Remédios para torcicolo: pomadas e medicamentos

março 2022

Os medicamentos que podem ser indicados pelo médico no tratamento do torcicolo são analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, que podem ser tomados em comprimidos ou aplicados diretamente no local da dor por meio de pomadas, cremes, gel ou emplastros.

O torcicolo consiste numa contração involuntária dos músculos do pescoço, que pode ser causada por uma má postura ao dormir ou sentado no trabalho, por exemplo, que resulta numa dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça. Saiba reconhecer os sintomas de torcicolo.

Caso a dor seja muito intensa ou existam outros sintomas que dificultem as atividades do dia a dia, é recomendado que o ortopedista ou o fisioterapeuta seja consultado par que seja feita uma avaliação e seja indicado o tratamento mais adequado.

Os remédios mais usados para tratar o torcicolo, que só devem ser usados se indicados pelo médico são:

1. Pomadas

As pomadas para torcicolo que podem ser indicadas para tratar a dor e inflamação devem conter diclofenaco, etofenamato, salicilato de metila ou picetoprofeno, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, essas pomadas podem conter mentol ou cânfora, que proporcionam um alívio imediato.

As pomadas para torcicolo devem ser aplicadas diretamente no local a ser tratado, realizando uma pequena pressão no local e fazendo movimentos circulares.

Exemplos de produtos com estes componentes são o Cataflam, Calminex, Voltaren ou Gelol, por exemplo, que podem ser encontrados em farmácias.

2. Emplastros

Os emplastros são adesivos que se colocam no local do torcicolo e que também podem conter na sua composição analgésicos e anti-inflamatórios, que vão sendo liberados ao longo do dia. Exemplos desses produtos são o Targus Lat ou o emplastro Salonpas.

Existem ainda emplastros que libertam calor constante e prolongado, que ajudam a relaxar os músculos e aliviar a dor, que estão disponíveis nas marcas BodiHeat ou Dorflex, por exemplo. Veja mais sobre este produto.

3. Remédios

Os remédios para torcicolo são normalmente indicados pelo médico quando o tratamento com pomada ou emplastro não é indicado. Assim, pode ser recomendado o uso de remédios, por via oral, com propriedade anti-inflamatória, como o Ibuprofeno e o Diclofenaco, ou analgésica, como o Paracetamol e a Dipirona. Em alguns casos, pode ser também indicado o uso de relaxantes musculares. Confira algumas opções de relaxante muscular.

Além deste medicamentos, existem também opções naturais para lidar com o desconforto causado pelo torcicolo como massagem, fisioterapia ou exercícios que podem ser feitos em casa. Assista o vídeo seguinte e confira algumas dicas que podem acabar com o torcicolo em um dia:

.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022.

Bibliografia

  • PEYROU, P; LEFEVRE, Y. Tortícolis muscular congénito. EMC - Aparato Locomotor. 48. 2; 1-10, 2015
  • COCHRANE. Tratamiento con toxina botulínica tipo A para personas con postura involuntaria de la cabeza, o distonía cervical. 2020. Disponível em: <https://www.cochrane.org/es/CD003633/MOVEMENT_tratamiento-con-toxina-botulinica-tipo-para-personas-con-postura-involuntaria-de-la-cabeza-o>. Acesso em 25 fev 2022
Mostrar bibliografia completa
  • PAPADAKIS, Maxine A.; MCPHEE, Stephen J.; RABOW, Michael W. Current Medical Diagnosis & Treatment 2019. 58th. NEW YORK: McGraw-Hill Education, 2019.
  • VARGAS, Juan. Terapias no farmacológicas en distonías. Acta Neurol Colomb. 33. 1; S65-70., 2017
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 3 passos para acabar com o TORCICOLO

    05:29 | 1401909 visualizações