Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer um repelente caseiro para se proteger da Dengue

Um dos repelentes caseiros mais populares para afastar mosquitos e evitar a picada do Aedes aegypti é a citronela, no entanto, existem outras essências que também podem ser usadas com esse objetivo, como a melaleuca ou o tomilho, por exemplo.

Este tipo de repelentes ajuda a evitar a picada do mosquito e diminuem as chances de transmissão de doenças como dengue, Zika ou Chikungunya, no entanto, têm de ser aplicados com frequência para serem realmente eficazes, já que o seu tempo de duração é relativamente curto.

1. Loção de citronela

Como fazer um repelente caseiro para se proteger da Dengue

A citronela é normalmente usada sob a forma de óleo, que contém a mistura das essências de diferentes espécies de Cymbopogon, sendo que uma dessas espécies é o capim-limão. Por conter citronelol, esse óleo geralmente tem um aroma semelhante ao limão, o que o torna numa boa base para a formulação de cremes e sabonetes.

Além disso, esse tipo de aroma também ajuda a afastar os mosquitos e, por esse motivo, a citronela é bastante utilizada na produção de velas que ajudam a afastar os mosquitos, assim como loções para aplicar na pele. No entanto, esse óleo essencial é vendido em lojas de produtos naturais e algumas drogarias, podendo ser usado na criação de um repelente caseiro.

Ingredientes

  • 15 ml de glicerina líquida;
  • 15 ml de tintura de citronela;
  • 35 ml de álcool de cereais;
  • 35 ml de água.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e armazená-los em um recipiente escuro. O repelente caseiro deve ser passado na pele sempre que se estiver em locais considerados de risco com água parada ou falta de saneamento básico, ou em contato com qualquer tipo de inseto.

Este repelente pode ser usado em bebês com mais de 6 meses de vida, crianças, adultos e gestantes.

Acender uma vela de citronela também é uma ótima forma de evitar ser contaminado pela dengue. Mas é preciso manter a vela acesa durante o dia e a noite, e a proteção será feita somente no cômodo onde a vela está acesa, sendo uma boa estratégia para usar no quarto quando for dormir, por exemplo.

2. Spray de Tea tree

Como fazer um repelente caseiro para se proteger da Dengue

O Tea tree, também conhecido como árvore do chá ou malaleuca, é uma planta medicinal com excelentes propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias e antimicrobianas, que pode ser usado para tratar vários tipo de problemas de saúde. No entanto, o seu óleo essencial também tem demonstrado excelentes resultados em afastar mosquitos, podendo, por isso, ser uma boa opção para a produção de um repelente natural contra o Aedes aegypti.

Ingredientes

  • 10 ml de óleo essencial de Tea tree;
  • 30 ml de água filtrada;
  • 30 ml de álcool de cereais.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e colocar no interior de uma garrafa com spray. Depois, aplicar sobre toda a pele sempre que for necessário sair na rua ou ficar em um local com maior risco de picadas de mosquito.

Este repelente também pode ser usado em todas as idades a partir dos 6 meses de idade.

3. Óleo de tomilho

Como fazer um repelente caseiro para se proteger da Dengue

Embora seja menos conhecido, o tomilho também é uma excelente forma natural de afastar os mosquitos, possuindo uma eficácia superior a 90% dos casos. Por esse motivo, muitas vezes o tomilho é cultivado junto do tomate, por exemplo, para manter os mosquitos longe.

Este tipo de óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, drogarias e até alguns supermercados.

Ingredientes

  • 2 ml de óleo essencial de tomilho;
  • 30 ml de óleo vegetal virgem, como amêndoas, calêndula ou abacate.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar uma fina camada sobre a pele de todo o corpo antes de sair na rua. O que sobrar da mistura pode ser guardado em um recipiente de vidro escuro e em um local protegido da luz.

Sempre que necessário, pode-se realizar esta mistura antes de aplicar na pele. Este repelente também pode ser usado em todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade.

Assista ainda como adequar a sua dieta para ajudar a espantar os mosquitos:

Repelente natural para afastar os mosquitos

119 mil visualizações

​Veja o que fazer para recuperar mais rápido depois da picada do Aedes aegypti.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem