Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rim inchado: sintomas, causas e tratamento

O rim inchado, também conhecido popularmente com rim dilatado e cientificamente como Hidronefrose, acontece quando há uma obstrução no ureter, que é um canal que conduz a urina dos rins até a bexiga. Dessa forma, a urina fica retida nos rins, levando ao seu inchaço, que pode ser percebido por meio de alguns sintomas como dor na lombar, dor e dificuldade para urinar, náuseas, incontinência urinária e febre.

O inchaço dos rins acontece principalmente pela obstrução no ureter que pode acontecer devido à presença de tumores, pedra nos rins, presença de coágulos ou ser devido a malformações do sistema urinário, passando a ser denominada hidronefrose congênita. Saiba mais sobre a hidronefrose.

Rim inchado: sintomas, causas e tratamento

Sintomas de rim inchado

Na maioria dos casos de inchaço nos rins, não são verificados sinais ou sintomas, no entanto quando aparecem variam de acordo com a causa, duração e localização da obstrução. O sintoma mais comum é a dor na lombar, também conhecida por dor no rim, que pode irradiar para a virilha quando a causa é obstrução por conta de pedra nos rins, por exemplo. Outros sintomas são:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor e dificuldade em urinar;
  • Dor lombar ou nos rins;
  • Diminuição do volume da urina;
  • Urina com sangue vermelho vivo ou urina cor de rosa;
  • Náusea e vômito;
  • Perda de apetite.

O diagnóstico do rim dilatado é feito pelo nefrologista, que geralmente solicita exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para avaliar não só o rim, mas todo o sistema urinário. Além disso, normalmente são solicitados exames de urina e de sangue para verificar alterações no sistema urinário.

O médico pode realizar também uma cauterização da bexiga, que é um procedimento em que um tubo fino é inserido através da uretra com o objetivo de drenar a urina. Se muita urina conseguir ser drenada, significa que o rim está inchado.

Principais causas

A obstrução nos rins que leva ao inchaço nesses órgãos pode ser devido à presença de tumores, pedra nos rins ou no ureter, presença de coágulos e prisão de ventre. Além disso, nos homens o rim dilatado pode acontecer devido ao aumento da próstata.

É comum também que o rim das mulheres fique inchado durante a gestação, isso por que o crescimento do feto dentro do útero pode pressionar o sistema urinário e, assim, impedir a passagem de urina, que acaba se acumulando nos rins. As infecções urinárias também podem fazer com que os rins fiquem inchados, pois podem prejudicar o funcionamento do ureter.

Em alguns casos, o inchaço do rim pode estar presente desde o nascimento, sendo devido à mal-formação do sistema urinário e, por isso, o inchaço renal é dito congênito.

Tratamento para rim inchado

O tratamento para rim inchado vai depender da sua causa, mas pode ser feito com remédios prescritos pelo nefrologista ou urologista para aliviar os sintomas ou prevenir infecções que são comuns de acontecer quando o rim encontra-se dilatado. Além disso, em alguns casos pode ser indicada a realização de pequena cirurgia para retirar a urina acumulada e uso de cateter urinário após o procedimento.

Bibliografia >

  • NATIONAL KIDNEY FOUNDATION. Hydronephrosis. Disponível em: <https://www.kidney.org/atoz/content/hydronephrosis>. Acesso em 16 Dez 2019
  • PIÇARRO, Clécio; SILVA, José Maria P.; OLIVEIRA, Eduardo A. Hidronefrose na criança. Rev Med Minas Gerais. Vol 24. 2 ed; 61-65, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem