. Além disso, normalmente são solicitados exames de urina e de sangue para verificar alterações no sistema urinário.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nefrologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O médico pode realizar também uma cateterização da bexiga, que é um procedimento em que um tubo fino é inserido através da uretra com o objetivo de drenar a urina. Se muita urina conseguir ser drenada, significa que existe uma obstrução e que o rim pode estar inchado também.

Principais causas

A obstrução nos rins que leva ao inchaço nesses órgãos pode ser devido à presença de tumores, pedra nos rins ou no ureter, presença de coágulos e prisão de ventre. Além disso, nos homens o rim dilatado pode acontecer devido ao aumento da próstata.

É comum também que o rim das mulheres fique inchado durante a gestação, isso devido ao crescimento do feto dentro do útero que pode pressionar o sistema urinário e, assim, impedir a passagem de urina, que acaba se acumulando nos rins. As infecções urinárias também podem fazer com que os rins fiquem inchados, pois podem prejudicar o funcionamento do ureter.

Em alguns casos, o inchaço do rim pode estar presente desde o nascimento, sendo devido à malformação do sistema urinário e, por isso, o inchaço renal é dito congênito.

Tratamento para rim inchado

O tratamento para rim inchado vai depender da sua causa, mas pode ser feito com remédios prescritos pelo nefrologista ou urologista para aliviar os sintomas ou prevenir infecções que são comuns de acontecer quando o rim encontra-se dilatado. Além disso, em alguns casos pode ser indicada a realização de pequena cirurgia para retirar a urina acumulada e uso de cateter urinário após o procedimento.

Vídeos relacionados