Podofilina (Podofilotoxina): para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2022

A Podofilina é um medicamento que possui como substância ativa a podofilotoxina, extraída a partir de duas plantas a Podophyllum emodi e a Podophyllum peltatum, e indicada para o tratamento de verrugas genitais causadas pelo vírus HPV, pois age reduzindo a multiplicação do vírus e eliminando células infectadas pelo HPV.

Este medicamento é de uso tópico, podendo ser encontrado na forma de solução ou creme em diferentes concentrações, porém deve ser manipulado com cuidado devido a grande probabilidade de irritar tecidos saudáveis, e usado conforme a orientação do médico.

Para que serve

A Podofilina é um medicamento que possui propriedade citotóxica e antimitótica, ou seja, atua evitando a proliferação celular e promovendo a destruição de células "anormais", como as células infectadas por vírus. Dessa forma, esse remédio é principalmente indicado no tratamento de verrugas genitais causadas pelo vírus HPV, que são conhecidas como condiloma acuminado.

Como usar

A Podofilina deve ser aplicada apenas na área a ser tratada, ou seja, diretamente na verruga a ser eliminada, de acordo com a orientação médica. Antes de aplicar, é recomendado isolar o local da verruga usando um micropore para que a Podofilina seja aplicada apenas na verruga a ser tratada, o que pode ser feito usando um cotonete.

De forma geral, o médico pode indicar o uso 2 vezes por dia por cerca de 3 dias, podendo ser necessário repetir o tratamento após 1 semana.

É indicado que o uso da Podofilina não seja feito durante o período menstrual e que a relação sexual seja evitada.

Principais efeitos colaterais

Os efeitos adversos relacionados com o uso da Podofilina podem acontecer quando o medicamento é aplicado em áreas saudáveis, podendo haver sensação de queimação no local da aplicação, coceira, sangramento ou inflamação. Os efeitos adversos sistêmicos são pouco frequentes, uma vez que esse remédio possui ação local, no entanto algumas pessoas podem apresentar dor de cabeça, náuseas, diarreia, alterações renais, desorientação ou confusão mental, sendo importante que o médico seja informado sobre esses efeitos adversos.

Quando não é indicado

A Podofilina não é indicada para pessoas que possuem alergia a qualquer um dos componentes do medicamento, assim como não é recomendado para mulheres grávidas, bebês, crianças e no tratamento de feridas abertas.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Podofilotoxina 1,5 mg/g e imiquimode 50 mg/g para condilomas acuminados decorrentes de infecção por papilomavírus humano (HPV) - Relatório de recomendação. 2017. Disponível em: <http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2017/Relatorio_Podofilotoxina_Imiquimode_HPV_CP_60_2017_20171009.pdf>. Acesso em 08 fev 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.