Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Reumatismo

Os remédios para reumatismo têm como objetivo reduzir a dor, dificuldade nos movimentos e desconforto causado pela inflamação dos ossos, articulações e músculos no individuo. O reumatismo é o nome popular dado a um conjunto de doenças que atingem os ossos e músculos como artrose, artrite reumatoide ou gota.

Alguns remédios para reumatismo nos ossos são:

  • Anti-inflamatórios: ibuprofeno, aspirina, diclofenac ou colchicina;
  • ​Analgésicos: acetominofeno ou paracetamo;
  • Corticoesteróides: prednisolona ou betametasona;
  • Antirreumáticos: metotrexano ou sais de ouro.

Estes medicamentos vão reduzir o processo inflamatório da doença e controlar a dor, porém os anti-inflamatórios não devem ser usados durante muito tempo, pois podem provocar úlceras gástricas e problemas nos rins ou fígado. 

Os corticoesteroides são mais usados em doenças auto-imunes como artrite ou lúpus, e este tipo de remédios para reumatismo engorda, pois alteram o metabolismo do organismo e provocam inchaço. 

No tratamento do reumatismo podem ser usados outros medicamentos como o Infliximabe que inibe uma substância que estimula a inflamação chamada de TNF também estão indicados.

Remédios para reumatismo no sangue

Alguns remédios para reumatismo no sangue, também chamada de febre reumática, podem ser:

  • Antibióticos como a penicilina benzatina ou eritromicina;
  • Anti-inflamatórios: aspirina ou ibuprofeno;
  • Corticoesteroides: prednisolona ou dexametasona.

Os antibióticos irão eliminar a infecção bacteriana instalada no organismo, enquanto os anti-inflamatórios estão indicados para controlar a inflamação articular. Nos casos em que há comprometimento do coração, o tratamento utilizado deve ser mais forte, devendo ser usados medicamentos corticoides.

Remédio caseiro para reumatismo 

Um bom remédio caseiro para reumatismo é o cataplasma de batata-inglesa para acabar com as dores causadas pela doença.

Para fazer este remédio, deve-se cortar uma batata em fatias, de aproximadamente 1 centímetro, e aplicar sobre a região afetada, envolvendo a área com um pano limpo e deixando atuar por 20 minutos. A seguir, retira-se a batata e joga-se fora. Este procedimento deve ser repetido 2 vezes por dia até que os sintomas desapareçam.

Outra opção caseira é o chá de folhas de abacateiro que tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas do reumatismo.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...